Pode separar o vinho e os chocolates e se aconchegar no sofá com seu amado (a), que o Guia da Semana selecionou cinco filmes de amor imperdíveis para ver ao ladinho de quem se ama. Serve até mesmo para quem não está acompanhado mas quer um momento água-com-açúcar.
Bonequinha de Luxo
A adorável Audrey Hepburn dá vida à garota rica, porém com jeito de moleca, Holly Golightly. Baseado no livro de Truman Capote, Bonequinha de Luxo brinca com aparências e verdades, enquanto revela, aos poucos, o passado de Holly e seus meios nada convencionais para ganhar dinheiro – ela ajuda um mafioso e faz de tudo para se casar com um homem rico. A heroína, porém, acaba arrastando seu novo vizinho, Paul (George Peppard), em suas intermináveis confusões. É claro que eles vão se apaixonar, não é?
Casablanca
“Nós sempre teremos Paris” – ou, pelo menos, era o que Rick pensava. Quando Ilsa Lund entra pelas portas do bar Casablanca, acompanhada pelo fugitivo de guerra Victor Laszlo, lembranças voltam à tona e um romance não-resolvido se faz sentir novamente.
Cidade dos Anjos
Se a trilha sonora não for suficiente para te fazer chorar no colo do seu amado, com certeza a cena de Meg Ryan pedalando despreocupadamente, com braços abertos, fará. No drama de 1998, Nicolas Cage é Seth, um anjo que desce à Terra para levar os espíritos no momento da morte, mas tem sua presença percebida, um dia, pela cirurgiã Maggie (Meg). Apaixonado pela possibilidade do amor, Seth pensa em abrir mão da imortalidade apenas para viver, por alguns minutos que seja, ao lado daquela mulher.
Como Se Fosse A Primeira Vez
Nem só de tragédias vive o amor. Em “Como Se Fosse a Primeira Vez”, uma doença que poderia ser terrível é o mote para uma história bem-humorada e um final feliz, de derreter o coração de qualquer marmanjo. Lucy (Drew Barrymore) é uma garota normal, cheia de personalidade e com talento para a arte, que conhece e se apaixona por Henry (Adam Sandler). O que ela não sabe é que sofreu um acidente anos atrás e perdeu a capacidade de registrar a memória desde então – ou seja, ela vive um dia inteiro normalmente, mas se esquece dele na manhã seguinte. Para Henry, isso significa ter que reconquistá-la todos os dias, e fazê-la acreditar que ele faz parte de sua vida.
Chocolate
Johnny Depp, Juliette Binoche, uma cidadezinha na França e muitas barras de chocolate. Precisa dizer mais? No filme inspirado no livro de Joanne Harris, Binoche vive a liberal Vianne Rochet, uma mulher que se muda com sua filha para uma vila e abre uma loja de chocolates. Além de saborosos, seus quitutes têm diferentes efeitos sobre os consumidores, fazendo de Vianne uma mistura de feiticeira e conselheira numa cidade conservadora que não a compreende. Depp, enfim, surge como uma aparição para salvá-la da vizinhança tediosa: um cigano que quer levá-la para longe dali.
Titanic
Com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio novinhos, a superprodução contou a história de amor entre um artista pobre e uma aristocrata forçada a se casar, dentro do luxuoso e “inabalável” cruzeiro Titanic. E essa cena em que ele faz uma pintura dela, quem lembra?
Me chame pelo seu nome
No norte da Itália, em 1983, um garoto de 17 anos se envolve com o assistente de seu pai, de 24 anos, com quem descobre sua sexualidade e percebe que, apesar de já ser bastante maduro para sua idade, ainda tem muito o que aprender sobre sentimentos.
Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro
Meg Ryan e suas inesquecíveis comédias românticas não poderiam ficar de fora desta lista. Aqui, ela e Billy Cristal vivem Sally e Harry, dois amigos que discutem, justamente, a possibilidade de amizade entre homem e mulher. Depois de muitos encontros e muitos debates, eles acabam descobrindo que sua amizade (é claro) se transformou em algo a mais.
Carol
Therese Belivet trabalha numa loja de departamentos na Nova York dos anos 50. Um dia, uma mulher mais velha e bem mais rica aparece procurando um brinquedo, e a deixa hipnotizada. As duas iniciam um relacionamento em segredo, colocando em risco o divórcio e a guarda da filha de uma delas.
Doce Novembro
Seguindo na linha dos filmes tristes e românticos, Doce Novembro é um verdadeiro teste para os valentões. Charlize Theron vive a exótica Sara, uma mulher com a missão de mudar a vida dos homens com quem se relaciona – mas com cada um, vive apenas um mês. Por acaso, ela conhece Nelson (Keanu Reeves), um executivo arrogante e viciado em trabalho: para ela, é a vítima ideal. Depois de muito resistir, Nelson acaba aceitando morar com Sara durante um mês e se transforma completamente. A proximidade do final do prazo combinado, porém, começa a incomodá-lo e soar cada vez mais misterioso.
Por Juliana Varella
Atualizado em 26 Mar 2018.