Realmente é impossível mandar no coração, ainda mais quando ele se apaixona por "pessoas proibidas". Helena, protagonista da novela "Em Família", de Manoel Carlos, é um ótimo exemplo: a bela é louca por seu primo Laerte, que também é louco por ela.
+ 5 motivos para assistir Em Família, a nova novela da TV Globo
+ Relembre as 9,5 Helenas de Maneco
+ Veja as melhor frase de Félix, de Amor à Vida
+ Conheça as melhore séries para ver no Netflix
Mas Helena não é a única que entregou seu coração para um primo. Muitas outras personagens das novelas globais se envolveram com parentes. Em clima de nostalgia, o Guia da Semana relembrou alguns os casais de primos mais marcantes das novelas. Se liga:
Helena e Pedro, de "Laços de Família"
Helena (Vera Fischer) e Pedro (José Mayer) tiveram um amor no passado que em certo momento da trama veio à tona. Dessa relação antiga e proibida, Helena teve Camila (Carolina Dieckmann), mas acabou não revelando a paternidade da filha para ninguém. Porém, Camila foi diagnosticada com Leucemia e Helena precisou revelar seu grande segredo para conseguir um transplante de medula.
Diogo e Luciana, de "Mulheres Apaixonadas"
Luciana (Camila Pitanga) e Diogo (Rodrigo Santoro) formaram o casal de primos mais marcante das novelas. Além de serem da mesma família, os dois eram comprometidos: Diogo (Rodrigo Santoro) era casado com a ciumenta Marina (Paloma Duarte), enquanto Luciana tinha um relacionamento com César (José Mayer). Mesmo assim, a paixão avassaladora dos primos falou mais alto e no fim os dois ficaram juntos.
Giovanna e Matheus, de "Belíssima"
Em "Belíssima", Giovanna (Paola Oliveira) e Matheus (Cauã Reymond) protagonizaram inúmeras cenas quentes – a aspirante à modelo não resistia aos encantos do primo gogo-boy. Porém, os dois não conseguiram firmar um relacionamento estável e Matheus fugiu para Paris com Bia Falcão (Fernanda Montenegro).
Marina e Rafael, de "Páginas da Vida"
Marina (Marjorie Estiano) e Rafael (Pedro Neschiling) se aproximaram por conta do pai da moça, Bira (Eduardo Lago), que tinha problemas com o álcool. O amor só foi selado mesmo quando o pai de Marina finalmente resolveu se tratar.
Sinval e Fátima, de "Passione"
Quando os dois pombinhos se apaixonaram eles não faziam ideia de que eram primos. Na trama, Fátima (Bianca Bin) descobre ser filha de Gerson (Marcello Antony), que coincidentemente é irmão de Saulo (Werner Schünemman), pai de Sinval (Kayky Brito).
Helena e Laerte, de "Em Família"
Conectados por laços de sangue e afeto desde crianças, Helena e Laerte vivem uma paixão intensa, daquelas cheia de amor e desentendimentos. Mesmo o romance entre os dois sempre ter sido visto pela família como uma aventura passageira, o amor que um sente pelo outro é arrebatador.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 7 Fev 2014.