Não tem como negar que a trama de uma novela fica muito melhor quando existe uma vilã daquelas, que faz tudo por causa de um objetivo (normalmente dinheiro, homens ou status). Os consagrados autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga concordam tanto com isso que a novela Babilônia, da rede Globo, conta com nada menos do que duas vilãs poderosas: Beatriz, interpretada por Glória Pires, e Inês, personagem vivida por Adriana Esteves.
O fato é que às vezes as vilãs são tão malvadas e divertidas que acabam caindo no gosto do público. No fim, elas se tornam mais amadas e queridas do que a própria mocinha – Nazaré Tedesco, de "Senhora do Destino", e Carminha, de "Avenida Brasil", são alguns exemplos.
Com muita maldade no coração, o Guia da Semana listou as melhores vilãs das novelas da Rede Globo. Confira:
BEATRIZ, DE "BABILÔNIA" (2015)
Vivida por Glória Pires, Beatriz tem sede de poder e usa sua sensualidade para conseguir o que quer. Até agora a megera já matou uma pessoa e conseguiu se casar com o milionário Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes). Sem contar que ela conseguiu manter Inês, que antes a ameaçava, por perto e sob controle.
INÊS, DE "BABILÔNIA" (2015)
Inês, personagem de Adriana Esteves, é a outra vilã de Babilônia. Frustrada e extremamente ambiciosa, a megera tem verdadeira obsessão pela amiga de infância, Beatriz. Após ameaçar a sua musa inspiradora, ela passou a ser seu braço direito. As duas vivem uma vida de negociação, rivalidade e confidências.
CORA, DE "IMPÉRIO" (2014)
Cora, personagem de Drica Moraes e Marjorie Estiano, causou em ‘Império’. Desde jovem, a megera já tinha maldade no sangue e no olhar – quem não se lembra do plano maluco que ela fez para separar a irmã Eliane de José Alfredo? Dentre todas as maldades, uma que marcou a trama foi quando a vilã gargalhou quando sua irmã morreu.
LÍVIA, DE "SALVE JORGE" (2013)
Apesar de bonita e elegante, a personagem de Claudia Raia escondia uma personalidade perversa em Salve Jorge. Ela era dona de uma agência de tráfico de mulheres e crianças e fazia de tudo para ganhar um bom dinheiro com isso. Na trama, ela ficou famosa por matar suas inimigas com uma injeção letal. Raquel (Ana Beatriz Nogueira) e Jéssica (Carolina Dieckmann) foram suas vítimas.
CARMINHA, DE "AVENIDA BRASIL" (2012)
Na novela ‘Avenida Brasil’, Adriana Esteves interpretou a vilã Carminha, um dos grandes sucessos da TV brasileira. Além de todas as maldades com Nina e Jorginho, a megera passou a trama toda enganando Tufão, seu marido, e toda a família dele. No final da novela, Carminha foi parar no lixão, junto com a mãe Lucinda.
MELISSA, DE "AMOR ETERNO AMOR" (2012)
Melissa, personagem de Cássia Kiss Magro em Amor Eterno Amor, causou muita revolta nos espectadores. Ambiciosa e mau caráter, ela morria de inveja da irmã Verbena, que se casou com um homem rico. Sempre pensando no dinheiro, ela sequestrou o sobrinho Rodrigo para que sua família pudesse herdar sozinha o dinheiro de Verbena.
CLARA, DE "PASSIONE" (2010)
A vilã Clara (Mariana Ximenes) fez muitas maldades em ‘Passione’. Já no início da trama, a loira se fingiu de boa moça e conseguiu conquistar o coração do italiano Totó (Tony Ramos). Depois, ela tentou matar o marido, colocando fogo e provocando um incêndio no sítio da família Matolli. Além de muitas atrocidades com outros personagens da trama, Clara matou Eugênio (Mauro Mendonça) e Saulo (Werner Schünemann).
NORMA, DE "INSENSATO CORAÇÃO" (2010)
Após levar um golpe do namorado Léo (Gabriel Braga Nunes), Norma (Glória Pires) não viu outra saída a não ser colocar a vingança no coração. Além de outras crueldades, Norma matou Araci (Cristiana Oliveira) e Teodoro (Tarcísio Meira), com quem ela se casou para depois matar e pegar sua fortuna.
FLORA, DE "A FAVORITA" (2009)
Após assassinar seu amante Marcelo Fontini e ser presa, a vilã Flora (Patrícia Pillar) foi afastada de sua filha Lara (Mariana Ximenes), que na época tinha três anos. Por ter passado 18 anos na cadeia, quem acabou criando sua filha foi Donatella (Claudia Raia), sua melhor amiga de infância, de quem ela já tinha uma inveja brutal. Quando foi liberta, Flora decidiu fazer da vida de todos os seus inimigos um inferno. Ela matou o marido Dodi (Murílo Benício), Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça), o pai de seu amante, e Maíra (Juliana Paes). Além disso, ela ainda sequestrou sua própria filha, Lara.
SILVIA, DE "DUAS CARAS" (2007)
Silvia (Alinne Moraes) era uma psicopata à beira da loucura. Apaixonada pelo empresário Ferraço (Dalton Vigh), ela sentia um ciúme doentio do amado, até mesmo da relação dele com o filho. Para estragar a festa de aniversário do enteado, ela se atirou de uma escada e tentou matar o menino afogado. Para escapar da prisão, a jovem fugiu para a França com um milionário e ainda levou o motorista amante.
TAÍS, DE "PARAÍSO TROPICAL" (2007)
Ambiciosa e sem escrúpulos, Taís (Alessandra Negrini), a gêmea má de Paula, causava na vida da irmã e de todos. A morena não poupava maldades quando o assunto era dinheiro. Porém, mesmo com todas as crueldades, a vilã teve um fim trágico: foi assassinada por Olavo, personagem de Wagner Moura.
BIA FALCÃO, DE "BELÍSSIMA" (2006)
Em ‘Belíssima’, as maldades de Bia Falcão (Fernanda Montenegro) roubaram a cena. Dentre todas as coisas ruins que ela aprontou, Bia chegou até a forjar a própria morte. Sem contar que a megera armou diversos atentados contra sua filha Vitória (Cláudia Abreu).
NAZARÉ TEDESCO, DE "SENHORA DO DESTINO" (2004)
Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) é uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira. Já no início da trama a loira raptou a menina Lindalva (Carolina Dieckmann) dos braços da mãe, Maria do Carmo (Susana Vieira), criando-a como sua própria filha. Além de maltratar a enteada Claudia (Leandra Leal), ela assassinou o marido empurrando-o de uma escada quando ele descobriu toda a verdade. Porém, depois de muitas armações, ela fugiu da cadeia e morreu ao se jogar de uma ponte de mais de 90 metros de altura.
BÁRBARA, DE "DA COR DO PECADO" (2004)
Bárbara (Giovanna Antonelli) era o maior pesadelo na vida de Preta (Taís Araújo). A loira, que era noiva de Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini), queria a todo custo a herança da família dele e, para isso, ficou grávida de seu amante e disse que seu filho era de Paco. Preta, que era a verdadeira mãe de um herdeiro dos Lambertini, acabou sofrendo todas as crueldades de Bárbara.
BRANCA, DE "POR AMOR" (1998)
A inesquecível Branca Letícia de Barros Mota infernizou a vida de muita gente em ‘Por Amor’. Apesar de já ser rica e sofisticada, Branca nunca deixou de ser ambiciosa e manipuladora. Mãe de Marcelo (Fábio Assunção), Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício), ela tratava os filhos com diferença – Marcelo era seu favorito, enquanto Milena e Leonardo eram “suportados” por ela. Quem mais sofria era o tímido Leonardo, que era rejeitado pela mãe.
MARIA ALTIVA, DE "A INDOMADA" (1997)
Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque (Eva Wilma) é uma das vilãs inesquecíveis da telinha. A megera, que adorava humilhar o filho adotivo, Artêmio (Marcos Frota), também gostava de infernizar a vida da sobrinha, Helena (Adriana Esteves). Ao morrer, Maria Altiva virou fumaça e tomou conta do céu de sua cidade, Greenville, jurando se vingar de todos.
RAQUEL, DE "MULHERES DE AREIA" (1993)
Raquel (Glória Pires) também é uma das vilãs memoráveis da Rede Globo. Egoísta e sem escrúpulos, a megera não media esforços para infernizar a vida da irmã gêmea boa, Ruth. Raquel era tão sem noção que fez de tudo para roubar o noivo da irmã.
ODETE ROITMAN, DE "VALE TUDO" (1988)
Odete Roitman é uma das maiores vilãs das novelas de todos os tempos. Vivida por Beatriz Segall, a megera ganhou o Brasil com suas tiradas clássicas e por seu desprezo pelos pobres. Além disso, após levar um tiro, a personagem ainda aguçou a curiosidade dos telespectadores até o último minuto da trama com a pergunta “Quem matou Odete Roitman?”.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 11 Set 2016.