O circuito Oeste-Sul de São Paulo é extremamente aquecido pelo cenário gastronômico e cultural, sendo referência de lazer para boa parte dos paulistas e paulistanos na hora de escolher um lugar para passear. Entretanto, quem mora ou conhece bem a região da Zona Leste sabe que, entre as ruas e bairros, existem verdadeiras preciosidades nos mais diversos segmentos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 14 lugares na região que todo paulistano deveria visitar pelo menos uma vez na vida. Confira:
Museu da Imigração
O local guarda toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. É o grande ponto de encontro das comunidades da capital, um local cada vez mais frequentado por paulistanos e paulistas e um atrativo cultural e turístico imperdível para quem ama cultura e história.
Arena Corinthians
Torcidas à parte, conhecer a Arena Corinthians é um programa especial e imperdível para todos que amam o esporte e, principalmente, o futebol. Assim, independente do seu time do coração, estar no local vai além de torcer para um determinado time, mas presenciar um novo local para os amantes do esporte. Localizado ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do metrô e da CPTM, é considerado um dos estádios mais bonitos e estruturados da cidade. Com capacidade básica para 48 mil pessoas, já foi palco da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Parque do Carmo
Famoso pelas lindas cerejeiras, o local conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica, onde diferentes animais encontram refúgio e alimentação - o que torna a reprodução de inúmeras espécies favorável. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia e um anfiteatro ao ar livre reservado para shows.
Parque Ceret
Inaugurado em1975, o local conta com três campos de futebol oficiais, um campo de futebol society, quatro quadras de basquete, quatro quadras de vôlei, quatro quadas poliesportivas, seis quadras de saibro, pista de atletismo com seis raias, dois locais para arremessos de peso e disco, duas canchas de bocha, um ginásio poliesportivo, galpão e sala de ginástica.
Roller Jam
A onda dos rinques de patinação em estilo ‘disco’ é uma tradição nos Estados Unidos e chegou no Brasil por iniciativa de uma dupla de amigos, empresários por vocação e patinadores por paixão. A história começou nos anos 90, quando os jovens patinadores se conheceram nos rinques da cidade, uma febre naquela época. Instalada numa área de 1.200 m2 no bairro da Mooca, a ROLLER JAM tem como destaque uma pista de patinação em madeira, piso perfeito para a patinação sobre rodas. A casa explora a temática retrô, com decoração e iluminação típicas dos anos 70 e 80. E fica ainda mais eletrizante aos som dos hits dançantes da Discomusic.
Tatuapé
Em pesquisa do Datafolha, o bairro foi eleito, em 2016, um dos melhores para se viver pelos paulistanos. Além de teatros e parques, a região concentra uma grande quantidade de bares e restaurantes. A Rua Itapura, por exemplo, entre as estações Carrão e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do metrô, tem restaurantes japoneses, mexicanos, árabes, italianos e diversas docerias.
Parque Ecológico do Tietê
O Parque Ecológico do Tietê fica localizado em uma extensa área da capital. Inaugurado em 1982 com mais de 14 milhões de metros quadrados, se dedica a preservar fauna e flora das margens do Tietê. Dentre as atrações estão trilhas, áreas pra piquenique, churrasqueira, passeios destinados a crianças e conjunto aquático.
Teatro Eva Wilma
Um dos poucos espaços voltado para as artes cênicas da região leste, o Teatro Eva Wilma tem capacidade para 700 pessoas, além de estacionamento próprio e completa estrutura para abrigar grandes espetáculos. A ideia de erguer o teatro surgiu de uma tentativa frustrada de uma escola vizinha que tinha o desejo de ampliar as suas dependências. Com a inviabilidade do projeto, resolveram construir um teatro que fosse aberto ao público. Após o término da obra, convidaram a atriz Eva Wilma para conhecer o espaço e, como ela achou interessante a iniciativa, foi homenageada.
Casa do Tatuapé
Construção bandeirista do final do século 17 em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, a Casa do Tatuapé já serviu de moradia e olaria. O imóvel foi construído em 1698 em terreno que pertenceu ao padre Matheus Nunes de Siqueira. A partir de 1993, com a criação do Museu da Cidade, a Casa passou a ser um de seus polos de atuação. Em seu interior é possível encontrar objetos de época e conhecer sua história.
* Fotos: site do Museu da Cidade de São Paulo
Sesc Itaquera
Inaugurado em outubro de 1992, o Sesc Itaquera é uma opção de lazer para os moradores da zona leste ou visitantes de outras regiões. A unidade preserva a área verde da Mata Atlântica e oferece um parque aquático de 5.000m² de espelho d´água em diferentes níveis com correnteza, borbulha, cascata e chafariz além de oito tobogãs. Lá também se encontra o Parque Lúdico, que tem atividades muito divertidas para adultos e crianças, que incluem trilhas e um Espaço Musical.
Sesc Belenzinho
Com uma área construída de 50 mil m², o local segue à risca a premissa adotada pelas demais unidades do Sesc, com a proposta de oferecer estrutura para a prática de atividades culturais, de lazer e convivência. Os seis pisos abrigam teatro, café, espaços destinados à prática de atividades físicas e recreação, consultórios odontológicos, sala de internet e oficinas, biblioteca, piscinas, quadras externas, campo de futebol, pista de caminhada e espaço para exposições.
Centro Cultural da Penha
O Centro Cultural da Penha é um equipamento público voltado à divulgação da cultura brasileira, propagação do conhecimento e valorização da história do bairro da Penha, onde está localizado. É composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, da Biblioteca José Paulo Paes, do Teatro Martins Pena, de Telecentro, estúdio de gravação Itamar Assumpção e salas de estudos em todos os andares do prédio.
Teatro Fernando Torres
Criado em homenagem ao ator, diretor e produtor Fernando Monteiro Torres, falecido em 2008, o Teatro Fernando Torres, que tem capacidade para 690 lugares, é uma ótima opção de lazer e cultura do Tatuapé.
Teatro Municipal Arthur Azevedo
Inaugurado em agosto de 1952, o Teatro Arthur Azevedo foi projetado pelo arquiteto Roberto Tibau e já foi considerado um dos teatros mais modernos da cidade. O espaço recebeu este nome em homenagem ao poeta e dramaturgo maranhense Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908), que sucedeu a cadeira de Martins Penna na Academia Brasileira de Letras. No saguão principal está instalado um painel do artista plástico Renato Sottomayor. A estrutura é dividida em palco com 189 metros quadrados, coxias, plateia superior e inferior, estacionamento e bilheteria.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 10 Nov 2017.