Este evento terminou
O fenômeno Eta Aquarídeas ocorre na primeira semana de maio e pode proporcionar uma boa quantidade de meteoros por hora. Sua radiante é na constelação de Aquário. Para 2015, o pico desta chuva deverá ocorrer entre 5 e 6 de maio. Porém, na época a Lua estará cheia, o que deverá ofuscar o espetáculo dos meteoros.
A associação dessa chuva de meteoros com o cometa 1P/Halley foi descoberta em 1876 pelo astrônomo Alexander Stewart Herschel e confirmada nos anos subsequentes. No início de maio de 1947 o radiotelescópio do observatório de Jodrell Bank, no Reino Unido, detectou pela primeira vez esse evento na faixa de rádio do espectro eletromagnético.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Confira os próximos fenômenos
Delta Aquarídeas - 28 e 29 de julho
Perseidas - 13 e 14 de agosto
Eclipse lunar - 27 de setembro
Oriônidas - 21 de outubro
Leonídeas - 17 e 18 de novembro
Geminídeas - 13 e 14 de dezembro
Chuvas de meteoro 2015: Eta Aquarídeas
Data
Ter 05 Mai 2015
5 e 6 de maio de 2015
Por Marina Marques