Este evento terminou
Com a proposta de reunir artistas independentes adeptos a diferentes manifestações artísticas, o Mês da Cultura Independente (MCI) se espalhou por vários espaços da cidade ao longo dos anos, reunindo atrações nacionais e internacionais. Em setembro, o evento chega a sua 9ª edição e é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Espaços como bibliotecas, teatros, terminais de ônibus e praças vão receber atrações dos mais variados tipos. Dança, música, cinema, literatura e artes visuais comandam a programação que se distribui por estes cenários. Diversos coletivos também participam e promevem reuniões. Informações completas você encontra no site oficial do evento. Confira abaixo os destaques:
INTERVENÇÕES
Entre as ruas São Bento, Álvares Penteado e XV de Novembro. Dia 5, das 22h às 6h
(SP Na Rua, Divulgação)
SP Na Rua
Coletivos atuantes da cidade se encontram no centro antigo para uma contemplação lúdica de ruas e lugares históricos. Durante toda madrugada até o sol raiar, serão várias pistas de dança ao ar livre, além de palestras, instalações e intervenções artísticas. Confira a lista dos coletivos confirmados:
Sistema Negro + Bicha Nagô
Pratododia + SelvaSP + Baquira
Sistema de Som Na Quebrada + Coletivo Ocupa PL
Jazz na Kombi
High Public Sound System + Leggo Violence Posse
Tsunami Coletivo + Lâmina
[SSEX BBOX] + Monstriane: A Batalha das Monstras
MATILHA CULTURAL
Calefação Tropicaos
Laço
Metanol FM
Dubversão Sistema de Som
Carlos Capslock + Mamba Negra
Selvagem + MEL
Free Beatss
¡VENGA-VENGA!
Vaca da Galáxia
VOODOOHOP
VAMPIRE HAUS by casal belalugosi + Dsviante Bike System
MÚSICA
Edifício Martinelli - Av. São João, 35 – Terraço
(Lars Greve, Divulgação)
Novidade da programação do MCI 2015, o Música nas Alturas traz uma série de concertos no topo do Edifício Martinelli, no centro da cidade, às quartas e sábados.
Jozef Van Wissem (Holanda) - Dia 16, 19h30
Jozef Van Wissem é um compositor minimalista holandês. Além de álbuns solo e com participações de outros músicos (até agora já são 26), Van Wissem também fez a partitura do jogo The Sims Medieval e a trilha do filme Only Lovers Left Alive, de Jim Jarmusch, que deu ao músico o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes de 2013.
Vitor Araujo (Brasil) - Dia 19, 16h30
Prodígio do Recife, Vitor Araújo lançou seu primeiro disco pela Deck Disk com apenas 18 anos. TOC Ao Vivo no Teatro Santa Isabel, mostrou seu talento para unir o popular ao erudito, propondo releituras de canções famosas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Ray Charles, Radiohead e duas composições próprias, “A Valsa e a Lua” e “A Última Sessão”. Em 2012, agora independente, lança seu segundo álbum, A/B, bem recebido pela crítica e que rendeu apresentações no Festival Circulart 2015, na Colômbia.
Trevor Watts e Veryan Weston (Inglaterra) - Dia 23, 19h30
A dupla formada por Trevor Watts (sax alto) e Veryan Weston (piano) é um dos grandes nomes do jazz e do avant-garde no Reino Unido. Enquanto Watts acumula em sua carreira a criação do Spontaneous Music Ensemble ao lado de John Stevens e participações com músicos como Archie Shepp, Steve Lacy, Don Cherry e Jayne Cortez, Weston já colaborou com diversos nomes da música como Lol Coxhill, Eddie Prévost, Caroline Kraabel e Phil Minton. Ambos começaram a tocar juntos há mais de 20 anos, dentro do Moiré Music, projeto de Watts, mas iniciaram o trabalho como dupla apenas no começo dos anos 2000, e contam com quatro discos lançados.
Lars Greve (Dinamarca) - Dia 30, 19h30
Apoio: Instituto Cultural da Dinamarca
Lars Greve é um clarinetista e saxofonista dinamarquês que vive em Copenhague. É conhecido por ser dono de um talento multi-facetado, não ficando preso a um único gênero. Em sua discografia solo lançou o álbum “Breidablik”, contribuiu com diversos artistas e integra vários grupos como Alex Jønsson 3, Girls In Airports, Maria Faust Group e Markus Pesonen Hendectet.
100% Favela
R. Adoasto de Godoy, 4, Capão Redondo (próximo da estação de metrô Capão Redondo). Dia 5, a partir das 15h
(Mano Brown, Divulgação)
Tradicional festa do rap, que mais uma vez é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta edição, sobem ao palco Mano Brown, Ferrez, Facção Central, Negredo, Rincon Sapiência, Detentos do Rap, Rosana Bronks, Yzalú, entre outros.
Cinema
Mostra Internacional de Cinema Independente
Centro Cultural São Paulo – Salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes. Centro. De 9 a 24. R$ 1
Panorama de uma nova geração de cineastas e de produções independentes. A seleção traz filmes do mundo inteiro que tiveram pouca visibilidade, passando longe dos grandes festivais e do mercado comercial. Nesta edição, ocorrem o foco especial latino e pequenas retrospectivas. Além das sessões nas duas salas de cinema do CCSP, haverá outras ao ar livre, no Jardim Suspenso, e debates com Andre Novaes e com a produtora Diana Almeida. Confira a programação no site www.mci.prefeitura.sp.gov.br
Cinetério
Cemitério da Consolação - Rua da Consolação, 1660 - Consolação -São Paulo - SP. Dia 12, a partir das 22h
("Amantes Eternos", Divulgação)
Em 2015, o evento apresenta mais uma edição do Cinetério, com filmes exibidos ao ar livre no Cemitério da Consolação. Veja a programação:
“Amantes Eternos”
De Jim Jarmusch
Com trilha sonora executada ao vivo por Jozef Van Wissem (Holanda)
A história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve e Adam, cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava.
“Deixa Ela Entrar”
De Tomas Alfredson
Com problemas de relacionamento na escola, o jovem Oskar de 12 anos sonha em ter um amigo. Quando aparece uma nova garota da sua idade na vizinhança, Eli, o garoto enfim encontra alguém em quem pode confiar e ter uma amizade. Porém, ao mesmo tempo em que a menina e seu pai se mudam, uma série de crimes começa a ocorrer. Fã de histórias de terror, Oskar logo percebe que não são simples coincidências. Assim, descobre o segredo de Eli: a jovem é, na verdade, uma vampira de mais de 200 anos.
“Boa noite, Mamãe”
De Severin Fiala, Veronika Franz
Filme austríaco de terror psicológico que já está sendo considerado por muitos um novo clássico do gênero. Em uma casa isolada, a mãe de dois gêmeos volta pra casa depois de uma cirurgia facial. Com um comportamento estranho e agressivo, os gêmeos começam a acreditar que esta não é sua mãe.
FESTA DE ENCERRAMENTO
Parque Jardim da Luz, s/nº - Bom Retiro. Dia 27, das 14h às 19h. Grátis
(Bixiga 70, Divulgação)
Shows com La Minitik del Miedo (Colômbia); Bixiga 70; A espetacular charanga do França; Karaokê na praça; SP Sunset; Erica Alves e Retrigger.
Mês da Cultura Independente 2015
Data
01 Set 2015-30 Set 2015
1 a 30 de setembro de 2015
Preço(s) Grátis
Horário(s) De acordo com a programação
Por Redação Guia da Semana