Desde que chegou ao mercado, não demorou para que a Netflix se tornasse a plataforma líder de streaming na internet. Hoje, são mais de 120 milhões de assinantes em mais de 190 países e um número cada vez maior de séries originais, algumas extremamente elogiadas e premiadas.
Pesando nisso, o Guia da Semana reuniu as séries originais da Netflix que realmente valem a pena. Confira:
SEX EDUCATION
A elogiada trama acompanha Otis, um adolescente virgem de 16 anos, filho de uma terapeuta sexual liberal, que se junta a uma colega de turma para começar a atender os adolescentes sexualmente desajustados do seu colégio. Nessa aventura, eles acabam tendo que lidar com diversas questões comuns a adolescentes — e adultos — de todo o mundo.
Olhos Que Condenam
Baseada em fatos reais, Olhos Que Condenam acompanha a história de cinco adolescentes negros, que ficaram conhecidos como Os Cinco do Central Park, que foram acusados de um estupro que não cometeram. A minissérie de quatro partes se passa em três épocas diferentes, primeiro em 1989, quando são acusados pela primeira vez, depois em 2002 e 2014, quando nos mostram as consequências disso. A produção é dirigida por Ava Duvernay, indicada ao Oscar pelo filme A 13ª Emenda, sobre o sistema penitenciário nos Estados Unidos.
BONECA RUSSA
O seriado extramamente bem avaliado acompanha Nadia, uma mulher que não consegue sair da sua festa de 36 anos, pois toda vez que tenta, acaba morrendo e é obrigada a reviver a noite outra vez. A série acaba discutindo questões de saúde mental e muito mais, crises de meia-idade e muito mais.
STRANGER THINGS
Stranger Things se passa na década de 1980 em Hawkins, Indiana, e conta a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas. Sua mãe, ao lado de seu irmão, seus amigos e o cherife da cidade começam uma busca que revela uma série de mistérios envolvendo experimentos ultrassecretos do governo, forças sobrenaturais aterrorizantes e uma garotinha muito estranha.
QUEER EYE
O reality acompanha cinco homens gays: Antoni Porowski, especialista em comida e vinho; Bobby Berk, especialista em design; Karamo Brown, responsável por cultura; Jonathan Van Ness, que sabe tudo sobre cuidados pessoais com barba, pele e cabelo, por exemplo; e, por fim, Tan France, que lidera o departamento de moda. Juntos, eles formam os Fab Five, ou Cinco Fabulosos, e receberam a tarefa de usar seus conhecimentos e habilidades específicas para ajudar, em cada episódio, uma pessoa diferente a conquistar confiança e autoestima, aprender coisas novas, descobrir novos interesses e, por fim, trabalhar suas intolerâncias e abrir sua mente.
O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA
NARCOS
Narcos é baseada em histórias reais e conturbadas dos chefões do narcotráfico, incluindo o famoso Pablo Escobar, no final dos anos 1980 e os enormes esforços dos agentes da lei para detê-los em conflitos brutais e sangrentos. Seu roteiro cativante detalha os vários lados que compõem estas forças conflitantes – agentes da lei, políticos, policiais, militares e civis – que se chocam no esforço para controlar a cocaína na Colômbia, uma das mercadorias mais valiosas do mundo.
THE CROWN
A série acompanham as rivalidades políticas e o romance da Rainha Elizabeth II ao longo dos eventos históricos que moldaram a segunda metade do século 20. Cada detalhe dessa série foi perfeitamente pensado, desde figurino e um simples almoço até momentos marcantes do século passado — não é à toa que foi uma das séries mais caras da Netflix até agora.
Ordem na Casa com Marie Kondo.jpg
Em uma série de oito episódios, Marie Kondo guia pessoas que estão em uma encruzilhada, mas dispostas a mudar para transformar suas casas, suas vidas e, portanto, sua saúde emocional através da arte da arrumação. O reality, que estreou em janeiro de 2019, fez muito sucesso e conquistou fãs ao redor de todo o mundo.
HOUSE OF CARDS
House Of Cards se passa em Washington e gira em torno de Frank Underwood, um importante congressista americano que recebe muito mal a notícia de que não será Secretário do Estado do governo de Garret Walker, presidente eleito dos Estados Unidos — e fará de tudo para subir até o cargo mais alto de uma república.
THE GET DOWN
Criada por Baz Luhrmann, a série conta uma história que tem como pano de fundo a música dos anos 70 em Nova York; uma crônica do surgimento do hip-hop e dos últimos dias da disco music. A trama é contada por garotos do South Bronx, que querem seguir seu sonho de viver da musica. Nesse trajeto, debatem temas importantes e traçam um belo panorâma do cenário musical da época.
ORANGE IS THE NEW BLACK
Baseado no livro de mesmo nome, Orange Is The New Black é uma das séries mais queridas da Netflix — e os diversos Emmy que recebeu estão aí para provar. A trama acompanha uma privilegiada garota de Nova York que acaba na prisão por um crime cometido anos atrás. Ao longo da série, acompanhamos as histórias de diversas detentas.
SENSE8
Criada pelas irmã Wachowski — as mesmas de Matrix — , a série Sense8 é uma ficção científica cheia de ação e mistério sobre oito pessoas de diferentes cantos do mundo que, de uma hora para a outra, têm suas mentes conectadas e começam a ser perseguidas como uma grande ameaça.
GRACE AND FRANKIE
A série gira em torno da elegante e aristocrática Grace (Jane Fonda) e a despachada e excêntrica Frankie (Lily Tomlin). Mesmo seus maridos (vividos por Martin Sheen e Sam Watersto) sendo sócios há décadas, elas nunca se tornaram amigas. Porém, quando seus respectivos esposos decidem juntar os trapos, as agora ex-mulheres decidem que é hora de se unir... do jeito delas.
AMERICAN VANDAL
American Vandal é uma série lançada em 2017 em formato de documentário criminal. A produção, fictícia, acompanha um grupo de alunos que decide produzir um documentário para ajudar a desvendar os mistérios que envolvem um terrível acontecimento em sua escola: 27 carros de profissionais da instituição apareceram pichados com figuras fálicas.
CARA GENTE BRANCA
Alunos negros de uma das maiores universidades norte-americanas enfrentam o desrespeito e a política evasiva da escola e de seus colegas, em meio a uma sociedade que se diz “pós-racial” — mas está longe de superar o racismo.
ORPHAN BLACK
Depois de presenciar o suicídio de uma mulher em uma estação de trem, Sarah Manning faz o que qualquer um faria: assume a identidade da suicida para tentar resolver os próprios problemas financeiros. Mas logo ela descobre que está no centro de um mistério que vai mudar sua vida, quando se vê cara a cara com mais três mulheres idênticas a ela. Todas são clones, e precisam salvar as próprias peles enquanto tentam descobrir quem são os responsáveis pelos experimentos genéticos que as criaram.
THE END OF THE F***ING WORLD
The End of the F***ing World conta a história de James, um jovem de 17 anos que tem certeza de que é um psicopata. Ele vive sua vida evitando as pessoas ao seu redor e matando pequenos animais. Tudo muda quando Alyssa, também de 17 anos, chega a sua escola. A novata parece ser tão desequilibrada quanto ele e, juntos, os dois roubam um carro e embarcam em uma viagem completamente sem sentido para encontrar o verdadeiro pai da garota.
Atualizado em 9 Jul 2019.