Com tesouros como o Copan, Vale do Anhangabaú, Edifício Martinelli e tantos outros lugares, a cidade de São Paulo é um verdadeiro paraíso para os amantes da arquitetura. Entretanto, além dos locais clássicos, alguns deles, escondidos, têm o poder de unir não apenas uma arquitetura única, mas integrá-la com a natureza de forma sucinta - uma combinação que, sem dúvida, encanta os olhos e também mexe com alguma coisa dentro de nós.
Assim, o Guia da Semana selecionou alguns desses lugares que você não pode deixar de conhecer. Confira:
Fundação Oscar Americano
Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, a Fundação oferece mostras, casa de chás, cursos, concertos e muitas outras atividades culturais. Em meio a plantas e árvores de vários tipos, do pau-brasil ao pé de café, encontra-se a casa projetada pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke em 1950.
Fundação Ema Klabin
A Fundação Ema Klabin é um oásis escondido no meio do caos de São Paulo. A casa, como é conhecida, pertenceu à colecionadora de artes Ema Klabin e mantém-se intacta, como ela mesma gostava de arrumá-la. Entre os corredores e cômodos, é possível ver e conhecer diferentes obras, de diversos locais do mundo. No jardim, são realizados eventos como shows, cursos e muito mais.
Pavilhão Japonês
O Pavilhão foi feito para comemorar o quarto centenário de São Paulo e demonstrar gratidão nipônica à cidade. O local conta com espaço de exposição permanente, que mantém em seu acervo roupas de samurais, esculturas do século XI, estatuetas e vasos de várias dinastias. Além disso, também conta com uma sala de chás incrível e um visual único, que une a arquitetura japonesa e os jardins também típicos do país.
Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N - (11) 5573-6453 Leia mais
Pinacoteca do Estado de São Paulo
O museu de arte é o mais antigo da cidade e do estado e divide espaço com um lindíssimo jardim. O acervo inicial de 26 pinturas conta hoje com cerca de nove mil obras, contemplando artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin. O primeiro andar do prédio é reservado para as exposições temporárias. Já no segundo piso, ficam as obras do acervo permanente do museu.
Praça da Luz, 2 - (11) 3335-4990 Leia mais
Oca
Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, possui um conjunto arquitetônico que parece ser abraçado pela natureza aos arredores de cada prédio. Nos seus 1,6 milhão de m², abriga o Pavilhão Bienal, o Museu Afro Brasil, a OCA, MAM, MAC-USP, Obelisco, Ginásio de Esportes, Planetário, Auditório e outros - cada um com um acervo específico e com locais que recebem mostras temporárias, shows e intervenções culturais.
Rua da Igreja, 70 - (82) 3234-1196 Leia mais
Casa das Rosas
Localizada na Avenida Paulista, a Casa das Rosas é um dos poucos exemplares de mansões da avenida que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade. Em julho, o espaço recebeu uma programação especial na área externa: o cinema Jardim Paradiso, como os cinemas ao ar livre comuns no interior.
Avenida Paulista, 37 - (11) 3285-6986 Leia mais
Catavento Cultural e Educacional
Museu de Ciência e Tecnologia, instalado no Palácio das Indústrias, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade, oferece mais de 250 instalações ótimas para adultos se divertirem também. Recentemente, inaugurou o Borboletário Catavento, uma geodésica com algumas espécies de borboleta e mais de 20 tipos de plantas específicas para cada espécie.
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº - (11) 3315-0051 Leia mais
Museu da Casa Brasileira
Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com 6.600m², ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - (11) 3032-3727 Leia mais
Museu do Ipiranga - Museu Paulista
O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, representa o marco da Independência e da história do Brasil e de São Paulo. Apesar de temporariamente fechado, o local ainda recebe pessoas em seu jardim, que conversa com o prédio lindo, que ultrapassou anos e ainda deixa as pessoas de boca aberta.
Parque da Independência, s/n - (11) 2065-8000 Leia mais
Por Nathalia Tourais
Atualizado em 22 Set 2016.