2014 começa cheio de energia, trazendo algumas das estreias mais esperadas do primeiro semestre. Em janeiro, chegam ao Brasil mais alguns favoritos ao Oscar, como “O Lobo de Wall Street” e “Trapaça”, além das primeiras promessas do ano, como “Ninfomaníaca”, de Lars Von Trier.
+ Confira a lista de lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Leia a crítica de “Frozen”
+ Veja as peças de teatro imperdíveis de 2014
Apesar de poucas opções para as crianças, janeiro tem duas animações imperdíveis: "Frozen", da Disney, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Para os adolescentes, a dica é o longa “Confissões de Adolescente”, inspirado na série dos anos 90, ou a adaptação do romance “A Menina que Roubava Livros”.
Quem procura um filme mais denso vai poder contar com as estreias de “Pelos Olhos de Maisie” e “Fruitvale Station”.
Confira as principais estreias de janeiro nos cinemas:
Frozen - Uma aventura congelante
A nova animação da Disney tem gostinho de clássico: sua história é inspirada num conto de Hans Christian Andersen (o mesmo que escreveu A Pequena Sereia) e traz duas princesas cheias de personalidade. A primeira é Elsa – capaz de controlar o gelo, ela acidentalmente congela todo o reino e foge para as montanhas. A segunda é Anna, sua irmã caçula que só queria conhecer o mundo, mas acabou provocando a irmã e agora precisa consertar o estrago.
A série dos anos 90 ganhou sua versão para os cinemas, com roteiro de Matheus Souza (Apenas o Fim). Com participações especiais das antigas protagonistas, o filme renova a história do pai solteiro com quatro filhas em diferentes estágios da adolescência: a mais nova encara seu primeiro amor na escola, outra lida com o bullying e com a escolha da profissão, outra está prestes a perder a virgindade e a mais velha começa a procurar emprego.
O projeto megalomaníaco de Lars Von Trier chegará aos cinemas em etapas: primeiro, o filme será lançado em duas partes, censuradas (a segunda chega em março). Depois, uma versão completa e sem cortes será exibida no Festival de Cannes de 2014. Por isso, podemos esperar uma “Parte 1” pouco explícita, mas certamente chocante.
O romance de Henry James inspirou o drama de Scott McGehee e David Siegel, com a pequena Onata Aprile no papel de Maisie. A menina, à primeira vista muito bem cuidada pelos pais (ambos artistas), de repente se vê no meio de um divórcio e de uma luta por sua guarda. Aos poucos, a raiva que os adultos sentem uns pelos outros altera a forma como a tratam e Maisie fica num labirinto de relações mal resolvidas. Pais separados, levem seus lencinhos à sessão.
A animação brasileira foi um dos filmes nacionais mais elogiados do ano pelos críticos. O filme, de Alê Abreu, conta a história de um menino que perde o pai e resolve deixar sua aldeia para conhecer o mundo de fora. Lá, ele encontra as mais estranhas criaturas, incluindo bichos híbridos de máquinas.
O lobo de Wall Street
Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio voltam aos cinemas, desta vez com a história (real) de um corretor da bolsa de Nova York que ficou milionário aos 26 anos, aproveitou a vida, depois mergulhou na decadência até ser preso.
Trapaça
O quarteto David O’Russell (diretor), Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro volta a se unir para tentar repetir o sucesso de “O Lado Bom da Vida”, agora com a ajuda de Christian Bale e Amy Adams. Apesar de ter dividido a crítica americana, “Trapaça” tem fortes chances de concorrer ao Oscar, em várias categorias. O filme acompanha as reviravoltas de um casal de trapaceiros e um agente do FBI. Estreia adiada para 7 de fevereiro.
Fruitvale Station – A última parada
Sucesso absoluto no Festival de Cannes, “Fruitvale Station” promete emocionar o público com a história de Oscar, um jovem de 22 anos da periferia americana, que decide começar a colocar em prática suas resoluções de Ano Novo, tornando-se uma pessoa melhor no último dia de 2008. No caminho, ele encontra diversas pessoas que o fazem perceber que mudar pode ser mais difícil do que parece.
A menina que roubava livros
A adaptação do bestseller de Markus Zusak para os cinemas estreou sem alarde nos Estados Unidos, mas é uma parada obrigatória para os fãs do livro. Sophie Nélisse interpreta Liesel, uma menina que supera os horrores da Segunda Guerra Mundial com a ajuda de livros, que rouba e compartilha com outras vítimas da perseguição.
Por Juliana Varella
Atualizado em 8 Jan 2014.