Quem frequentou os cinemas em 2013 provavelmente notou uma diferença em relação aos outros anos: nunca se viram tantos filmes nacionais em cartaz, muitas vezes entre as maiores bilheterias da semana.
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Entre os 119 títulos lançados no ano, “Minha Mãe é uma Peça” foi um verdadeiro fenômeno de público, com mais de 4 milhões de espectadores, mas nem só as comédias se destacaram: dois filmes sobre o músico Renato Russo e um romance histórico também entraram para a lista dos 10 filmes brasileiros mais vistos no ano.
Se o mercado audiovisual doméstico tem conseguido crescer apoiado em investimentos privados e numa relação muito próxima à televisão, a situação pode começar a mudar nos próximos anos: recentemente, o Fundo Setorial do Audiovisual anunciou que planeja investir mais de R$ 400 milhões nessa indústria em 2014 (o dobro de 2012) – incentivando novos criadores e visando à competitividade do cinema nacional com o internacional. Hoje, entre as dez maiores bilheterias do ano no Brasil, apenas uma é nacional.
Confira as 10 maiores bilheterias de filmes brasileiros em 2013:
1º Lugar: Minha mãe é uma peça
Público: 4.600.145 / renda: R$ 49.533.218,31
Baseado na peça teatral de mesmo nome, a comédia de André Pellenz traz Paulo Gustavo na pele de uma mãe divorciada, superprotetora dos filhos e muito fofoqueira, que decide sair de casa sem avisar ninguém e acaba deixando todos preocupados.
2º Lugar: Meu Passado me Condena
Público: 3.117.899 / renda: R$ 34.497.883,00*
Fábio Porchat e Miá Mello vivem um casal em lua de mel, que viaja num cruzeiro pela Europa. Lá, eles encontram antigos namorados e descobrem tudo o que ainda não sabiam um sobre o outro.
3º Lugar: Vai que dá certo
Público: 2.729.340 / renda: R$ 28.990.665,92
Cinco amigos se reúnem para praticar um crime e, assim, tentar resolver seus problemas financeiros. O esquema, porém, começa a se complicar quando eles se vêm endividados com um verdadeiro criminoso.
4º Lugar: Somos tão jovens
Público: 1.715.763 / renda: R$ 18.253.649,24
A juventude de Renato Russo, ex-líder da banda Legião Urbana, é tema do filme de Antonio Carlos da Fontoura, com Thiago Mendonça no papel principal. O longa mostra seus primeiros anos de música, do grupo Abordo Elétrico até o sucesso com o Legião.
5º Lugar: Faroeste caboclo
Público: 1.469.743 / renda: R$ 15.559.965,39
A canção do Legião Urbana, que contava uma história de pobreza, viagens e traições, finalmente ganhou sua versão nos cinemas pelas mãos do diretor René Sampaio. Fabrício Boliveira interpreta o protagonista João de Santo Cristo, Ísis Valverde é Maria Lúcia e Felipe Abib vive o vilão Jeremias.
6º Lugar: O Concurso
Público: 1.320.102 / renda: R$ 14.125.213,83
Quatro candidatos a uma concorrida vaga de juiz se encontram na etapa final do concurso, no Rio de Janeiro. Na véspera da prova, o grupo decide "relaxar" e aproveitar a noite com tudo o que a cidade oferece.
7º Lugar: Crô - O Filme
Público: 1.266.025 / renda: R$ 14.134.746,00*
O mordomo da novela Fina Estampa ganhouseu próprio filme, que se passa após os eventos da trama televisiva. Tendo herdado a fortuna da antiga patroa, Crô tenta encontrar uma ocupação, mas descobre que foi destinado a servir, então inicia uma busca por sua nova "deusa".
8º Lugar: Mato sem cachorro
Público: 1.134.551 / renda: R$ 11.586.425,40
Bruno Gagliasso e Leandra Leal são Deco e Zoé, um casal diferente em tudo: ela é organizada e trabalhadora; ele, preguiçoso e acomodado. Os dois se conhecem graças ao cachorro Guto e ficam juntos, mas depois se separam. Quando ela leva Guto embora e se envolve com outro homem, Deco planeja uma complicada operação de sequestro do cão.
9º Lugar: O Tempo e o Vento
Público: 711.267 / renda: R$ 7.719.893,04
Inspirada no livro de Érico Veríssimo, o filme conta a história de duas famílias rivais no Rio Grande do Sul e de um amor que sobreviveu a muitas lutas.
1 º Lugar: Cine Holliúdy
Público: 481.203 / renda: R$ 4.980.954,02
O filme, produzido no Ceará (longe do eixo Rio-São Paulo), surpreendeu o país com uma bilheteria de quase R$ 5 milhões. A comédia se passa nos anos 70, numa cidade de interior. O dono de um cinema sofre com a popularização da TV e decide resolver a situação usando a criatividade. O filme tem um "sotaque" tão particular que ganhou legendas em português.
Fontes: Ancine (dados até 5/dez) e FilmeB (dados até 16/dez)
*Dados atualizados do site FilmeB – o preço médio dos ingressos pode variar em relação aos dados oficiais da Ancine.
Por Juliana Varella
Atualizado em 23 Dez 2013.