Faltam poucos meses para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A venda de ingressos está a todo vapor e os esportes principais, como vôlei, natação e atletismo, prometem lotar todos os ginásios e estádios nos dias de competição. Serão comercializados cerca de 7,5 milhões de ingressos, espalhados pelos 42 esportes.
Com tantos esportes e disponibilidade de ingressos, é uma oportunidade única para assistir os esportes olímpicos em solo brasileiro. Caso não tenho nenhuma familiaridade com algum esporte, fique tranquilo. Ainda restam longos meses para aprender as regras e quem sabe virar até fã de algum. Quase um século depois, golfe e rúgbi voltaram para a grade olímpica.
O Guia da Semana listou 7 esportes para você conhecer melhor e se aproximar antes das Olimpíadas. Confira:
Boxe
Para os "últimos românticos", o boxe ainda está presente entre os esportes favoritos. Mas a geração atual está apegada ao MMA, depois do fenômeno UFC. A verdade é que o esporte é bem disputado e nas Olimpíadas de Londres teve o brasileiro Esquiva Falcão conquistando a medalha de prata, a primeira do país na história. Fique de olho!
Pentatlo Moderno
Esses são os verdadeiros atletas da Olimpíada. Não basta ser bom em UM esporte, mas aqui precisa ser bom em cinco. O pentatlo moderno reúne as competições de hipismo, natação, esgrima, corrida e tiro esportivo. Para assistir, basta apenas um ingresso!
Rúgbi
Depois de longos anos fora, 92 para ser mais preciso, o rúgbi voltou para a grade olímpica. A versão será diferente do normal, com times de 7 e dois tempos de 7 minutos. Será disputado na versão Rugby Sevens. Quem deseja se aproximar, os canais ESPN transmitem o esporte semanalmente.
Hóquei sobre a grama
No mínimo, peculiar! O esporte é bem dinâmico, disputado na grama (diferente do comum) e promete se tornar uma das atrações das Olimpíadas. Sem o tradicional patins, o esporte fica ainda mais pesado.
Ciclismo de pista
Queridinho dos jogos de Londres, o esporte é emoção pura. Disputado em circuito oval de madeira de 250 metros de extensão, os ciclistas praticamente voam nas bicicletas que não tem freio. O vencedor sempre ganha por centésimos.
Nado Sincronizado
O nado sincronizado é um dos esportes mais bonitos para assistir nas Olimpíadas e está com uma boa procura de ingressos. O esporte é um espetáculo à parte que combina dança e natação em movimentos ritmados. Uma ótima escolha!
Badminton
As regras do badminton lembram as do tênis. Mas a jogabilidade é completamente diferente. É o esporte de raquete mais rápido do mundo, com golpes que podem chegar até a 400 km/h. Se assistir um jogo, é bem capaz que fique com vontade de praticar.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 30 Jul 2016.