Pode até parecer fácil, mas praticar corrida não é uma tarefa simples. É preciso muito treino e preparo para não se lesionar e prejudicar a saúde. Uma das tarefas essenciais para uma corrida bem sucedida é a alimentação pré-treino.
Para garantir energia até o final da atividade física é necessário priorizar certos alimentos para compor o lanche pré-treino, que tem o objetivo de dar mais disposição e contribuir com um gás extra durante a atividade. Os quitutes que mais se destacam nesse cardápio são: batata-doce, banana e granola.
"Esses alimentos são considerados carboidratos complexos. Eles possuem absorção mais lenta pelo organismo e com isso promovem sensação de saciedade por mais tempo e fornecem energia até o final do exercício. O mais indicado é consumi-los de 30 minutos a 1 hora antes do treino", explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral.
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana listou três sugestões de lanches pré-treino elaborados com esses ingredientes e mais alguns alimentos que são bacanas para quem pratica corrida. Confira:
Batata-doce com agave e chia
Batata-doce - possui altas concentrações de vitaminas e minerais que são essenciais para um bom desempenho esportivo. O ideal é que seja consumida com a casca, que contém a maior concentração de fibras. De preferência a de cor roxa, que possui melhor valor nutricional em sua casca.
Ingredientes:
4 fatias de batata-doce cozida com casca
1 colher (chá) de calda de agave
1 colher (sopa) de chia
Modo de Preparo:
Coloque a calda de agave sobre as fatias de batata. Polvilhe a chia por cima e saboreie em seguida.
Banana com aveia e mel
Banana - ela deve ser consumida em conjunto com grãos integrais como farelo de aveia, semente de linhaça dourada ou chia, por exemplo. Muito utilizada por corredores para reposição de potássio, mineral que ajuda a prevenir câimbras.
Ingredientes:
1 banana
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de mel
Canela a gosto
Modo de Preparo:
Amasse a banana. Misture com o farelo de aveia e o mel. Polvilhe a canela por cima e saboreie em seguida.
Iogurte com granola
Granola - feita de aveia e outros cereais, ela possui altas concentrações de fibras e ferro. Na mistura também estão presentes as castanhas, que são fonte de proteínas e gorduras insaturadas, muito importantes para o coração. O ideal é consumir até 2 colheres (sopa) por dia.
Ingredientes:
1 pote de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de granola
Modo de Preparo:
Misture a granola ao iogurte e saboreie em seguida.
Pasta de amendoim
Além de ser fonte de proteína, necessária para a construção e a reparação de músculos danificados durante o treino, a pasta de amendoim contém fibras, o que a faz ser um ótimo alimento para quem quer perder peso com a corrida, já que ajuda a manter a saciedade e não engorda.
Beterraba
Além de ser uma delícia, a beterraba é rica em nitrato que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que auxilia o processo de chegada dos nutrientes e oxigênio nos músculos. Por isso, o alimento auxilia na melhora do desempenho durante os treinos e promove uma recuperação muscular mais eficiente.
Canela e gengibre
Considerados alimentos termogênicos, a canela e o gengibre auxiliam na manutenção do metabolismo ativo e dão mais pique para os treinos.
Por M.
Atualizado em 16 Set 2016.