2011 foi um ano agitado para o cinema, principalmente o nacional que, entre documentários e ficção, lançou mais 70 filmes. Teve o indicado ao Oscar Lixo Extraordinário, o tão esperado Bruna Surfistinha e o divertido Cilada.com.
Outro gênero que bombou foi o das animações. Pelas telonas passaram desde o 3D nacional Brasil Animado, até a releitura da Disney para a Rapunzel em Enrolados. Isso sem falar do relançamento de O Rei Leão em 3D.
Um ano em que Woody Allen bateu recorde de bilheteria entre suas produções com Meia-Noite em Paris; Lars Von Trier foi expulso de Cannes e mais uma vez causou polêmica com Melancolia; e Brad Pitt protagonizou o filme vencedor da Palma de Ouro A Árvore da Vida.
Assim fica até difícil eleger os melhores de 2011. Mas, com a ajuda dos leitores do Guia da Semana, chegamos ao top 5. Confira!
5º lugar
Duas produções dividem a posição. Assinado por Carlos Saldanha, RIO apresentou as maravilhas da capital carioca ao mundo. O filme fecha o ano como a maior bilheteria de 2011, arrecadando US$ 68,7 milhões. Enquanto isso, Amanhecer - Parte 1 conquistou a quinta posição de bilheteria em apenas três semanas, confirmando que a história de amor entre o vampiro Edward e a adolescente Bella é mesmo um fenômeno mundial.
4º lugar
Dirigido e protagonizado por Selton Mello, o nacional O Palhaço ganhou o coração dos brasileiros com a história simples e doce de um astro do picadeiro e sua crise existencial.
3º lugar
A revelação de como surgiu um dos maiores embates da história dos quadrinhos ganhou a terceira posição do pódio cinematográfico. X-Men: Primeira Classe mostra Charles Xavier e Erik Lensherr antes de assumirem os nomes de Professor X e Magneto.
2º lugar
A magia de Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 não poderia ficar fora deste resultado. O confronto final entre Harry e o temido Lord Voldemort encerra a saga do bruxinho que surgiu no cinema em 2001 arrematando milhares de fãs.
1º lugar
Indicado ao Oscar de melhor filme e vencedor na categoria melhor atriz (Natalie Portman), Cisne Negro é o vencedor também aqui. O drama psicológico e muito envolvente da bailarina Nina em busca da perfeição foi o filme mais lembrado entre os leitores do Guia da Semana.
Por Mariana Viola
Atualizado em 10 Abr 2012.