O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já traçou a meta para as Olímpiadas de 2016. O país pretende ficar entre os 10 melhores países no ranking geral do evento. Para isso, estima-se que é preciso subir ao pódio pelo menos 30 vezes.
Nas Olímpiadas de Londres, o Brasil terminou na modesta 22ª posição. Foram apenas três medalhas de ouro e 17 no total. Para efeito de comparação, a Austrália, que terminou em 10º, conquistou 35 ao todo, sendo sete douradas.
Além dos consagrados César Cielo, da natação, e Arthur Zanetti, da ginástica artística, o Guia da Semana listou as apostas de atletas que têm tudo para faturar medalhas para o Brasil. Confira a lista:
MAYRA, RAFAELA E SARAH – JUDÔ
Mayra Aguiar, bronze em 2012, é a atual campeã mundial da categoria até 78 kg. Rafaela Silva, na categoria de 57 kg, e a medalhista de ouro em 2012, Sarah Menezes (foto), foram bem em 2013, mas deixaram a desejar no ano passado. Elas prometem chegar forte para as Olimpíadas do Rio.
LARISSA E JULIANA - VÔLEI DE PRAIA
Após Larissa ser mãe e interromper a parceria com Juliana por um ano e meio, a dupla retornou à areia no meio do ano passado e coleciona resultados impressionantes. Em 2014, elas conquistaram 49 vitórias seguidas e faturaram oito títulos, aumentando a expectativa de medalha.
BRUNO SOARES E MARCELO MELO - TÊNIS
Bruno Soares e Marcelo Melo estão entro os 10 melhores duplistas do mundo. Só que separados. Bruno joga com o austríaco Alexander Peya, enquanto Marcelo faz parceria com o croata Ivan Dodic. Juntos, são a esperança do Brasil no tênis.
CÉSAR CIELO, FELIPE FRANÇA E ETIENE MEDEIROS - NATAÇÃO
César Cielo (foto) também é um dos protagonistas da delegação brasileira. Dono de um ouro e dois bronzes olímpicos, o nadador segue como esperança de medalha, principalmente na prova de 50m livre, sua especialidade. Felipe França teve um ano de 2014 inesquecível, com cinco medalhas de ouro no Mundial de piscina curta em Doha, no Catar. No mesmo campeonato, a pernambucana Etiene Medeiros se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, e é atualmente a número 1 na sua especialidade, o 50m costas.
FUTEBOL MASCULINO
Após a frustração de não conseguir o ouro em 2012, a Seleção Olímpica, do técnico Gallo, tem de novo uma base muito forte pra conseguir o título. Lucas Silva, do Real Madrid, Felipe Anderson, da Lazio, e Rafinha, do Barcelona, são nomes praticamente certos na convocação. Além dos jogadores sub 23, é permitido incluir três atletas acima deste limite. Neymar e David Luiz são nomes fortes para ocupar duas das três vagas.
MARCUS VINÍCIUS – TIRO COM ARCO
Marcus tem apenas 16 anos, mas é tido como uma das principais promessas brasileiras. Em 2014 ele venceu três ouros no Sul-americano do Chile e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude ano passado, em Nanquim.
ARTHUR ZANETTI - GINÁSTICA ARTÍSTICA
Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres, Arthur Zanetti é uma das estrelas da delegação brasileira. Antes desconhecido, Arthur foi o nome da ginástica brasileira nos três anos seguintes pós Londres 2012. Ele venceu o prêmio de melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico do ano passado.
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE - VELA
A dupla de velejadoras chega como favorita nas Olimpíadas. Elas ganharam o ouro no Mundial de Santander, na classe 49er FX, no ano passado. O dom de Martine é de sangue: ela é filha do iatista Torben Grael, vencedor de cinco medalhas olímpicas.
ANA MARCELA CUNHA - MARATONA AQUÁTICA
Ana Marcela também está em grande fase. O ano passado da atleta foi incrível, coroado com o tricampeonato do Circuito Mundial de águas abertas. Ela foi ao pódio em todas as oito etapas e faturou cinco medalhas de ouro.
FLAVIA SARAIVA - GINÁSTICA ARTÍSTICA
A jovem Flavinha, de apenas 15 anos, é uma das principais joias do Brasil para o futuro. A baixinha de 1,31m brilhou nos Jogos da Juventude de Nanquim, com uma medalha de ouro e uma de prata. O curioso é que ela substituiu a ginasta Rebeca Andrade, também de 15 anos, que se lesionou antes dos Jogos. Rebeca também é esperança do COB.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 20 Abr 2016.