É difícil encontrar alguém que não aprecie um bom cafezinho. Afinal, não importa a hora do dia, essa é uma das bebidas favoritas dos brasileiros. Não precisa ser nenhum expert para reconhecer um café ruim, mas você sabe degustar e reconhecer um bom café?
Por isso, o Guia da Semana te ensina alguns truques para para você degustar e reconhecer um bom café - além, é calro, de perceber as sensações e aromas da bebida.
Cheirar
O primeiro e mais simples passo de qualquer degustação é destacar os aromas. Leve a xícara até o nariz e sinta a fragrância presente no café. Parece fácil, não? O desafio aqui, entretanto, é preparar o paladar para receber a bebida. Entre resquícios florais, frutados e herbais oriundos do processo de moeção, existem mais de 30 tipos de aroma. Dá para acreditar?!
Saborear
Em seguida, tome um trago grande da bebida, porém, sem engolir. Deixe o café repousar na boca e tente perceber a sensação deixada em cada parte da língua, já que cada local oferece um sabor específico. Mais atrás, o amargo; no meio, o mais azedo; nas laterais, o mais salgado e à frente, o mais doce.
Engolir
Ao engolir, dê atenção ao máximo de sabores que os seus sentidos reconhecem. Alguns cafés têm um sabor mais afiado e forte, mas desaparecem no mesmo instante. Por outro lado, existem cafés cujo sabor permanece na boca durante muito tempo depois de serem engolidos.
Termos
A maioria das pessoas conhece o sabor de um café, mas uma das principais dificuldades é descrever o seu sabor. Por isso, o Guia da Semana te conta os principais termos que caracterizam os sabores e os aromas específicos de um café.
Fragrância
A fragrância de um café está relacionada com o cheiro que o café tem depois de ser moído. Isso você já aprendeu, certo?!
Corpo
É a forma como cada um sente o café na boca. A sensação está relacionada com o peso e com a textura do café.
Riqueza
Mais do que o corpo e o aroma, o café também tem uma riqueza específica na sua constituição. Sabe aquele café amanteigado? Essa sensação tem a ver com a riqueza que, no caso, não é nada satisfatória!
Suavidade
A suavidade é uma das principais características de um bom café. Por mais que ele seja encorpado e de sabor forte, o importante é que o seu sabor não seja pesado demais.
Acidez
Por fim, a acidez completa a riqueza de sabores de um bom café. Como nos vinhos, a característica não deve ser acentuada demais. É claro que cada pessoa tem a sua preferência e se você for daqueles que apreciam um café forte e de paladar mais ácido, opte pelos grãos Arábica. ;)
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 14 Abr 2015.