O Oscar 2014 está chegando. No dia 2 de março, conheceremos os eleitos da Academia americana nas diversas categorias de profissionais que ajudam a construir um filme – dos diretores aos técnicos de som.
+ Confira os indicados ao Oscar 2014
+ Fique por dentro do Oscar 2014
+ Saiba quais são os principais lançamentos de 2014 nos cinemas
O Guia da Semana vem acompanhando os principais filmes desta corrida deste 2013 e agora reúne, para você, todas as críticas que já passaram por aqui. Confira e faça suas apostas:
"E se, de um dia para o outro, você perdesse sua liberdade? Mais do que isso: e se você deixasse de ser tratado como um ser humano? Essas perguntas são a aposta de “12 Anos de Escravidão” para sensibilizar o público do século XXI sobre um assunto que, teoricamente, já estava superado. Teoricamente.
Categorias: Melhor Filme, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Diretor, Roteiro Adaptado, Figurino, Design de Produção, Montagem
Resenha completa: “12 Anos de Escravidão” tem gosto de sangue e suor
"Certos filmes se cercam de atores premiados para disfarçar um roteiro fraco, uma direção confusa, uma ideia pouco original. Não é o caso de Trapaça. Munido de nomes como Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert DeNiro (numa aparição-relâmpago), o novo longa de David O'Russell não poderia existir sem suas estrelas.
Categorias: Melhor Filme, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Diretor, Roteiro Original, Figurino, Design de Produção, Montagem
Resenha completa: Atores fazem de "Trapaça" um dos melhores filmes da temporada
"Gravidade é um filme que não se apoia na ação nem nos efeitos visuais (por melhores que sejam), mas sim numa reflexão: será o instinto de sobrevivência a chave para superar um trauma e os obstáculos quase impossíveis que se colocam na vida?
Categorias: Melhor Filme, Atriz, Diretor, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Fotografia, Design de Produção, Montagem, Edição de Som, Mixagem de Som
Resenha completa: "Gravidade" leva dramas humanos ao espaço
"Com tantos dólares em cena, é claro, vêm toneladas de palavrões, drogas, prostitutas, iates e bancos na suíça. O diretor quer chocar, provocar, denunciar às avessas a corrupção do capitalismo financeiro mostrando o lado “bom” desse universo - encarando os poucos dilemas éticos sob seu humor peculiar."
Categorias: Melhor Filme, Ator, Ator Coadjuvante, Diretor, Roteiro Adaptado
Resenha completa: O Lobo de Wall Street: sexo, drogas e ternos Armani
"Mais do que futurista, o longa é atemporal e dialoga com dilemas atuais, entre roupas e cenários retrô. Enquanto Samantha e Theo estão vivendo seu conto de fadas, o resto do mundo vive uma epidemia de carência afetiva, causada e suprida por seus acessórios eletrônicos."
Categorias: Melhor Filme, Roteiro Original, Trilha Sonora Original, Canção Original, Design de Produção
Resenha completa: "Ela" narra história de amor entre homem e um sistema operacional
"Philomena Lee segura com força a foto de um bebê, um pedaço de papel envelhecido e em preto e branco. Sua filha observa, sem saber quem é. Ninguém sabe - Philomena Lee guardou seu segredo por 50 anos, e agora quer contar a verdade.
Categorias: Melhor Filme, Atriz, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original
Resenha completa: "Philomena" denuncia venda de bebês pela Igreja nos anos 60
"Os métodos do protagonista podem ser condenáveis, no início, mas ele parece crescer mais e mais consciente da injustiça que envolve a indústria farmacêutica e o governo americano. Por que recusar qualquer tratamento a pacientes que já estão à beira da morte e que tomariam até ácido se isso tivesse a mínima chance de curá-los?"
Categorias: Melhor Filme, Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Maquiagem, Montagem
Resenha completa: "Clube de Compras Dallas" traz Matthew McConaughey irreconhecível e brilhante
"Na medida do possível, Jasmine também tentou fingir que não tinha família. Mas tinha Ginger (Sally Hawkins), sua irmã adotiva, e é para a casa dela que decide ir quando seu castelo de cristal desmorona. Casada com um vigarista, ela perdeu tudo, das pulseiras de brilhantes ao equilíbrio mental. Quanto ao último, fica a dúvida se ela algum dia o tivera.
Categorias: Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original
Resenha completa: Blue Jasmine traz Woody Allen em sua forma mais cruel
Frozen – Uma Aventura Congelante
"A nova animação da Disney tem quase todos os ingredientes para se tornar um clássico. O filme, afinal, reconta uma antiga história infantil escrita por Hans Christian Andersen; traz lições de amor fraterno; tem princesas marcantes (duas delas!), além de um reino com moradores cativantes e uma tragédia familiar de arrancar lágrimas de muitos marmanjos.
Categorias: Longa Animado, Canção Original, Trilha Sonora Original
Resenha completa: “Frozen” recupera tradição de clássicos da Disney
O Hobbit – A Desolação de Smaug
"Como era de se esperar, “O Hobbit – A Desolação de Smaug” não decepciona nos gráficos. As paisagens da Nova Zelândia continuam estonteantes, assim como os detalhes de cenário e figurino, que mergulham o espectador naquele universo que já conhecemos tão bem.
Categorias: Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som
Resenha completa: "O Hobbit - A Desolação de Smaug" é aventura mais comercial da série até agora
"Llewyn (Oscar Isaac) é um cantor folk. Sua voz é limpa e sua interpretação, emocionada. Mas ninguém parece se interessar por sua música e, para piorar, ele teima em fazer escolhas erradas, como abandonar um trabalho seguro na marinha ou não assinar um contrato de royalties quando deveria. Agora, ele não tem mais teto e vive entre o sofá de um amigo e de outro.
Categorias: Mixagem de Som, Fotografia
Resenha completa: Inside Llewyn Davis mostra lado mais melancólico dos irmãos Coen
"Esqueça a moda, a música, a direção de arte. Se há um bom motivo para assistir a O Grande Gatsby, do diretor Baz Luhrmann, é para ver o ex-garoto-prodígio de Hollywood, Leonardo DiCaprio, em uma das grandes atuações de sua carreira.
Categorias: Figurino, Design de Produção
Resenha completa: Leonardo DiCaprio é o ponto alto de O Grande Gatsby
"Não há fantasia propriamente, mas todo o horror é aliviado enquanto acompanhamos a jornada da garota, com seu melhor amigo, em busca de novos mundos literários. Protegidos pela escuridão do cinema, estamos como Liesel: anestesiados para a loucura do mundo."
Categorias: Trilha Sonora Original
Resenha completa: “A Menina que Roubava Livros” oferece visão infantil e poética sobre o nazismo
Walt nos Bastidores de Mary Poppins
"John Lee Hancock faz com “Walt” o que fez com “Um Sonho Possível” em 2009: transforma uma história dramática real numa série de lições de vida carregadas de esperança e positividade.
Categorias: Trilha Sonora Original
Resenha completa: “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” é a essência da experiência Disney
"O terceiro filme do Homem de Ferro é o mais autoral da Marvel Studios até hoje, e também, um dos mais divertidos. Uma prova de que sim, pode haver filmes solo dos super heróis que não estejam ligados entre si."
Categorias: Efeitos Visuais
Resenha completa: Homem de Ferro 3: Menos super-herói, mais Tony Stark
"Além da Escuridão evita a nostalgia e crava seu próprio espaço no vasto universo mítico da série, amarrando alguns nós e desatando outros. Assim, cumpre a tarefa de renovar o fôlego de uma história que já soma mais de 40 anos.
Categorias: Efeitos Visuais
Resenha completa: Star Trek - Além da Escuridão dá novo fôlego à franquia
"Seguindo uma linha parecida com a do filme "Borat", este “mockumentary” (mistura de filme real com fição) é uma opção de entretenimento para aqueles dias em que você só quer assistir algo sem precisar pensar ou para quem nunca deixou de achar graça no humor adolescente de Jackass.
Categorias: Maquiagem
Resenha completa: "Vovô sem vergonha” é mais do mesmo de Jackass
"Enquanto o primeiro filme apresentou a evolução do personagem e culminou numa escolha simbólica que determinaria seu futuro, este se apoia nas imagens meigas ou engraçadas (normalmente com os Minions), na tentativa de desviar o foco de uma trama comum.
Categorias: Canção Original
Resenha completa: Meu Malvado Favorito 2: humor infantil para as férias]
"Para contar essa história de paixão e tragédia, os roteiristas optaram por uma narrativa nem um pouco linear. Saltamos do clímax para o início do romance, de volta para o hospital e de volta para algum momento da vida a dois, depois a três, entre a felicidade (um tanto exagerada) e a crise (idem)
Categoria: Filme Estrangeiro
Resenha completa: "Alabama Monroe" mistura história de amor com tragédias, política e religião
Por Juliana Varella
Atualizado em 5 Mar 2014.