Este evento terminou
As Geminídeas são uma chuva de meteoros causadas pelo asteroide 3200 Faetonte, o que faz dos Geminídeos, junto com os Quandrantídeos, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa. O pico desta chuva de meteoros acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2013.
+ Veja o calendário completo de chuvas de meteoro 2013
+ Veja também a chuva de meteoro Oriônidas
+ Veja também a chuva de meteoro Leonídeas
Seu radiante está na constelação de Gêmeos e a taxa média será de 20 meteoros por hora.Os meteoros desta chuva são lentos, e podem ser vistos em dezembro, sendo o período de maior intensidade o início da madrugada do dia 14. Acredita-se que a intensidade dos Geminídeos esteja aumentando a cada ano, e as últimas delas apresentaram 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Chuvas de meteoro 2013: Geminídeas
Data
13 Dez 2013-14 Dez 2013
13 e 14 de dezembro de 2013
Por Marina Marques