Misturando comédia com ficção científica e assuntos sobrenaturais, Dirk Gently, a nova série da Netflix, já está dando o que falar. Inspirada na obra de Douglas Adams, famoso pelo "O Guia do Mochileiro das Galáxias", os oito episódios da primeira temporada contam a história de um excêntrico detetive em aventuras pelo tempo e espaço.
A série, de produção da BBC America, foi adquirida pela Netflix como original e conta com Elijah Wood (Senhor dos Anéis) e Samuel Barnett (Penny Dreadful) no elenco, sendo um prato cheio para quem gosta de histórias sobre as interconexões e mistérios do mundo, com grandes conspirações, sociedades secretas e cultos.
Se você ainda não conhece, o Guia da Semana lista abaixo os motivos pelos quais você deveria assistir. Confira:
FICÇÃO CIENTÍFICA NONSENSE
A série é uma adaptação da coleção de livros de Douglas Adams, chamada "Dirk Gently's Holistic Detective Agency" e já no primeiro episódio, Todd (Elijah Wood) é persuadido a ajudar o esquisito detetive holístico Dirk (Samuel Barnett) a investigar um chocante caso de assassinato. A partir disso, vários personagens peculiares, com universos complexos e interessantes, aparecem e deixam os acontecimentos ainda mais envolventes - e nonsenses.
Uma visão holística do mundo, os episódios investigam estranhos casos criminais, buscando compreender os fenômenos de sua totalidade e globalidade, o que resulta num leque de acontecimentos que tornam a origem dos casos muito maior do que parecia ser.
RITMO E HUMOR
Com um ritmo certeiro e diferente de muitas séries que apresentam um humor manjado, Dirk Gently traz um humor esperto, rápido, às vezes ácido e quase sempre envolvente. Assim, muito além dos sagazes diálogos, as cenas também possuem um andamento cômico.
ATUAÇÕES E RECORTE DE DESVENTURAS
Com um time de peso, a série possui atores que parecem ter nascido para interpretar tais personagens, como o protagonista Dirk que, em sua máxima estranheza e peculiaridade, mais parece uma pessoa da vida real. Além disso, os diversos recortes das desventuras vividas por Todd são extremamente interessantes, assim como o fato da teoria do universo tangenciar e suprir as coisas para um bem maior.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 20 Dez 2016.