Este evento terminou
Uma das chuvas mais esperadas no ano, a Perseidas, ocorre a partir da constelação de Perseu. O pico deve ser em 13 e 14 de de agosto, mas você poderá ver alguns meteoros entre o período de 23 julho e 22 agosto. Pela primeira vez desde 2007, a chuva das Perseidas irá coincidir com a ausência de luar – o que favorece as condições de observação. A expectativa é uma taxa de 100 meteoros por hora no pico da chuva.
Recentemente vista na Terra, as Perseidas são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Confira os próximos fenômenos
Eclipse lunar - 27 de setembro
Oriônidas - 21 de outubro
Leonídeas - 17 e 18 de novembro
Geminídeas - 13 e 14 de dezembro
Chuva de meteoros Perseidas terá melhor observação em oito anos
Data
13 Ago 2015-14 Ago 2015
13 e 14 de de agosto de 2015