A Virada Cultural chega a sua 8ª edição em 2012. O evento acontece entre os dias 5 e 6 de maio e tem previsão de reunir cerca de quatro milhões de pessoas no centro de São Paulo.
>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Saiba os principais destaques da Virada Cultural em SP
>> Veja o que rolam nos CEUs durante a Virada
>> Conheça as festas e pistas que agitam a Virada Cultural 2012
O evento, que recebeu em 2011 quatro milhões de pessoas, traz em 2012, entre os destaques, as apresentações de Gilberto Gil, no Palco Júlio Prestes, Os Mutantes, os norte-americanos do Suicidal Tendencies e os Titãs, que fazem uma apresentação do álbum Cabeça Dinossauro, todos no Palco São João.
Este ano, a Virada aumentou a extensão territorial. No geral, 114 pontos da cidade oferecem programações grátis, sendo 50 desses locais na região central da capital paulista. Pela primeira a programação chega ao Minhocão e à Nova Luz.
As novidades desta edição são: o Palco MTV, próximo a Estação da Luz, com shows do das bandas Cachorro Grande e Fresno, o Palco Sé, voltado para a Comédia Stand-up, com participação de Rafinha Bastos e Tom Cavalcante; e o Chef na Rua, reunindo grandes nomes de restaurantes da capital, como o chef Alex Atala, do D.O.M. e Dalva e Dito, que oferece sua tradicional Galinhada a preços populares no Minhocão.
Entre os palcos feitos especialmente para a Virada 2012 estão o Palco Cabaré, com apresentações de Gretchen e Rita Cadillac; e o Palco Bulevar São João, que homenageia os 30 anos da morte de Elis Regina.
O projeto Minha Grande Virada, no Espaço Satyros Um, terá a participação dos atores Tiago Abravanel, Reynaldo Gianecchini, Marcelo Médici e Bárbara Paz, que serão entrevistados pelo jornalista Gilberto Dimenstein.
Quem também dedica uma uma programação especial para a Virada 2012 são os SESCs e CEUs da capital.
Transporte
Para garantir o transporte durante as 24 horas de programação cultural, todas as estações de trens e do Metrô, inclusive a 4-Amarela, ficam abertas ininterruptamente com embarques e desembarques acontecendo durante toda a madrugada. Os trens apresentam, durante o final de semana, um intervalo médio de 20 minutos entre as composições em todas as linhas.
Já a SPTrans disponibiliza uma rede de linhas funcionando durante as 24 horas do evento. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funciona ininterruptamente entre às 18h do sábado e 20h de domingo, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.
O horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, também sofre mudança e é antecipado, valendo para todo o sábado e domingo.
Confira abaixo a programação dos principais palcos e estabelecimentos da Virada Cultural 2012.
Mapa do local
Programação Virada Cultural 2012
Preço(s) Grátis
Horário(s) Sábado, a partir das 18h, até domingo, 18h.