Este evento terminou
Depois de levar ao público dez grandes clássicos da década de 60, o Sesc Interlagos propõe um recorte da produção cinematográfica dos anos 70, época em que imperava a censura da ditadura militar.
A Retrospectiva do Cinema Brasileiro da Década de 70 reúne, de 10 a 20 de fevereiro, títulos que têm como característica principal a busca de alternativas para enfrentar as dificuldades na luta pela liberdade de expressão, como se apoiar em personalidades e buscar referências literárias consagradas.
Confira a programação completa:
10 de fevereiro, sexta-feira
13h30 - Marcelo Zona Sul (1970)
Direção: Xavier de Oliveira
A comédia em preto e branco apresenta o cotidiano de Marcelo, filho adolescente de um burocrata e líder rebelde dos colegas da escola. Cansado da vida monótona, ele foge com o amigo Miguel em busca de grandes aventuras.
15h30 - Lição de Amor (1975)
Direção: Eduardo Escorel
O premiado drama é baseado no livro Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade. Na narrativa ambientada na dédada de 20, o chefe de uma tradicional família contrata uma governanta alemã para dar aulas de piano ao filho adolescente. A partir daí, tem início um romance entre a governanta e o garoto.
12 de fevereiro, domingo
13h30 - Os Doces Bárbaros (1978)
Direção: Jom Tob Azulay
Documentário acompanha a turnê de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, em 1976, em comemoração aos dez anos de carreira dos artistas. A série de shows foi interrompida em Florianópolis, quando Gilberto Gil foi preso pela polícia por porte de maconha.
15h30 - Isto é Pelé (1974)
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o personagem do documentário que narra as grandes conquistas do jogador no futebol brasileiro e mundial, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.
17 de fevereiro, sexta-feira
13h30 - É Simonal (1970)
Direção: Domingos Oliveira
A comédia musical é embalada pelos sucessos de Wilson Simonal, na qual uma fã do cantor viaja para o Rio de Janeiro em busca de seu ídolo, passando-se por jornalista.
O longa será exibido também na terça-feira, dia 21, às 15h30.
15h30 - O Homem do Corpo Fechado (1972)
Direção: Schubert Magalhães
No interior de Minas Gerais, um vaqueiro consegue emprego como jagunço de um latifundiário e se apaixona pela mulher dele, mantida prisioneira na casa-grande da fazenda. Movidos pela paixão, eles fogem, mas o fazendeiro coloca quatro jagunços no encalço do casal.
20 de fevereiro, segunda-feira
15h30 - Bye Bye Brazil (1979)
Direção: Carlos Diegues
No drama, a Caravana Rolidei percorre o Brasil, mas tem a televisão (sinal da modernização do Brasil) como grande inimigo da trupe. Por conta disso, a Caravana se vê obrigada a penetrar cada vez mais nos confins da Amazônia, em busca de público para seus espetáculos.
Mapa do local
Retrospectiva do Cinema Brasileiro da Década de 70
Data
10 Fev 2012-20 Fev 2012
10 a 20 de fevereiro
Preço(s) até R$ 7