Risoto já é uma delícia, e se incrementarmos ingredientes para transoformar esse prato em uma sobremesa? Pode soar exótico, mas o risoto doce é simplesmente um arroz-doce com extra cemosidade e ingredientes diversos que deixam a iguaria ainda mais gostosa.
Seja com chocolate, frutas e até sabor crème brûlée, o risoto doce é uma dica perfeita para você variar o cardápio de sobremesas na sua casa. Confira 8 receitas bem diferentes de risoto doce!
Risoto de Sonho de Valsa
*Receita da Sonho de Valsa
Ingredientes
½ xícara (chá) de arroz arbóreo
4 xícaras (chá) de água
¾ de xícara (chá) de leite condensado
1 canela em pau
3 bombons Sonho de Valsa
1 metade de pêssego em calda picado
4 morangos picados
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o arroz, a água, o leite condensado e a canela. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e com um pouco de líquido. Pique os Sonhos de Valsa. Depois, desligue o fogo e misture os bombons Sonho de Valsa na panela de arroz que seu amor preparou junto com o pêssego e os morangos. Sirvam o risoto quente.
Risoto de Morango
Ingredientes
Molho
1 bandeja de morangos picados (300 g)
1 embalagem de polpa congelada de frutas vermelhas (200 g)
5 colheres (sopa) de açúcar
Risoto
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 fava de baunilha aberta ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de arroz
4 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de açúcar
cerca de 4 xícaras (chá) de leite (800 ml)
100 g de chocolate branco picado
Decoração
Morangos
Folhas de hortelã
Modo de preparo
Molho: Leve ao fogo médio os morangos, a polpa de frutas vermelhas e o açúcar. Cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até formar um molho consistente. Deixe esfriar. Risoto: aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira funda. Junte a baunilha e o arroz e mexa por 1 minuto. Adicione o vinho aos poucos, mexendo continuamente, até que evapore. Abaixe o fogo para médio, misture o açúcar e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, como pede a técnica básica. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até o arroz ficar “al dente” (cozido, mas ainda firme). Desligue o fogo, acrescente o chocolate branco, a manteiga restante e misture bem. Para montar espalhe o molho sobre pratos de sobremesa. Modele o risoto com o auxílio de uma colher e coloque-o sobre o molho. Decore com os morangos e as folhas de hortelã.
Risoto de chocolate, sorvete de creme e calda de hortelã
*Receita da Kibon
Ingredientes
Calda
1 maço de hortelã fresca e picada
1 + ½ xícara de chá de água
½ xícara de chá de açúcar
Risoto
3 xícaras de chá de leite
½ xícara de chá de água
½ xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de arroz italiano tipo carnaroli
1 tablete de chocolate ao leite ralado (160 g)
Acompanhamento
8 bolas de sorvete de creme
Modo de preparo
Calda: Coloque a hortelã e a água no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em uma panela, junte a mistura batida e o açúcar. Leve ao fogo médio e cozinhe por 15 minutos ou até obter uma calda em ponto de fio grosso. Passe por uma peneira e deixe esfriar e reserve até a hora de servir. Risoto: Em uma panela média, junte o leite, a água e o açúcar. Leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo e reserve. À parte, em outra panela média, aqueça a manteiga e refogue o arroz por 1 minuto. Acrescente aproximadamente uma xícara (chá) do leite reservado e cozinhe em fogo baixo até secar. Repita a operação até terminar o leite e o arroz estar cozido e cremoso. Junte o chocolate ralado. Misture rapidamente até o chocolate derreter. Divida o risoto em 8 porções e coloque cada uma em um prato de sobremesa ou taça grande. No centro de cada porção, coloque uma bola de sorvete sabor creme e cubra com a calda de hortelã. Sirva em seguida. Dicas: O risoto deve ser servido imediatamente após o preparo para manter sua cremosidade. Se preferir, utilize arroz italiano tipo arbóreo e aumente a quantidade de leite para 3 xícaras e meia.
Risoto de Creme Brûlée
*Receita do Panelaterapia
Ingredientes
1,5 litros de leite
1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
1 pau de canela (grande), 1 pau de canela (grande)
Casquinha de meio limão (em espiral)
2 cravos da índia
4 colheres (sopa) de açúcar
½ lata de leite condensado
Modo de preparo
Aqueça o leite e, assim que ferver, desligue o fogo. Em uma panela, de preferência de fundo grosso, adicione o arroz, 1 xícara do leite que você ferveu, o pau de canela, a casquinha do limão, os cravos e o açúcar. Mantenha em fogo baixo mexendo sem parar, é o mesmo procedimento do risoto. Você vai mexendo até o leite ir secando e, quando reduzir bem, adicione outra xícara do leite fervido, e vai repetindo este procedimento até o arroz estar totalmente cozido. Isso leva de 30 a 45 minutos (em média). Quando o arroz estiver cozido, provavelmente irá sobrar 1 xícara do leite fervido. Desligue o fogo, retire a canela, a casca do limão e os cravos, adicione essa xícara de leite que sobrou e o leite condensado. Misture, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos. Coloque em um recipiente e leve à geladeira. Está prontinho para ser consumido. Se quiser, pode polvilhar canela. Dica: Para fazer a casquinha que dá a característica do Creme Brûlée, basta polvilhar açúcar e usar o maçarico ou uma colher aquecida para caramelizar.
Risoto de Figo com Leite de Coco
*Receita do restaurante Villa Cioè
Ingredientes
500 ml de leite quente
30 g de açúcar
10 g manteiga
60 g arroz tipo carnarolli
120 ml de leite de coco
Figo para decorar
Modo de preparo
Na panela, derreter a manteiga, acrescentar o arroz e refogar. Quando secar, adicionar o leite aos poucos, sempre mexendo, até atingir o ponto desejado (por cerca de 20 a 25 minutos). Finalizar o risoto com leite de coco e açúcar. Esfriar e guardar na geladeira. Servir com figos assados.
Risoto de chocolate meio amargo com morango
*Receita Arroz Tio João
Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de arroz carnaroli
1 xícara (chá) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de açúcar
1 litro de leite
½ xícara (chá) de creme de leite
60 g de chocolate meio amargo picado
2 xícaras (chá) de morangos picados
Modo de preparo
Em uma frigideira grande, de fundo largo e bordas altas, derreta a manteiga. Refogue o arroz rapidamente, mantendo a chama alta. Neste momento, acrescente o vinho do Porto e mexa sem parar, até que quase todo o líquido tenham se evaporado. Adicione o açúcar e, aos poucos, o leite. Cozinhe por 25 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau para que o risoto fique bem cremoso. Apague a chama e junte o creme de leite e o chocolate. Sirva imediatamente, acomodando os morangos no centro de cada prato.
Risoto de chocolate branco com frutas vermelhas
*Receita Arroz Tio João
Ingredientes
Molho
300 g de morangos picados
200 g de polpa congelada de frutas vermelhas
5 colheres (sopa) de açúcar
Risoto
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 fava de baunilha aberta ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de arroz carnaroli
4 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de açúcar
800 ml de leite
100 g de chocolate branco picado
Decoração
Morangos
Folhas de hortelã
Modo de preparo
Molho: Leve ao fogo médio os morangos, a polpa de frutas vermelhas e o açúcar. Cozinhe por 15 minutos ou até formar um molho consistente. Deixe esfriar. Risoto: Aqueça 2 colheres de manteiga em uma frigideira funda. Junte a baunilha e o arroz e mexa por 1 minuto. Adicione o vinho aos poucos, mexendo continuamente, até que evapore. Coloque em fogo médio, misture o açúcar e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até o arroz ficar cozido, mas ainda firme. Desligue o fogo, acrescente o chocolate branco, a manteiga restante e misture bem. Montagem: Espalhe o molho sobre o prato e coloque o risoto. Decore com morangos e folhas de hortelã.
Risoto Doce com Pêssego e Nozes
Ingrediente
1 (chá) de arroz arbóreo
100 gramas de nozes trituradas
6 pêssegos frescos médios
1 e ½ (chá) de suco concentrado de pêssego
2 (chá) de leite
4 (sopa) de leite condensado
3 (sopa) de manteiga
5 (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Lavar os pêssegos e, com uma faca, fazer um corte na forma de x na pele da fruta. Colocar numa panela com 1 litro de água fervente e deixar por 1 minuto. Retirar do fogo, escorra a água e eliminar a pele dos pêssegos. Partir ao meio, retirar os caroços, picar a polpa em pedaços médios e colocar numa panela. Polvilhar o açúcar, tampar a panela e levar ao fogo baixo. Deixar cozinhar, sem mexer, por 15 minutos, ou até o pêssego ficar macio. Retirar do fogo e reservar. Colocar em outra panela o leite, o suco de pêssego e o leite condensado e levar ao fogo baixo até ferver. Levar ao fogo outra panela com a manteiga até derreter. Juntar o arroz e refogar, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até ficar brilhante. Adicionar a mistura de leite com suco de pêssego, aos poucos (2 conchas de cada vez) e sem parar de mexer. Cozinhar até o arroz ficar ‘al dente’ e ter um pouco de caldo. Raspar bem o fundo e as laterais da panela. Faltando 5 minutos para o término do cozimento, acrescentar a calda da compota de pêssego, misturando delicadamente. Retirar o risoto do fogo, adicionar as nozes, misturar e tampar a panela. Deixar descansar por 2 a 3 minutos. Servir em seguida, quente, acompanhado dos pêssegos e decore com hortelã e nozes. Se preferir, polvilhar nozes trituradas.
Por M.
Atualizado em 25 Jul 2016.