A cidade de São Paulo é palco de muita diversidade e oferece opções de programas para todos os gostos. Isso inclui uma grande quantidade de bibliotecas, livrarias e centros culturais de qualidade.
Pensando em quem ama um bom livro, o Guia da Semana separou 12 lugares incríveis que todo amante de livros deveria visitar na capital paulista. Confira:
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
A Livraria Cultura do Conjunto Nacional é um dos lugares preferidos para muitos amantes dos livros. Além de ter um cheirinho bem característico e todos os livros que procuramos, é extremamente aconchegante sentar nos pufes espalhados pelo ambiente para folhear alguns exemplares.
Faculdade de Direito do Largo São Francisco
A Faculdade de Direito Largo São Francisco foi fundada em 1827 e abrigou os mais ilustres pensadores e escritores. Castro Alves, José de Alencar, Monteiro Lobato, Hilda Hilst e Décio Pignatari são alguns dos grandes nomes que se formaram por lá. A visita ao pátio da faculdade é aberta ao público, mas se você quiser conhecer espaços como a biblioteca, o salão nobre, a sala São Leopoldo e o tumulo de Júlio Frank, é possível participar de uma visita monitorada na última sexta-feira de cada mês.
Centro Cultural São Paulo
O CCSP possui vários ambientes e diversas bibliotecas. Além disso, conta com musicoteca e a famosa gibiteca. O lugar também é extremamente rico em relação à programação, pois conta com teatro, palestras, cursos e muito mais.
FNAC
A FNAC possui três unidades em São Paulo e extensas programações de debates e palestras, sem falar da grande variedade de títulos e obras.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas é extremamente famosas entre os amantes de livros e eventos literários. Tem oferecido à população uma grande variedade de cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura e muito mais.
Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925, a Biblioteca Mario de Andrade é considerada a maior do Brasil e é dona do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país.
Biblioteca Brasiliana
Fundada em janeiro de 2005, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin fica na Cidade Universitária da USP, na Zona Oeste de São Paulo, ostenta uma arquitetura fascinante e abriga um conjunto de mais de 60 mil livros e documentos sobre o Brasil.
Casa Guilherme de Almeida
Inaugurado em 1979, o museu está instalado na casa onde o poeta, tradutor, dramaturgo e jornalista Guilherme de Almeida viveu até o ano da sua morte. O local transborda literatura, abrigando os objetos que pertenceram a um dos maiores mentores do movimento modernista brasileiro. A casa fica localizada no bairro do Pacaembu e as visitas podem ser espontâneas (de terça a domingo, das 10h às 17h30) ou agendadas (de terça a sexta-feira, nos horários 10h ou 14h, com duração de uma hora e meia).
Biblioteca de São Paulo
A Biblioteca de São Paulo fica no espaço do antigo Carandiru e oferece, além de milhares de títulos, uma intensa programação cultural.
Centro Universitário Maria Antônia
O Centro Universitário Maria Antônia, localizado em Higienópolis, foi palco de confrontos durante a ditadura militar em 1968, quando abrigou a resistência intelectual de alguns cursos e faculdades. Hoje contempla uma vasta biblioteca, além de receber palestras e exposições. O centro abre diariamente, das 8h30 às 19h.
Livraria da Vila
A Livraria da Vila completou 30 anos esse ano e assim, como a Livraria Cultura, é uma das queridinhas de São Paulo. Além de livros e do ambiente incrível, promove diversos eventos, palestras e debates.
Atualizado em 10 Nov 2017.