Este evento terminou
O projeto @NossaLingua chega ao Rio nesta quarta-feira, 16 de dezembro, com uma exposição itinerante reunindo 100 fotos de países chamados lusófonos, no Centro Carioca de Design.
A exposição é a primeira do mundo só com fotos selecionadas via Instagram, selecionando 100 trabalhos entre amadores e profissionais. O projeto surgiu através de um movimento entre países que falam língua portuguesa - Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timore Leste.
Ao longo de três meses, 10 "missões" fotográficas foram lançadas no Instagram com temas diversos e universais como Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz, Palavra. Assim, teve início uma galeria virtual com quase 17 mil imagens. De cada "missão", foram selecionadas 10 imagens por curadores nacionais e internacionais, totalizando 100 imagens, reunidas no livro “@NossaLingua”, que tem 68 autores diferentes, e na exposição itinerante que leva o mesmo nome.
“Quando abri o perfil no Instagram não imaginava que chegaríamos tão longe. O projeto nos lançou ao descobrimento mútuo, traçando rotas entre países de fala portuguesa”, afirma Luciane Araújo, idealizadora do projeto Nossa Língua.
O público também poderá conferir cenas inéditas do filme-documentário “NossaLingua.doc”, que será lançado no primeiro semestre de 2016. Produzido com uso de iPhones e de forma totalmente colaborativa, o documentário traz entrevistas, relatos e histórias que mostram o cotidiano do que une e o que diferencia os povos que falam português. A primeira etapa foi rodada em três países — Cabo Verde, Portugal e Brasil.
“Teremos um filme colaborativo feito por pessoas que dialogam, cada um em sua competência, junto aos entrevistados, ao cenário”, destaca Flávio Bidoia, um dos diretores do projeto. “É uma obra aberta, com mais de 68 autores, sem fim”, complementa Flavio Bidoia, um dos diretores do projeto.
O audiovisual traz entrevistas como dos escritores Mia Couto (Moçambique),José Luiz Peixoto (Portugal), o Mário Lúcio (Cabo Verde), Braúlio Tavares (Brasil), além de relatos do uso da língua no cotidiano.
A exposição é gratuita e tem inauguração na quarta, 16 de dezembro, às 19h. Pode ser visitada até o dia 30, no horário de funcionamento da casa.
Mapa do local
@NossaLingua
Data
16 Dez 2015-30 Dez 2015
16 a 30 de dezembro
Preço(s) Grátis
Horário(s) Segunda a Sábado, 12h às 19h
Exposição:
Fotografia
Por Marco Sá