Este evento terminou
Entre os dias 6 de fevereiro e 29 de março, o fotógrafo Ricardo Hantzschel apresenta a exposição SAL, no Instituto Tomie Ohtake. A mostra conta com 32 fotografias impressas em papel salgado, todas no tamanho de 50x60 cm.
Trata-se de uma documentação sobre o processo de extração manual de sal realizado nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo, na região dos lagos, no Rio de Janeiro. O trabalho busca ressaltar aspectos estéticos da extração salineira e seus personagens, dando visibilidade a um modo de produção que se mantém inalterado desde o século XIX e que, segundo Hantzschel, tende a se extinguir na próxima década.
As imagens foram captadas por diferentes tipos de câmeras, da pinhole à digital, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2015. O texto da exposição é do fotógrafo Fernando Lemos.
Como parte do trabalho, foi realizada uma pesquisa de materiais para utilizar o produto bruto extraído das salinas e adapta-lo à técnica do papel salgado, suporte sensível precursor da fotografia criado pelo inglês William Henry Fox Talbot em 1834, no qual as cópias da mostra foram impressas.
Segundo Ricardo, o suporte eleito, composto de papel aquarela, sal e prata, carrega na superfície imagens de um mundo à parte. "A aplicação manual do sensibilizante com pincel, agregou o gesto, aumentando a presença do acaso no processo do papel salgado, cuja técnica, precursora da fotografia, incorpora organicamente à imagem o produto bruto extraído da salina”, completa.
Mapa do local
Exposição SAL
Data
06 Fev 2015-29 Mar 2015
De 6 de fevereiro a 29 de março de 2015
Preço(s) Grátis
Horário(s) De terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
EndereçoAvenida Faria Lima, 201, Oeste 01451-001
Telefone (11) 2245-1900
Por Nathália Tourais