Este evento terminou
O fenômeno Oriônidas ocorre no final do mês de outubro e sua origem está na constelação de Órion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21 de outubro de 2015, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.
Os fragmentos dessa chuva vêm do Cometa Halley, quando a Terra cruza sua órbita. A justificativa para o nome do fenômeno é por ele irradiar da constelação de Orion, perto da estrela Betelgeuse - a estrela vermelha mais brilhante da constelação. Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Confira os próximos fenômenos
Leonídeas - 17 e 18 de novembro
Geminídeas - 13 e 14 de dezembro
Chuvas de meteoro 2015: Oriônidas
Data
Qua 21 Out 2015
21 de outubro de 2015
Por Marina Marques