Guia da Semana

Na correria do dia a dia, é cada vez mais difícil manter o estresse sob controle e encontrar tempo para repor as energias e manter o pique elevado. Mas alguns momentos e atitudes dedicados ao bem-estar podem ser decisivos para uma rotina mais produtiva e menos cansativa.

Entre os aliados da saúde e da disposição estão as atividades físicas. Para quem não pode nem ouvir falar em esteira, bicicleta e musculação pesada, há modalidades mais leves e que garantem alívio de tensões e mente e corpo revigorados.

Nessa categoria estão o pilates e a ioga, que, além de trabalhar a mente, desenvolvem - e muito - a parte física. "A ioga engloba bem-estar físico e mental, é uma atividade completa, que enxerga o ser humano de forma holística e trabalha o organismo de dentro para fora", explica Marco Duarte, professor de ioga e terapeuta de shiatsu da Fórmula Academia, em Belo Horizonte.

Apesar de muitas vezes confundidas, as duas modalidades possuem suas particularidades. No caso da ioga, o corpo é o principal instrumento, não sendo necessário o uso de equipamentos auxiliares, como bolas, faixas e arcos - bastante aproveitados no pilates. "Algumas variações da ioga já utilizam materiais como a corda, por exemplo, mas eles não são essenciais. Além disso, a ioga é mais sequencial e possui mais exercícios de extensão", compara Érika Fernandes, fisioterapeuta especializada em pilates e professora de Educação Física da A! Body Tech Academia, no Rio de Janeiro.

Outra diferença é o objetivo das atividades: enquanto a ioga prioriza a conexão entre corpo e mente e a melhoria do organismo a partir da reforma mental e do auto-conhecimento, o pilates foca a saúde e a boa forma física - também sem esquecer o campo mental e a renovação das energias.

Em comum, as duas práticas buscam canalizar o estresse e tornar a vida mais saudável e produtiva. Tudo isso aliado ao relaxamento, à tranquilidade, ao alinhamento postural, ao equilibrio e à respiração correta. Ambas também trabalham flexibilidade, tonicidade muscular, coordenação motora, noção de corpo-espaço e conhecimento corporal.


Parceiras da boa forma
Longe de serem a primeira opção para quem quer emagrecer, ioga e pilates surpreendem seus praticantes ao também reduzirem peso e medidas, resultado atribuído ao equilíbrio psicológico, à maior disposição para atividades cotidianas e à redução da ansiedade, uma das principais responsáveis pelo ataque às guloseimas.

"Eu não conhecia o pilates e comecei a praticá-lo quando fui morar no México e precisei interromper a musculação. Achei bastante interessante, porque logo em seguida você percebe os resultados, como enrijecimento da coxa e do bumbum e afinada no abdome", conta Márcia Karina Ciseski, adepta da atividade desde 2009.

De volta a São Paulo, a administradora retomou a musculação, mas não abandonou o pilates. "Os dois são bem diferentes e tenho a sensação de que são complementares. Sou pilhada, tenho dificuldade para me desligar. E o pilates me desafia a isso, me traz bem-estar, tranquilidade. No final do dia, precisamos dar essa relaxada, até para não descontar as tensões em casa", conclui.

Se você também está em busca melhor qualidade de vida, mais energia e menos estresse, confira academias no Rio de Janeiro que oferecem ioga, pilates e outras terapias para corpo e mente.


Academia Alto Leblon Fitness Center
Rua Professor Brandão Filho, 2 - Leblon
Telefone: (21) 2294-8045

Rio Academia Sport Center
Avenida Ayrton Senna, 2541- Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3325-6644

A! Body Tech Academia
Avenida Marquês de São Vicente, 52, 4° Piso - Shopping da Gávea
Telefone: (21) 2239-1899




Atualizado em 1 Dez 2011.