Guia da Semana

Fim de ano, férias e viagens. Nem sempre é assim para todo mundo, certo? Há quem prefira ficar em São Paulo e evitar, assim, o trânsito, a super lotação nos destinos turísticos e os preços mais elevados dos hoteis e resorts.

Se você é uma dessas que prefere curtir a cidade mais tranquila e menos movimentada, que tal aproveitar o tempo livre para fazer um curso de férias?

De administração financeira a arte e psicologia, confira 11 cursos de férias que serão ministrados em dezembro e janeiro em São Paulo:

AS NOVAS FACES DO CONSERVADORISMO

Para além de todo o discurso pós-moderno, o Brasil ainda é o mesmo retratado por Nelson Rodrigues em suas peças: uma sociedade conservadora e tensa, que faz das pautas mais progressistas uma maneira de distensão do confronto entre a moral individual e o jogo de aparências público. Além do “fora PT” que ecoa desde o impeachment de Dilma Roussef, o que significa a eleição de candidatos como João Dória, em São Paulo, e Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro?

Data: 10 de dezembro, das 11h às 13h
Docente: Luís Felipe Pondé
Investimento: R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para mais informações, clique aqui

AS REVOLUÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO

Partindo do conceito de Marshal Berman, de que a modernidade inaugura a "tradição da ruptura" na história da humanidade, o curso vai abordar as quatro grandes revoluções ocorridas entre os séculos 16 e 19 que estabeleceram as bases essenciais do mundo atual: a revolução religiosa, com a Reforma Protestante de Martinho Lutero e a Contrarreforma Católica, a revolução científica, que abriu as portas do novo mundo com Colombo e mostrou a nova face do Universo com Copérnico e Galileu, a revolução industrial, com suas fábricas e a transformação do mundo em classes e, por fim, a revolução política, quando a liberdade e a igualdade colocam o mundo de ponta-cabeça.

Data: dias 12, 14, 19 e 21 de dezembro, das 20h às 22h
Docente: Dante Gallian
Investimento: 4 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para mais informações, clique aqui

GRANDES CIDADES: ATENAS, PARIS, ROMA E BERLIM



A história do mundo poderia ser contada pela história das cidades. Em torno de metrópoles transcorre parte essencial da aventura humana, seu esplendor e sua miséria. O curso explora um itinerário por algumas das cidades mais importantes na formação da civilização ocidental e desvenda, através dos eventos de que foram palco, o valor inestimável que possuem até os dias de hoje.

Data: dias 13, 15, 20 e 22 de dezembro, das 20h às 22h
Docente: Pedro Paulo de Sena Madureira
Investimento: 4 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para mais informações, clique aqui

A ARTE DE FALAR E CONVENCER

Cada vez mais – nos atuais cenários organizacionais, acadêmicos ou políticos – é necessário enfrentar o desafio de falar em público. Fazer alguém acreditar em ideias, projetos, produtos ou serviços, depende de apresentações claras, atraentes, concisas e convincentes, a fim de obter resultados positivos. Para alcançar essa meta, a disciplina tem por objetivo oferecer aos participantes as técnicas, habilidades e estratégias de comunicação a serem utilizadas em suas apresentações de natureza corporativa, acadêmica ou política.

Data: dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, das 19h às 21h
Docente: Izidoro Blikstein
Investimento: 4 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para saber mais, clique aqui

FREUD VÊ NETFLIX: BLACK MIRROR

Black Mirror (Netflix, 2016) tornou-se um fenômeno desde sua estreia, cinco anos atrás, e ganhou uma legião de novos fãs com a oferta pela Netlix. A série de Charlie Brooker apresenta, a cada episódio, uma reflexão distópica dos medos, inseguranças e fantasias sobre a tecnologia e as mudanças que ela traz não apenas na vida do ser humano, mas no próprio conceito de humanidade. O curso discute, sob a ótica psicanalítica, os cantos escuros da natureza humana iluminados pelo espelho negro da criação ficcional e mostra como novas partes dessa nossa natureza aparecem de maneira surpreendente. Noções de tempo, privacidade e alteridade constroem uma nova subjetividade contemporânea.

Data: dias 15, 20 e 22 de dezembro, das 19h às 21h
Docente: Pedro de Santi
Investimento: 3 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para saber mais, clique aqui

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

O curso aborda quatro momentos essenciais da história da filosofia por meio da leitura e comentário de textos de grandes filósofos. Em linguagem clara e acessível, é proposta uma introdução à filosofia a partir da origem e da significação de elementos do pensamento ocidental, como ética, moral, razão e bom-senso. Os encontros mostram como as dificuldades levantadas pela razão ao longo da história do pensamento e o desejo do saber levaram filósofos a buscar – e a encontrar – algumas respostas.

Data: dias 26, 27, 28 e 29 de dezembro, das 19h às 21h
Docente: Maurício Pagotto Marsola
Investimento: 4 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para saber mais, clique aqui

A FELICIDADE PARA ALÉM DA AUTO AJUDA

Poucos ousam negar: o que importa é ser feliz. A busca pela felicidade é predominante no senso comum, no pensamento filosófico e – mais recentemente – nas ciências da mente. Essa tendência produziu um grande mercado de livros que propõem auxiliar indivíduos a atingir a tão esperada prosperidade, com receitas que nem sempre trazem os resultados prometidos. A partir de pesquisas em economia comportamental, psicologia e neurociências, o curso demonstrará as limitações dos modelos de bem-estar propostos pela autoajuda, buscando discutir de forma objetiva e introdutória os avanços científicos e filosóficos sobre a questão da melhor forma de viver.

Data: dias 28 e 29 de dezembro, das 19h às 21h
Docente: Pedro Calabrez
Investimento: 2 x R$170
Onde: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414

Para saber mais, clique aqui

REDES SOCIAIS PARA JORNALISTAS

As redes e plataformas online mudaram os modelos de trabalho do Jornalismo. Vivemos um momento de descobertas e experimentação. Por isso, os jornalistas precisam entender os novos meios e usá-los a seu favor.

As redes sociais têm sua própria lógica e nem sempre o tráfego será seu objetivo. Você vai entender que está tudo bem. Este curso mostrará a importância de ter uma estratégia para a distribuição de conteúdo, quais métricas são relevantes e as melhores práticas para não ser derrotado pelos algoritmos.

Data: dias 14 e 15 de janeiro
Docente: Kellen Moraes e Leandro Demori
Investimento: R$660 ou 12 x de R$70,77
Onde: Via Trainning - Rua Frei Caneca, 558

Para saber mais, clique aqui

A MARCA NA MODA - FASHION BRANDING PARA EMPREENDEDORES

Propiciar aos profissionais da área da moda e as pessoas que pretendem atuar nesta área, o contato com teorias de branding focadas no mundo da moda e cosméticos e pela análise de casos de sucesso mostrando os princípios básicos do fashion branding; as teorias de segmentação de consumidores, identidade de marca e posicionamento, storytelling como construção de marcas, arquitetura e extensão de marcas, focadas especificamente no mundo da moda e cosméticos.

Data: de 16 a 19 de janeiro, das 19h30 às 22h30
Docente: Júlio Moreira
Investimento: R$1.210 ou 6 x de R$225
Onde: ESPM - R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

Para mais informações, clique aqui

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Terão de um Modelo de Gestão Financeira e condições de administrar sua organização, seja ela industrial, comercial, prestadora de serviços, com ou sem fins lucrativos, através de seu Fluxo de Caixa com vistas a melhorar seu resultado operacional.

Data: de 16 a 20 de janeiro, das 19h30 às 22h30
Docente: José Eduardo Amato Balian
Investimento: R$1.400 ou 6 x R$270
Onde: ESPM - R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

Para mais informações, clique aqui

ANTROPOLOGIA DO CONSUMO E CONSUMER INSIGHTS

Levar o aluno a compreender e aplicar os conceitos das áreas de insights e tendências e da antropologia do consumo. Capacitar o aluno a ver consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Entender como elas pensam, sentem, se comportam e organizam suas vidas dentro de um contexto cada vez mais dinâmico. Ao final desta disciplina o aluno deverá ter consolidado uma postura mais humanista na forma de abordaras práticas e atitudes de consumo. Capacitar profissionais de design, marketing, comunicação e branding a entender consumidores como pessoas e ter uma visão mais ampla das dinâmicas culturais contemporâneas. Os profissionais de negócios precisam saber da importância de agir como chief culture officers, intermediários culturais e simbólicos: acompanhando, mapeando e interpretando os novos códigos e expressões culturais que regem os hábitos de compra e consumo.

Data: de 16 a 21 de janeiro, das 19h às 22h30
Docente: Sérgio Lage Carvalho
Investimento: R$1.680 ou
Onde: ESPM - R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

Para saber mais, clique aqui

Atualizado em 6 Dez 2016.