Com a estreia de Anna Karenina se aproximando – chega aos cinemas brasileiros em 15 de março –, não temos como não pensar na atuação de Greta Garbo (1935) e não torcer pelo trabalho de Keira Nightly em mais uma parceria com Joe Wright, que a dirigiu também em Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito.
+ Conheça os indicados aos Oscar
+ Veja as estreias da semana
+ Confira 10 filmes imperdíveis que estreiam em fevereiro
Anna Karenina é um livro de Liev Tolstoi, autor de Guerra e Paz, que foi publicado no fim do século 19 criando uma personagem feminina que denunciou as estruturas hipócritas das famílias tradicionais. A trama se passa na Rússia czarista e retrata um caso extra-conjugal vivido por Anna Karenina, uma mulher casada e mãe de um garoto pequeno. Ela se apaixona pelo charmoso conde Vronsky e abandona sua família para viver com ele, chocando a sociedade e gerando consequências trágicas.
Conheça as outras versões de Anna Karenina para o cinema abaixo:
>> 1935
A primeira versão de Anna Karenina para o cinema trouxe ninguém menos que a diva Greta Garbo na pele da heroína. Mas um pouco antes disso, em 1927, foi lançado um filme mudo chamado Love, em que a atriz interpretou a irreverente Karenina. Em 35, Garbo volta a fazer esse papel com o longa-metragem Anna Karenina, dirigido pelo americano Clarence Brown. Essa versão contou também com Fredrich March na pele do conde Vronsky, ator que ganhou o Oscar pelo filme O Médico e o Monstro, em 1931.
>> 1948
Nesta versão,o casal Anna Karenina e Alexei Karenin foram interpretados por outra dupla de astros da época: Vivien Leigh, a musa de E o Vento Levou, e Ralph Richardson, que fez Spartacus e Doutor Jivago. De produção britânica, a direção ficou por conta de Julien Duviver (Seis Destinos), um dos cineastas franceses mais importantes do cinema, contemporâneo de Jean Renoir e Ingmar Bergman. Coisa fina!
>> 1967
Depois de produções britânica e americana de Anna Karenina, em 1967, o filme ganhou um remake russo. Dirigido por Aleksandr Zarkhi, o filme é pouco conhecido na América e na Europa Ocidental, mas quando se fala em Anna Karenina é na atriz Tatyana Samoylova que os russos pensam.
>> 1997
Do diretor britânico Bernard Rose, em 1997, quem interpretou Anna Karenina foi a atriz francesa Sophie Marceau, conhecida internacionalmente por seus trabalhos nos filmes Coração Valente e 007 - O mundo não é o bastante. O papel do conde Vronksy ficou para Sean Bean, que fez a trilogia O Senhor dos Anéis e a série Game of Thrones.
>> 2012
Mais uma parceria entre o diretor Joe Wright (Orgulho e Preconceito) e Keira Nightly, a nova versão de Anna Karenina foi indicada a quatro categorias no Oscar 2013 e levou o prêmio de melhor figurino. No remake moderno do longa, aparecem ainda os atores Jude Law, interpretando o marido Alexei Karenin e Aaron Johnson, de O Garoto de Liverpool, como o conde Vronsky.
Por Mariana Morais
Atualizado em 16 Mar 2013.