Leonardo Young, o mais novo MasterChef Brasil (e que acaba de ganhar o prêmio de R$ 150 mil no programa), protagonizou uma boa polêmica nas redes sociais. Um dia após a final do programa (exibida na última terça-feira, 23) o chef lançou na internet uma campanha de financiamento coletivo com o intuito de arrecadar fundos para montar uma hamburgueria, a Zebeléo.
Ao lado do blogueiro Zé Soares e a empresária Bel Pesce, Leo divulgou a famosa “vaquinha online” no site Kickante com a meta de embolsar R$ 200 mil em um período de dois meses. A ideia, porém, não agradou os internautas, que manifestaram indiginação nas redes sociais. Confira:
Cheguei agora e tô me ~inteirando~ sobre zebeléo. Pelo q entendi é um crowdfunding pra t̶r̶o̶u̶x̶a̶s pobre ajudar rico que já tem dinheiro.
— rosana hermann (@rosana) August 26, 2016
O legal é que agora podemos usar outro termo para alguém cara de pau: Muito zebeléo da sua parte
— Raquel Alves (@Quel_ah) August 26, 2016
Queria ser a bel pesce p abrir uma vakinha p eu ser rica
— snap: dotoracamis (@DotoraCamis) August 26, 2016
a hamburgueria do cara do masterchef quer mudar o conceito em restaurante mesmo o novo conceito é vc como cliente pagar o capital inicial
— Jaguá Coroado (@goticosuave) August 25, 2016
Após a repercussão negativa (leia-se, saia-justa), Leonardo usou o Instagram para se pronunciar sobre o assunto e afirmou: "a campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados". O detalhe é que em apenas dois dias, a campanha já havia arrecadado R$ 10.670. Leia o post completo:
"O lançamento do nosso novo projeto, a Hamburgueria Zebeléo, gerou polêmica que ontem tomou conta da internet. O objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional. O financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa. Ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente. Ponto importante: financiamento coletivo não é e nunca será sinônimo de 'vaquinha' ou doações. A intenção era disseminar uma modalidade que pode ser usada por qualquer empreendedor, quebrando paradigmas sobre investimentos no ramo da gastronomia. Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido e anunciar uma decisão importante: a campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados. Agradecemos o incentivo e apoio das inúmeras pessoas que se identificaram com o projeto e escreveram mensagens tão bacanas de apoio. Temos sede por empreender e o projeto ainda está de pé! Estamos construindo cada detalhe da hamburgueria com muito carinho para em breve lançar a Zebeléo!".
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 26 Ago 2016.