Estima-se que quase 5 milhões de pessoas pratiquem corrida de rua no Brasil. Aos que não se consideram “tão apressados” assim, a dica é diminuir o passo e aderir a mais simples de todas as atividades físicas: a caminhada.
O número coloca o esporte no segundo posto dos mais populares, perdendo apenas, claro, para o futebol. Além de trazer mais energia para o corpo, caminhar auxilia na diminuição de gorduras localizadas, segundo pesquisa da Louisiana State University, nos Estados Unidos.
A notícia é um estímulo àquelas pessoas que pretendem dar seus primeiros passos neste verão.
O estudo concluiu que é possível reduzir em até 30% a gordura visceral, aquele chamado pneuzinho, andando no mínimo duas horas e meia por semana. A chegada da estação mais quente, por sinal, deve movimentar as pistas de caminhada da cidade.
Aproveitando a deixa, o Guia da Semana indica alguns locais. Vista uma roupa leve, coloque um tênis adequado e ‘pés à obra’.
Confira lista com dez locais para caminhar em SP
Parque do Ibirapuera - Garante pista para corrida e caminhada de seis mil metros, bem como playgrounds, quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas.
Créditos: Parque do Ibirapuera/Deltafrut
Parque Alfredo Volpi – Dispõe de pista de cooper de mil metros, trilhas para caminhadas, áreas para piquenique, playgrounds, bebedouros, sanitários, estacionamento e bicicletário.
Parque Buenos Aires - Cercado por jardins e árvores, ele conta com pista de caminhada e aparelhos de ginástica de baixo impacto, indicados para os mais velhos.
Parque Anhanguera - Possui trilhas, ciclovias, quadras, pista de cooper, orquidário, playgrounds e área com cabanas para festas com churrasqueiras públicas.
Parque Villa-Lobos - Reúne área verde, pista de Cooper, aparelhos para ginástica, além de ciclovia, quadras, campos e quadras, parede de alpinismo e playground.
Parque da Aclimação – É formado por pista de cooper e caminhada, jardim japonês com espelho d´água, bosque para leitura, além de um lago e de uma biblioteca.
Parque do Povo - Proporciona pistas de caminhada e ciclismo, sete trilhas explicativas, além de quadras poliesportivas e aparelhos de ginástica próprios para pessoas da terceira idade.
Créditos: Parque do Povo/Blog do Milton Jung
Parque da Água Branca – Conta com pista para caminhada e com uma praça de exercício com 534 metros quadrados, onde existem estações de ginástica.
Parque do Carmo – Uma das poucas áreas verdes da zona leste, ele oferece pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques e playground.
Parque da Juventude - Construído no espaço da antiga Casa de Detenção do Carandiru, ele é composto por pistas de corrida e caminhada, patins e skate, quadras poliesportivas e de tênis.
Por Emerson Viana
Atualizado em 25 Mai 2012.