Guia da Semana

Foto: Getty Images


Em tempos de discussões sobre consumo consciente, cuidados com o meio ambiente e o mundo em geral, sempre vem à tona o questionamento: que mundo deixaremos para os nossos filhos?

Os pais se perguntam muito sobre isso, principalmente quando o assunto é a escassez de recursos e as constantes tragédias climáticas provocadas pelo aquecimento global. Pois é, mas será que já paramos para fazer o inverso e perguntar que filhos deixaremos para o mundo?

Na loucura que virou a vida, como tempo escasso, necessidade de qualificações cada vez maiores, cobranças, estresse, rotina e viagens, os pais têm pouco tempo para dedicar aos filhos. A culpa, a ausência, a falta de limites e, muitas vezes, de atenção, têm gerado uma geração egoísta, que não sabe ouvir "não" e está superprotegida em sua falsa fortaleza familiar. E que tipo de adultos estas pessoas serão para o mundo? Que relações irão estabelecer? Ou como irão encarar as dificuldades da vida?

Meus olhos brilham ao ver um pai ou uma mãe brincando em um jardim com o filho e admirando o simples fato de uma flor desabrochar. Não há o que pague este contato, este carinho, de explicar como a natureza é generosa ao nos oferecer gratuitamente tanta beleza, e o quanto nós somos responsáveis por cuidar e manter este bem tão precioso. Não há o que pague este contato, este carinho.

Valorizar o que somos e não o que temos. Ser humano! E ser humano é valorizar qualquer espécie de vida e isso se aprende por meio de exemplos. Esta é a lição mais importante que qualquer pai pode ensinar a um filho. Não precisamos de muito tempo para passarmos lições que serão o diferencial na formação do caráter de nossos filhos.


No caminho para a escola, pergunte ao seu filho o que ele acha da destruição da natureza, da violência, ou peça ajuda para separar o lixo reciclável e o ajude na tarefa de casa. Seja gentil, generoso, aprenda a elogiar e a dizer o quanto ama sua família. Coisas simples, que não demandam muito tempo ou esforço, mas que fazem toda a diferença na formação da criança.

O amor verdadeiro que ensina, ainda é o melhor educador que uma criança pode ter. Se você quer um mundo melhor para o futuro, comece a se dedicar a criar pessoas melhores para este mundo. E isto começa dentro de casa.

Leia as colunas anteriores de Djenifer Berardi:

Falando como gente grande

Desde o berço

Fuja do boletim vermelho

Quem é o colunista: Djenifer Berardi.

O que faz: Coordenadora de Comunicação do Kumon.

Pecado gastronômico: chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Ilha do Mel.

Fale com ela: [email protected].



Atualizado em 6 Set 2011.