Quem não pensa na evolução do empoderamento feminino quando assiste "House of Cards" e vê a maravilhosa Robin Wright interpretanto a bela, poderosa e destruidora Claire Underwood? Sem dúvidas, além de trazer questões políticas e psicológicas, a série também nos coloca diante da evolução do papel da mulher de forma arrebatadora, também vivida por outras personagens da trama.
Assim, muitas outras produções abordam - direta ou indiretamente - o assunto, cada uma de sua forma e por diferentes pontos de vista. Pensando nisso, o Guia da Semana lista algumas séries que mostram o empoderamento feminino para você assistir. Confira:
HOUSE OF CARDS
Sem sombra de dúvidas, House Of Cards é uma das séries mais incríveis de todos os tempos. Criada por Beau Willimon para a Netflix, tem como protagonista Kevin Spacey interpretando Frank Underwood, um impiedoso e ambicioso congressista que almeja um alto cargo público em Washington.
Porém, ao lado do poderoso político, está a linda, elegante e imponente Claire Underwood que, a cada episódio se mostra mais mais determinada, confiante de si e dona de seus próprios limites.
ORANGE IS THE NEW BLACK
A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova York e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é peça importante num cartel internacional de drogas.
Misturando drama e comédia, os episódios mostram o dia a dia de uma prisão feminina norte-americana que, além da diversidade sexual, de gênero, raça e faixa etária, também expõe uma diversidade de corpos com grande participação feminina.
HOW TO GET AWAY WITH A MURDERER
Annalise Keating, personagem criada por Peter Nowalk e interpretada pela gênia Viola Davis, é uma advogada de defesa e professora de Direito de destaque da Filadélfia na fictícia Universidade Middleton. Ela contrata um grupo dos seus melhores alunos em sua turma da universidade para trabalhar em seu escritório.
Em sua vida pessoal, vive com seu marido Sam Keating, um reformado psicólogo, mas também tem um relacionamento às escondidas com Nate Lahey, um detetive local. Quando sua vida pessoal e profissional começam a entrar em colapso, Annalise e seus alunos se verão envolvidos, involuntariamente, em uma trama de assassinato.
JESSICA JONES
Para quem não sabe, Jessica Jones é uma super heroína ficcional de um quadrinho estadunidense publicado pela Marvel que, aposentada, começou a trabalhar na Alias Private Investigations, no bairro de Hell's Kitchen, em Nova York. Traumatizada por eventos anteriores de sua vida, ela sofre de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, e tenta fazer com que seus super-poderes passem despercebidos pelos seus clientes. Mas, mesmo tentando fugir do passado, seus demônios particulares voltam a perseguí-la, na figura de Zebediah Kilgrave, um obsessivo vilão que faz de tudo para chamar sua atenção.
GAME OF THRONES
A série segue as diversas histórias dos livros de "A Song of Ice and Fire", se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira". Assim, Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro enquanto nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir.
Recheados de violência, nudez, intrigas políticas, sexo e mortes, os episódios nos mostram a força que existe em uma mulher nas mais diversas situações, seja no papel de Daenerys, Sansa, Shae, Margaery Tyrell, Brenda, Doreah, Ygritte, Melisandre, Cersei e outras.
SENS8
A série conta a história de oito pessoas desconhecidas que estão conectadas, cada uma de uma cultura e um país diferente. Em seu cotidiano, todos subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica e, a partir de então, eles descobrem estar mental e emocionalmente ligados um ao outro, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e habilidades alheias. O destaque feminino fica por conta de Sun, uma coreana mestre em artes marciais que assume a direção da empresa familiar, e Nomi, que nasceu no corpo de homem e faz uma readequação de sexo.
SCANDALL
Olivia Pope, a ex-consultora de comunicações da presidência, dedica sua vida para proteger a imagem pública da elite e garantir que seus segredos não sejam divulgados. Após deixar a Casa Branca, ela abre sua própria empresa na esperança de iniciar um novo capítulo em sua vida, tanto profissional quanto pessoal. Extremamente profissional, não recua diante homens poderosos e habilidosos em suas respectivas posições.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 6 Mai 2016.