Este evento terminou
Assim como todos os anos em novembro, a chuva de meteoros Leonídeas pode ser observada da Terra, e os brasileiros podem conferir o fenômeno de suas casas a olho nu. Com radiante na constelação de Leão, a chuva de meteoros Leonídeas terá seu pico entre os dias 17 e 18 de novembro de 2015, mas alguns meteoros serão visíveis entre os dias 13 e 20.m média, poderão ser observados até 10 meteoros por hora.
O fenômeno consiste numa chuva de estrelas associadas à passagem do cometa Tempel-Tuttle. Geralmente exibe uma taxa horária de dez meteoros, mas a cada 33 anos aproximadamente acontece um aumento de atividade extraordinário, no qual podem ser vistos centenas ou até milhares de meteoros por hora. O último surto aconteceu entre 1998 e 2002.
Este rastro consiste em pequenas partículas sólidas, conhecidas como meteoróides, ejetadas pelo cometa quando passa pelo Sol. As Leônidas foram assim batizadas devido à aparente origem da constelação Leo.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Próximos fenômenos
Geminídeas - 13 e 14 de dezembro
Chuvas de meteoro 2015: Leonídeas
Data
17 Nov 2015-18 Nov 2015
17 e 18 de novembro de 2015
Por Marina Marques