Nem só de produções hollywoodianas vive o cinema. Prova disso são os filmes do circuito alternativo que estão sendo exibidos nas salas da capital. Tem título francês, italiano, australiano, argentino, espanhol e até egípcio.
O Guia da Semana selecionou 10 produções que estão em cartaz. Clique e confira as salas e horários de exibição.
A Separação
Direção: Asghar Farhadi
País: Irã
O primeiro da lista é o vencedor do Oscar 2012 na categoria melhor filme estrangeiro. O longa chegou às telas nacionais em 20 de janeiro, inicialmente em cinemas mais alternativos, mas logo conseguiu espaço em algumas salas comerciais devido ao sucesso de público.
O Porto
Direção: Aki Kaurismäki
País: França
O longa figura entre as estreias da próxima sexta, dia 2 de março, mas já pode ser conferido em algumas salas de cinema em sessões de pré-estreia. No enredo, a vida de um homem sem ambições muda totalmente quando um garoto africano cruza seu caminho.
Cairo 678
Direção: Mohamed Giab
País: Egito
Outra produção em pré-estreia é o drama Cairo 678. O filme traz a comovente história de três mulheres de diferentes classes sociais e idades que buscam justiça contra o assédio sexual diário existente no Egito. A data de estreia também está marcada para sexta, 2.
A Guerra Está Declarada
Direção: Valérie Donzelli
País: França
Em cartaz desde a primeira semana de 2012, o drama apresenta uma história de amor e luta. Juliette e Romeo se apaixonam, mas, como acontece com Romeu e Julieta, a tragédia acompanha o romance. Aos 18 meses, o primeiro filho do casal desenvolve um tumor maligno no cérebro.
O Último Dançarino de Mao
Direção: Bruce Beresford
País: Austrália
Baseado na biografia de Li Cunxin, o filme apresenta a trajetória do bailarino chinês que, aos 11 anos, durante a Revolução Cultural de Mao Tse Tung, foi retirado de seus pais para estudar balé em Pequim. Anos depois, nos EUA, Li conhece uma nova vida, mas oficiais querem levá-lo de volta para a China.
Tomboy
Direção: Celine Scianma
País: França
Mais uma produção francesa que está em cartaz desde janeiro é Tomboy. Com ótimas atuações infantis, o filme traz a história de Laure, uma garota que, ao se mudar para uma nova cidade, se passa por Mikael. Vestida e agindo como um garoto, ela tem como cúmplice a irmã mais nova.
Um Conto Chinês
Direção: Sebastián Borensztein
País: Argentina
Protagonizado por Ricardo Darín, o longa argentino faz o público rir com o metódico Roberto que, por alguns dias, abriga em sua casa o chinês Jun. Sem falar conhecer a língua e perdido no meio de Buenos Aires, Jun depende da compaixão de Roberto para tentar encontrar sua família.
As Mulheres do Sexto Andar
Direção: Philippe Le Guay
País: França
Em cartaz desde 10 de fevereiro, a comédia mistura francês e espanhol para contar a história da "invasão espanhola" na França, quando um grande números de mulheres vindas da Espanha chegam para trabalhar no país. Uma delas vai trabalhar na casa de Jean-Louis e muda a rotina de sua família.
O Garoto da Bicicleta
Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
País: Bélgica
A mais recente produção dos irmãos Dardenne chegou aos cinemas em 2011 e continua em cartaz. Na narrativa, uma história de amor e esperança envolvendo uma cabeleireira, um garoto revoltado por ter sido abandonado pelo pai num orfanato e o sentimento final de que o mundo é bom.
A Pele que Habito
Direção: Pedro Almodóvar
País: Espanha
Outro título que estreou no ano passado e continua em exibição, A Pele que Habito é um terror psicológico assinado por Almodóvar e protagonizado por Antonio Banderas. No enredo, um cirurcião plástico é capaz de tudo na busca da pele perfeita, após sua esposa ter ficado gravemente queimada num acidente.
Por Mariana Viola
Atualizado em 10 Abr 2012.