Retratar a paixão de pessoas do mesmo sexo nas novelas brasileiras é uma abordagem até que recente. O start para a abordagem do tema nas telinhas se deu na novela Vale Tudo, em 1988, em que Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Deheinzelin), que moravam juntas, andaram de mãos dadas pelas ruas.
+ Relembre as 9,5 Helenas de Maneco
+ Veja as melhor frase de Félix, de Amor à Vida
+ Conheça as melhore séries para ver no Netflix
Após a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, outros casais gays caíram no gosto do povo, como o casal Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) em A Póxima Vítima; Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) em Torre de Babel; Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picareli) em Mulheres Apaíxonadas; os queridos e amados Nico (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida; entre muitos outros.
Para refrescar sua memória, o Guia da Semana listou os casais gays mais marcantes das novelas brasileiras. Se liga:
Cecília e Laís, de 'Vale Tudo' (1988)
Um dos primeiros casais a gerar polêmica na TV foi Cecília e Laísem Vale Tudo (1988), novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Interpretadas por Lala Deheinzelin e Cristina Prochaska, respectivamente, as duas viviam um casal de lésbicas que moravam juntas. Na trama, a dupla chegou a andar de mãos dadas nas ruas.
Sandrinho e Jefferson, de 'A Próxima Vítima' (1995)
Em 1995, a novela A Próxima Vítima trouxe o casal Sandrinho e Jefferson, interpretado pelos atores André Gonçalves e Lui Mendes. A polêmica envolvendo o romance dos dois ganhou repercussão fora das telinhas: o ator André Gonçalves chegou a ser vítima de agressão por um grupo que discordava da orientação sexual do personagem. No enredo, os personagens mantinham uma relação em segredo devido ao medo da reação dos familiares e amigos. No fim, os dois terminam juntos, assumindo assim a relação.
Rafael e Alex, de 'Por Amor' (1996)
Em Por Amor (1996), os personagens Rafael (Odilon Wagner) e Alex (Beto Nasci) não resistiram à paixão e acabaram assumindo um relacionamento homossexual. Na trama, Rafael era casado com Virgínia (Ângela Vieira), mas acabou se separando da então mulher após se entregar a Alex.
Rafaela e Leila, de 'Torre de Babel' (1998)
Em Torre de Babel (1998), novela escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil, as personagens Rafaela e Leila, vividas por Christiane Torloni e Silvia Pfeifer, respectivamente, também protagonizaram um casal gay. A dupla, que tomava café da manhã na cama, não caiu nas graças do público. Por isso, os autores da trama anteciparam a morte do casal – as duas morreram em uma explosão de um shopping logo nos primeiros capítulos da novela.
Clara e Rafaela, de 'Mulheres Apaixonadas' (2003)
Em Mulheres Apaixonadas (2003), Manuel Carlos retratou o amor homossexual de duas adolescentes, Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picareli). No trama, as duas enfrentaram preconceito de amigos de colégio e, principalmente, da família. No último capítulo, ambas viveram cenas do clássico Romeu e Julieta na formatura do colégio.
Leonora e Jenifer, de 'Senhora do Destino' (2004)
Em Senhora do Destino (2004), Leonora (Bárbara Borges) e Jenifer (Mylla Christie) também protagonizaram um casal lésbico na TV. Na trama, as duas apareciam nua na mesma cama dando a ideia que tinham acabado de transar.
Júnior e Zeca, de 'América' (2005)
Em América (2005) quase rolou o primeiro beijo gay da TV. Mesmo a cena sendo escrita e gravada, o beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) nunca foi ao ar.
Tiago e Rodrigo, de 'Paraíso Tropical' (2007)
Em Paraíso Tropical (2007), o casal Tiago (Sérgio Abreu) e Rodrigo (Carlos Casagrande), casados há seis anos, trabalhavam juntos em um hotel luxuoso e levavam uma vida tranquila e bem-sucedida.
Bernardinho e Carlão, de 'Duas Caras' (2007)
Na novela Duas Caras (2007), de Aguinaldo Silva, a polêmica ficou em torno do tão aguardado beijo entre os personagens Bernardinho e Carlão, interpretados por Thiago Mendonça e Lugui Palhares, respectivamente. O primeiro era homossexual assumido e apaixonado pelo parceiro, que insistia em esconder a relação, alegando ser "macho" e fazendo apenas o ativo.
Eduardo e Hugo, de 'Insensato Coração' (2011)
Em Insensato Coração (2011), a relação entre Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) caiu no gosto do público. Na trama, a relação dos dois não era aceita pela mãe de Eduardo, Sueli (Louise Cardoso), que por ironia do destino era dona de um quiosque gay e levantava a bandeira contra a homofobia. No final, a mãe de Edu entendeu a relação dos dois pombinhos.
Marcela e Marina, de 'Amor e Revolução' (2012)
Em Amor e Revolução (2012), novela do SBT, Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) protagonizaram o primeiro beijo gay das telenovelas brasileiras. A cena causou frisson entre os espectadores.
Niko e Eron - Niko e Félix, de 'Amor à Vida' (2013)
Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcello Anthony) formavam um casal gay estável, que passou por situações contemporâneas como a adoção de crianças e a fertilização in vitro. Porém, o relacionamento dos dois veio por água abaixo quando Eron se envolveu com Amarilys (Danielle Winits). Niko, então, acabou conhecendo Félix, que se tornou seu novo e grande amor.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 3 Fev 2014.