Guia da Semana

O peito de frango é uma ótima opção para quem está de dieta. Fácil de fazer – o descongelamento é rápido e o cozimento mais rápido ainda –, ele é a parte que contém o menor percentual de gordura (se comparado aos outros cortes de ave) e quando consumido sem pele, como o filé, possui baixa taxa de colesterol.

Além disso, segundo o nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, o frango é extremamente benéfico à saúde. "A carne de frango, assim como as outras carnes, é rica em proteínas que possuem um alto valor biológico, ou seja, possui aminoácidos essenciais para o corpo. Também é rica em ferro heme (melhor absorvido pelo organismo) e fonte de vitaminas como B2 e B12, essenciais no metabolismo energético".

Para facilitar a sua vida – e deixar as suas refeições ainda mais saborosas –, o Vigilantes do Peso indicou 7 receitas diferentes para você preparar o peito de frango. Confira:


Dicas gerais para preparar um bom peito de frango

1) Não fique espetando com o garfo
Durante o cozimento, use uma pinça de cozinha ou uma espátula para virar os peitos de frango. Quando a carne é perfurada ela acaba perdendo seu suco natural.

2) Coloque sal apenas depois de pronto
O sal absorve a umidade da carne; salgue apenas o prato pronto, logo antes de servir.

3) Deixe descansar
Depois do cozimento, deixe os peitos de frango em temperatura ambiente por cinco minutos, para que os sucos naturais sejam reincorporados à carne.

Atualizado em 16 Mai 2020.