Todas as artes mudam constantemente. É assim na moda, na música, no cinema e em tantos outras categorias. E como arte, a gastronomia não poderia deixar de evoluir. De tempos em tempos surgem novas tendências, experimentos e novidades. Algumas sensacionais, que vieram para ficar, e outras nem tão incríveis assim.
Quer descobrir quais tendências prometem abalar a gastronomia em 2016? Listamos 6 modas que prometem pegar este ano. E já adiantamos que, cada vez mais, a tendência é optar pelo natural, evitar o desperdício e valorizar o real sabor dos alimentos!
Alimentos fermentados
O açúcar virou o verdadeiro vilão da culinária atual. Pensando nisso, a tendência são os alimentos de sabor azedo e cítrico. Os fermentados, ou alimentos em conserva, trazem essa sensação ao paladar, aquele azedinho que dá aquela sensação ruim e boa ao mesmo tempo. O chucrute, queijo azul, cebola e picles ganham esse sabor especial, pois passam um processo quando são mantidos em conserva. Quando certos alimentos são deixados para a fermentação, eles são “pré-digeridos” pelas bactérias boas e leveduras encontradas naturalmente na superfície do alimento. Estes micróbios "comem" a comida antes de você, quebrando os açúcares e amidos e tornando a absorção dos nutrientes mais fácil.
Gelatos com toque salgado
O ano de 2015 foi a explosão dos gelatos. Com um sabor muito mais intenso e marcante do que os sorvetes industrializados que estávamos acostumados a consumir, o gelato italiano veio para ficar. A proposta agora é brincar com os sabores, incluindo ingredientes que dão um toque salgado na sobremesa, ressaltando sua doçura: como a flor de sal, gengibre, cenoura e etc. A moda também vale para os iogurtes.
Homus
O homus está cada vez mais ganhando espaço na cultura ocidental. Foi-se o tempo em que comida árabe era esfiha, estamos cada vez mais interados dos itens saborosíssimos dessa culinária. O alimento, que é feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne, azeite, suco de limão, sal e alho, pode ganhar variações. A tendência será acrescentar ingredientes a ele e inovar a receita.
Comidinhas da vovó
Sabe aquela receita com gostinho de casa de vó? Pois está na hora de pegar o caderninho de receitas empoeirado e descobrir os truques de como fazê-la. Receitas com sabor de feito em casa e que remetem ao aconchego familiar estão com tudo. Gelatina colorida, bolinho de chuva, biscoito de polvilho podem ganhar novas versões, mas sem tirar a essência.
Óleo de abacate
Todos já sabem dos malefícios dos óleos de cozinha. Soja, girassol, canola... Está cada vez mais difícil encontrar um meio seguro de fritar os alimentos. Entre os vários tipos de óleos funcionais, o de abacate é um dos mais benéficos para a saúde. Estudos científicos comprovam seus efeitos contra doenças cardiovasculares, câncer de próstata e diabetes, além de sua contribuição para o emagrecimento. Basta uma colher por dia para usufruir dos benefícios do óleo de abacate. Sendo assim, você verá bastante conteúdo sobre ele durante 2016. O lado triste é que, por ser menos conhecido, não é tão fácil de ser encontrado e o preço é bem mais elevado em reação aos óleos comuns.
Pizza com sabores exóticos
Pizza é boa de qualquer jeito, e em time que está ganhando não se mexe. Bem, mais ou menos. Tão versátil e amada no mundo todo, 2016 promete inovar a pizza. A massa se mantém (ainda bem!), mas os sabores podem variar. Coberturas com molho de manga e pato defumado devem ser vistos por aí nos restaurantes mais antenados. Será uma boa ideia ou é melhor deixar a tradição em paz?
Por Marina Marques
Atualizado em 11 Set 2016.