Guia da Semana

O mês de junho continua com uma programação online incrível. São lives shows, debates ao vivo, sessões de cinema, peças de teatro e eventos especiais para o Dia dos Namorados.

Para você aproveitar ao máximo as atrações virtuais, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação online e gratuita de junho de 2020:

PROGRAMA DA PITTY NO TWITCH

De terça a sexta-feira, a cantora apresenta lives temáticas no Twitch. Às terças, “Na Minha Estante”, por volta das 19h, Pitty dá dicas de cultura pop, resenhas e traz convidados. O “After Saia” acontece às quartas, por volta das 23h, logo após sua participação no Saia Justa do GNT para continuar as discussões do programa. No “Di Versa”, às quintas por volta das 21h, Pitty discute moda, lifestyle e traz mulheres convidadas. Já na “Sexta Sem Lei”, às 21h nas sextas, a cantora ataca de dj e ainda conta com convidados.

Quando: de terça a sexta, horários diversos
Onde: Twitch

► 5° SP ONLINE FESTIVAL DE GASTRONOMIA E ARTES

Sem sair de casa, o consumidor poderá participar da feira virtual. Dentro do link, além das opções de compra diretamente com os produtores, há todas as orientações de como participar, do Festival de São João Online.

Quando: 24, 25 e 26 de junho
Onde: Facebook


CONCERTOS SALA DE SÃO PAULO

A Sala de São Paulo está com uma programação online de reprisar concertos em seus sites e redes sociais. Todos os concertos já oferecidos estão disponíveis aqui. Os concertos oferecidos pelo projeto Sala São Paulo Digital são disponibilizados no YouTube, no Facebook e no Instagram. Entre as obras que podem ser ouvidas estão a “Nona Sinfonia de Beethoven”, a “Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior”, de Sergei Prokofiev, e a “Sinfonia nº 5 em Mi Menor”, de Tchaikovsky.


#EMCASACOMSESC

Quem acessar o YouTube do Sesc São Paulo vai encontrar a seção #SescAoVivo, com peças de teatro onde grandes atores e atrizes fazem lives no formato de monólogos interpretativos. As transmissões acontecem sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Mas tudo fica disponível no YouTube do Sesc.

26/6, sexta: Yara de Novaes em Justa
28/6, domingo: Leonardo Netto em 3 Maneiras de Tocar no Assunto - O Homem com a Pedra na Mão

Quando: segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30
Onde: YouTube do Sesc


► NOT CANCELLED BRAZIL

Galerias de arte contemporâneas do Brasil se juntaram para montar uma mostra virtual chamada NOT CANCELLED. A cada semana, a programação e exposição virtual mudam, então vale checar as novidades.

Quando: de 10 de junho a 8 de julho
Onde: Site Not Cancelled


► ATELIÊS DOS COLECIONADORES DO MAM SÃO PAULO

Artistas que integram o Clube de Colecionadores do MAM São Paulo abrem seus espaços de trabalho em uma série de lives no Instagram do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A programação do #LiveNoAteliê acontece aos sábados, às 15h, com conversas entre os artistas e os curadores Eder Chiodetto, a frente do Clube de Colecionadores de Fotografia, e Felipe Scovino, responsável pelo Clube de Gravura.

Quando: Aos sábados, às 15h
Onde: @mamoficial


► #AULAEMCASA COM THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Profissionais da casa fazem aulas online pelas redes sociais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Serão todas as segundas, pelo instagram do centro cultural.

Quando: toda segunda
Onde: @theatromunicipa


► CLUBE DE LEITURA - 9º ENCONTRO: TRILHAS LONGÍNQUAS DE OKU

O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A ideia é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.

Inscrições aqui

Quando: 25 de junho
Onde: Youtube, Instagram e Facebook


► MOSTRA MULHERES DO AUDIOVISUAL

Evento digital e gratuito apresenta 25 longas e 13 curtas-metragens de realizadoras brasileiras, como Anna Muylaert, Rosane Svartman, Tizuka Yamasaki, Sandra Kogut, Mini Kerti, Sabrina Rosa, Flávia Castro, Christiane Jatahy, Adriana L. Dutra, Tata Amaral, entre outras. Além de clássicos dirigidos ou produzidos ou escritos por mulheres, os destaques são os longas inéditos E Além de Tudo me Deixou Mudo o Violão, de Anna Muylaert; Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra; e Reviver, de Patricia Niedermeier.

Quando: até 13 de julho
Onde: inff.onlin


MOSTRA DE FILMES ITAÚ CULTURAL

O Itaú Cultural disponibiliza uma mostra online de filmes em streaming totalmente focada no mês dos namorados. Um dos destaques é o premiado longa-metragem de João Jardim, “Amor?”, que traz oito histórias envolvendo casos amorosos onde os envolvidos passaram por algum tipo de violência física ou psicológica.

Quando: de 8 a 28 de junho
Onde: Site Itaú Cultural

BRADESCO WOMEN #REINVENTEOFUTURO

A neurocientista, consultora e palestrante, Carla Tieppo, será entrevistada pela jornalista Ana Paula Padrão, dentro da série especial de lives promovidas pelo Bradesco Women. No bate-papo, a especialista irá contextualizar a crise da pandemia à mudanças de comportamento e promoção da saúde mental a partir da perspectiva do funcionamento cerebral.

Quando: 26 de junho, às 19h30
Onde: Youtube do Bradesco

CICLO “LIVRO FALADO”

Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida apresenta, a partir de julho, o Ciclo “Livro Falado”, uma série de lançamentos de obras estrangeiras dos gêneros teatro, poesia e romance pela ótica de quem as traduziu para o português do Brasil. Os encontros serão gratuitos via Google Meet, às quintas-feiras, das 19h às 21h. Serão discutidos livros como “O Ensaio”, de Maurice Baring, “Divã Ocidento-Oriental”, de Johann Wolfgang von Goethe e “O Abatedouro”, de Émile Zola. É preciso fazer inscrição pelo site.

Quando: todas as quintas, das 19h às 21h
Onde: Google meets

ART BASEL

As salas de exibição on-line da Art Basel foram abertas ao público digital. Impossibilitada de comemorar seu 50º aniversário este ano na cidade suíça de Basileia, como muitas outras feiras nesta temporada, a organização do evento montou uma apresentação virtual gigante, com trabalhos de 282 galerias, abrangendo 35 países.

Quando: até 26 de junho
Onde: site

#NAVARANDA – SACADAS CONTEMPORÂNEAS

O novo programa da Casa de Cultura do Parque reúne artistas, críticos, professores, educadores e articuladores de um pensamento contemporâneo que mostram diferentes interesses da atividade artística e cultural. Começam participando dos encontros o crítico de arte Tiago Mesquita, o editor de literatura Paulo Werneck, o professor de filosofia José Bento Ferreira e a artista visual e professora de artes Renata Felinto.

Quando: todas as terças, às 10h
Onde:@casadeculturadoparque e Youtube

DEVASSA TROPICAL AO VIVO

Comemorando 78 anos de vida, Gilberto Gil será a grande estrela de novo capítulo do #DevassaTropicalAoVivo. Batizada de “Fé Na Festa do Gil”, a celebração traz show do cantor baiano com um repertório especial para a data, além de mediação de Bela Gil, participação de Preta Gil e de outros grandes amigos e artistas.

Quando: 26 de junho, às 20h
Onde: Youtube

LIVE DE CIRCO

Criado pela Cia Suno, o espetáculo Malgranda Cirko pretende trazer um pouco de diversão para toda a família nestes dias difíceis de quarentena. A apresentação acontecerá no próximo sábado, às 12h, e pode ser prestigiada em todas as plataformas digitais através da hashtag #EmCasaComSesc.

Quando: 27 de junho, à 12h
Onde: Facebook

LIVES TURÍSTICAS POR SÃO PAULO

Toda quinta-feira, é dia de live turística nos perfis da Secretaria Municipal de Turismo nas redes sociais. A ideia é promover pontos turísticos durante a pandemia, incentivando as pessoas a conhecerem locais icônicos da cidade, mesmo sem sair de casa. No dia 25 de junho, será a vez do Mercado Municipal e 2 de julho será o Beco do Batman.

Quando: toda quinta, às 15h
Onde: Facebook e Instagram: @turismoprefsp

JUAN MARCUS & VINICIUS

Compositores de sucesso e uma das duplas que mais vem se destacando nos últimos anos no cenário sertanejo, Juan Marcus e Vinicius ainda comemoram o sucesso da primeira live. Animados, se preparam para cantar muita música boa nessa segunda apresentação virtual.

Quando: Sábado (27), às 16h
Onde: YouTube

MUSEU CASA DE PORTINARI

O museu promove lives especiais para junho. No dia 30, o tema será a história dos santos associados à festa popular: Santo Antônio, São João e São Pedro. Já as crianças têm oficina cultural agendada para quinta-feira (25) com a educadora Fernanda Bergamo. Ela ensinará como fazer o jogo de bugalha dos tempos de Candinho.

Para conhecer os projetos do Museu Casa de Portinari, sexta-feira (26) a equipe de Edificação falará, em vídeo, sobre sustentabilidade e acessibilidade no equipamento. No domingo (28), o Programa de Acervo – Conservação mostrará como é preservado o quarto de Portinari, onde ele repousava durante as longas temporadas na casa da família, em Brodowski.

Quando: 25, 26, 28 e 30 de junho
Onde: Facebook e Instagram - @museucasadeportinari

MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Até 27 de junho, o Museu Índia Vanuíre promove uma programação especial em comemoração ao Dia do Imigrante (25/6). Será uma semana de curiosidades e muito aprendizado sobre a chegada dos espanhóis, italianos, portugueses, russos, árabes e japoneses. Serão informações, quizzes, fotos e homenagens por meio da exposição de longa duração "Tupã Plural" e outras mostras temporárias, como “Portugal em Tupã”.

Quando: até 27 de junho
Onde: redes sociais @museuindiavanuire e site

LIVE MÊS DO ORGULHO LGBT+ NO MASP

Na quinta, 25.6, às 18h, para marcar o mês do orgulho LGBT+, o MASP promoverá uma live com Dannyele Cavalcante, recepcionista do museu, e Tomás Toledo, curador-chefe. Dannyele irá contar sobre a experiência de ser mulher transexual no Brasil e eles irão discutir as ações do museu para se tornar cada vez mais diverso, inclusivo e plural.

Quando: 25 de junho, às 18h
Onde: Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

FESTIVAL #ZIRIGUIDUMEMCASA

A 11ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa está marcada para os dias 26, 27 e 28 de junho. O espectador também pode doar uma quantia que será dividida igualmente entre os artistas participantes da edição e a produção do festival.

Confira a programação completa

Quando: 26, 27 e 28 de junho
Onde: nas redes sociais dos artistas

OI FUTURO AGORA
Está no ar a série original “Oi Futuro Agora”, com reflexões sobre o futuro da arte em entrevistas inéditas com grandes artistas e pensadores. O episódio desta semana traz a artista paraense Roberta Carvalho que vai comentar e apresentar imagens do Festival Amazônia Mapping, que realiza grandes projeções em cidades da região norte do país. A série documental tem um novo episódio lançado a cada segunda-feira nos canais do Oi Futuro no Youtube e no Facebook.

Onde: Youtube e Facebook

CINEMA #EMCASACOMSESC
A partir de quinta-feira, 25, a plataforma Sesc Digital disponibiliza clássico dos anos 70 de Luchino Visconti, “Violência e Paixão”, além do poético “Paterson”, com Adam Driver, e duas produções brasileiras, o documentário “Vou Rifar Meu Coração” e a ficção infantil “Corda Bamba - História de Uma Menina Equilibrista”.

Quando: a partir de 25 de junho
Onde: sescsp.org.br/cinemaemcasa

VISITAS EDUCATIVAS DO CCBB
Visitas mediadas. "Vaivém", exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte; "Linhas da Vida", exposição do CCBB Brasília; "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", em cartaz no CCBB Rio de Janeiro; e "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", exposição do CCBB São Paulo.

Quando: 25 de junho, a partir das 10h
Onde: Site CCBB Educativo

GLOBAL GOAL: UNITE FOR OUR FUTURE - THE CONCERT
No sábado, dia 27 de junho, a partir das 15h, TV Globo, Multishow e Globoplay vão transmitir o festival online de música e conscientização ‘Global Goal: Unite For our Future - The Concert’. O evento é uma iniciativa da ONG Global Citizen em parceria com a Comissão Europeia para promover a campanha, que leva o mesmo nome do evento, e busca garantir a acessibilidade do tratamento ao Covid-19 para todos ao redor do mundo.

O público poderá acompanhar ao vivo shows de artistas como Coldplay, Justin Bieber, Lady Gaga, Shakira, Miley Cyrus, J Balvin, Chris Rock, David Beckham e Hugh Jackman em performances e mensagens pré-gravados com foco na luta contra o Covid-19 e injustiças sociais.

Quando: 27 de junho, às 15h
Onde: TV Globo, Multishow e Globoplay

#MISEMCASA

Mostra Cinema de Acervo – Figuras brasileiras
A mostra inédita traz, toda semana, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. O recorte “Figuras brasileiras” apresenta dois personagens - um fanático religioso e um ex-presidiário – que, apesar de terem sido retratados partes de uma ficção, são figuras recorrentes da realidade brasileira.

Em Ladainha, Luiz Antônio Pio retrata a figura de um homem, tão fortemente ligados às suas convicções que termina por criar uma situação desconfortável. Enquanto no filme Eterno Adeus, de Louis Chilson, conhecemos um ex-presidiário que não consegue se desapegar de seu passado criminoso, passado esse reforçado pela presença de sua cúmplice de crimes, Maitê Proença, em sua estreia no cinema.

Quando: 25 de junho, às 20h
Onde: Youtube

Coleção Musicais no Cinema – Miguel Faria Jr.
Em mais um vídeo derivado da exposição Musicais no Cinema, o curador Duda Leite entrevista o cineasta Miguel Faria Jr, conhecido especialmente pelas cinebiografias e musicais adaptados sobre obras de artistas como Vinícius de Moraes e Chico Buarque.

Quando: 26 de junho, às 20h
Onde: Youtube

Bate-papo de Cinema Pontos MIS | São Paulo em Hi-Fi
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube. Nesta semana, em parceria com a SPCine Play, o longa São Paulo em Hi-Fi (2013, Brasil, documentário), de Luffe Steffen, ganha sessão gratuita às 16h e debate ao vivo com convidados especiais, às 18h.

O documentário mostra como a cena gay evoluiu ao longo dos anos, de um início repressivo até se tornar o palco da maior parada LGBT do país. O bate-papo ao vivo conta com o diretor, Lufe Steffen, e o crítico de cinema Cássio Starling, no canal do MIS no Youtube.

Quando: 27 de junho, às 16h e 8h
Onde: Youtube

Lendo Imagens – Ep 2: Camila Picolo
Neste segundo episódio, a fotógrafa Camila Picolo, selecionada pelo programa Nova Fotografia 2016 com a série Acasos /p/reparados, lê uma imagem de Sylvia Sanchez, fotógrafa participante do Nova Fotografia 2019, com a série Crônica de Banalidades Ordinárias.

Quando: 28 de junho, às 17h
Onde: Youtube

EXPERIÊNCIAS NEGRAS
O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake realiza a 4ª edição do projeto Experiências Negras | Artistas: Produzindo em tempos de confinamento. Nu Barreto (Guiné-Bissau), no dia 25 de junho, apresenta suas pesquisas e poéticas, investigações atuais e a relação de suas produções com o período de isolamento social. Os encontros acontecem toda a quinta feira, às 16h, com mediação de Jordana Braz.

Quando: toda quinta, às 16h
Onde: Instagram

ESPECIAL FESTA JUNINA


► SÃO JOÃO DE TODOS

A plataforma de streaming Sua Música realiza o São João de Todos. O line-up reunirá nomes importantes como Solange Almeida, Mastruz com Leite, Zé Vaqueiro, Limão com Mel, Henry Freitas, Victor Fernandes e Junior Vianna

Confira a programação aqui

Quando: até dia 30 de junho
Onde: @suamusica


► SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE

O São João de Campina Grande, também chamado de “Maior São João do Mundo”, realiza uma edição virtual nos dias 23, 24 e 27 de junho. A festa paraibana confirmou lives de 17 artistas, entre eles a grande Elba Ramalho.

Quando: 23, 24 e 27 de junho, em diversos horários
Onde: Youtube


► YOKERMESSE COM SIMONE & SIMARIA

A dupla sertaneja Simone & Simaria realizam a Yokermesse, festa junina com muita música, participações especiais, correio elegante, casamento caipira e desafio da quadrilha!

Quando: 27 de junho, sábado, às 16h30
Onde: Youtub


► ARRAIÁ DA RESISTÊNCIA

O evento online que envolverá apresentações de 200 artistas de forró do país em 14 dias de programação, das 16h às 22h. Ao longo das seis horas de evento, os mestres de cerimônia vão receber convidados ao vivo e introduzir conteúdo gravado especialmente para o arraiá. Serão 33 atrações, incluindo bandas, forrozeiros e outros artistas ligados às tradições nordestinas.

Confira a programação online

Quando: A partir de 12 de junho
Onde: Youtube

ESPECIAL DE JUNINO: “RASTUMPÉ" DO TUPI PERERÊ

Sábado (27) será de muita diversão na live do Faz de Conta do Shopping Estação, edição especial de Festa Junina. A festança é no estilo “cada um na sua casa”, mas a música fica por conta do grupo Tupi Pererê, que celebrará o mês de junho, o inverno e a musicalidade brasileira.

Quando: 27 de junho, às 16h
Onde: Instagram do Shopping Estação

BUTECO ESPECIAL SÃO JOÃO COM GUSTTAVO LIMA
A festa junina está garantida com a realização do “Buteco Especial São João” que acontecerá no dia 26/06, a partir das 21h, no YouTube do cantor Gusttavo Lima. A live conta com dois convidados especiais, Felipe Araújo e Jonas Esticado.

Quando: 26 de junho, às 21h
Onde: Youtube

LÉO MAGALHÃES, ARRAIÁ DO LÉO MAGALHÃES
No melhor clima de junino, o cantor já avisou que está preparando um repertório com muito forró, sorteios de prêmios e diversão. Prepare o quentão, o milho verde e curta o Arraiá do Léo Magalhães.

Quando: Sábado (27), às 19h
Onde: YouTube


SÃO JOÃO DOS ARTISTAS DA SOM LIVRE
27/06 sábado - Live Resenha de João Luan Cleber & Cauan, 20h no YT
27/06 sábado - Live À Vontade no São João Luan Estilizado, Vicente Nery e Edson Lima, 17h no YT
28/06 domingo - Live Arraiá dos Menotti, 13h30 no YT
11/07 sábado- Live Raí Saia Rodada Made In Roça, 17h no YT

CÉSAR MENOTTI & FABIANO, ARRAIÁ DOS MENOTTI
Depois de cantar os “clássicos” do sertanejo e relembrar “só as antigas”, a dupla entra agora no clima junino. A trilha que embala as grandes festas tradicionais dessa época do ano serão lembradas nessa nova live da dupla mais querida do Brasil.

Quando: Domingo (28), às 13h30
Onde: YouTube

Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Jun 2020.