Ganhar uma medalha nas Olimpíadas é o ápice para qualquer atleta. Imagina quem ganha duas, três, quatro ou mais? Automaticamente é sinônimo de virar referência eterna no país.
No Brasil, temos os nossos. Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco medalhas jamais serão esquecidos. César Cielo, que ganhou duas medalhas de ouro históricas para a natação é outro exemplo.
E os fora-de-série? Sim... Os Jogos Olímpicos têm alguns atletas que faturaram mais de 10. O Guia da Semana listou o ranking dos esportistas com o maior número de medalhas. Confira:
10º - Sawao Kato
O ginasta japonês era o grande rival de Andrey Andrianov (3o). Ele conquistou 12 medalhas, com expressivas 8 de ouro, 3 de prata e uma de bronze.
9º - Bjorn Daehlie
O norueguês é o único dos 10 atletas que participou apenas das Olimpíadas de Inverno. Ele foi um ultra-recordista do esqui cross-country e venceu. Suas conquistas são semelhantes a da 8a colocada. Foram 12 medalhas, com 8 douradas e 4 de prata.
8º - Birgit Fischer
A alemã fez história na canoagem. Ela é a segunda mulher com mais medalhas e tem o feito de conquistar medalhas de ouro em seis edições diferentes de Jogos Olímpicos. No total, ela ganhou 12 medalhas, 8 de ouro e 4 de prata.
7º - Paavo Nurmi
Na década 20, Nurmi e seus compatriotas corredores eram chamados de Finlandeses Voadores e ele era o principal deles. Ele competia em diversos tipos de corridas de 1.500m até 10.000 metros. Ele ganhou 12 medalhas, sendo 9 de ouro e 3 de prata. Em 2012 ele foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo.
6º - Takashi Ono
Foi um ginasta japonês que teve resultados muito expressivos. Conquistou 13 medalhas olímpicas, sendo 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. O curioso é que, dos atletas dessa lista, ele é o que menos tem medalhas de ouro.
5º - Edoardo Mangiarotti
O italiano foi considerado pelo COI o melhor esgrimista da história. E a homenagem é válida: 13 medalhas no total, com 6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Mangiarotti participou de cinco Olimpíadas e foi porta-bandeira da Itália em duas oportunidades.
4º - Boris Shakhlin
Não é a toa que a União Soviética era uma potência esportiva. O russo, da ginástica artística, faturou 13 medalhas no total. Foram 7 de ouro, 3 de prata e 2 bronze.
3º - Nikolay Andrianov
Também representante da União Soviética e ginasta, Andrianov é o terceiro da lista com 15 medalhas no total. Mas suas medalhas são bem dividas, com 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. O atleta era considerado quase perfeito, mas tinha dificuldade em duas categorias: barras paralelas e barras fixas.
2º - Larissa Latynina
A ucraniana representava a extinta União Soviética e foi uma das ginastas mais brilhantes da história. Ela conquistou 18 medalhas: 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze. Ela carregou o recorde de maior medalhista por longos 48 anos até ser superada por Michael Phelps.
1º - Michael Phelps
O nadador americano pode ser considerado tranquilamente o maior atleta da história. Ele conquistou 22 medalhas. O que fica mais absurdo na conta de Phelps é que desse montante 18 foram de ouro. Dificilmente o atleta americano será batido. As outras medalhas foram 2 de prata e 2 de bronze.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 16 Abr 2015.