A Zona Cerealista está ganhando fama e cada vez mais se tornando roteiro imperdível para quem ama se alimentar bem. O espaço conta com diversas lojas e empórios que ficam ao longo da Avenida Mercúrio e da Rua Santa Rosa, bem pertinho do Mercado Municipal de São Paulo.
No local, é possível encontrar diversos produtos vendidos a granel, o que garante uma incrível variedade e também preços bem mais em conta do que no famoso mercado.
Porém, devido a fama repentina e a ótima oferta, a Zona Cerealista recebe muita gente, principalmente aos finais de semana. E é por isso que, antes de visitar, vale seguir algumas dicas para se dar bem por lá. Sendo assim, o Guia da Semana separou 10 dicas para aproveitar o melhor da Zona Cerealista, confira!
A paciência é amiga da economia
Não adianta querer dar só uma passadinha pela Zona Cerealista, é preciso se programar para ir lá e ter tempo e paciência. O Armazém Santa Filomena, por exemplo, é um dos que mais chamam a atenção pelo movimento. O local recebe tanta gente que é preciso pegar uma senha para conseguir os produtos a granel. Lá é possível encontrar uma variedade imensa de cereais, frutas secas, temperos e muito mais a preços ótimos. Se quiser ir lá, pegue a senha e, enquanto espera, dê uma olhadinha nas lojas ao redor (só não se esqueça de voltar a tempo!). Quem não quiser esperar tanto, também pode curtir a Zona Cerealista em lojas menos movimentadas, mas pode ser que não encontre o que procura.
Evite ir de carro
A localização não é das melhores para ir de carro, os estacionamentos são caros e a achar uma vaga na rua é quase um milagre. Além disso, o local é de fácil acesso de metrô e ônibus, vale a pena optar pelo transporte público. A única desvantagem é carregar o peso das sacolas...
Se prepare para pegar peso!
Com tantas opções, certamente você vai sair de lá carregado de sacolas. Apesar das lojas oferecerem sacolas de plástico, a melhor opção é levar sacolas potentes de casa! Além disso, perto do Mercadão você vai encontrar lojas que vendem carrinhos de feira de todos os tipos e preços, eles ajudam muito!
É o paraíso para quem tem restrições alimentares
Celíacos, veganos, intolerantes à lactose... A Zona Cerealista oferece opções incríveis para quem não pode consumir certos tipos de alimento. Lá, por exemplo, é muito comum encontrar diversos tipos de alimentos feitos com farinha de arroz (sem glúten) por preços muito baixos. Tem também todos os tipos de alimentos que você possa imaginar sem origem animal (até congelados).
Prefira comprar os produtos a granel
Em todas as lojas é preciso pedir aos funcionários para que eles peguem os produtos a granel. Algumas com muitas filas, mas outras com movimento bem tranquilo. Apesar de não ser tão prático como pegar um produto na prateleira, o produto por peso vai te garantir um preço bem mais amigo. Trocar as embalagens caras dos produtos industrializados pelos saquinhos da opção a granel já faz com que o produto fique mais barato!
Se puder, vá de semana
O movimento por lá é imenso aos finais de semana. Se você tiver a chance, prefira ir de segunda a sexta. O horário de funcionamento vai depender da loja, mas a maioria abre as 8h (todos os dias) e fecha às 18h (durante a semana) e às 14h (aos finais de semana). Algumas fecham mais tarde.
Faça um estoque para sua dieta
Para quem está de dieta ou sempre teve a preocupação de manter uma alimentação equilibrada, lá é perfeito para fazer o estoque para o mês todo (ou até mais). Todos os alimentos da moda você encontrará por lá (biomassa de banana, óleo de coco, chá de hibisco e etc.). A Loja RRS é parada obrigatória).
Faça uma pesquisa de preço
Além da diferença de preço entre as lojas, vale a pena também saber o preço dos produtos antes de ir lá. O óleo de coco, por exemplo, é um dos produtos que, em alguma lojas, sai pelo preço encontrado em outras lojas da cidade. Quanto mais você pesquisar e se organizar, melhor a economia.
Vá em companhia de alguém
Com uma companhia, o passeio na Zona Cerealista fica mais fácil! Um pode ficar na fila enquanto o outro completa as compras. Também é possível se dividir entre as lojas e procurar os produtos mais rapidamente. Além disso, uma ajudinha na hora de levar as sacolas é sempre bem-vinda.
Organize-se!
Fazer uma listinha de compras parece coisa do passado, mas é indispensável na Zona Cerealista. Com tantas ofertas, você fica deslumbrado e pode acabar se esquecendo de comprar alguns itens. Além do mais, você pode entregar sua listinha para os funcionários e eles já vão adiantando os produtos que você precisa na parte a granel. Não se esqueça de deixar tudo certinho: nome do produto e quantidade.
Por Marina Marques
Atualizado em 6 Set 2017.