Quem gosta de gastronomia com certeza já assistiu ao canal GNT, cuja grade de programação conta com diversos programas sobre o assunto. Dentre as atrações, o Cozinha Prática, com Rita Lobo é perfeito para quem gosta de praticidade – e para quem está começando a mergulhar no universo da culinária.
O Guia da Semana reuniu 15 receitas práticas da Rita Lobo para fazer em casa. A boa notícia é que tem opções para os amantes de doces e de salgados. Confira:
Panqueca de banana
Ingredientes:
2 bananas nanica maduras
2 ovos
1 colher (chá) de manteiga
1/4 de colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de canela em pó
1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada, sem sal picada grosseiramente
mel a gosto para servir
Modo de Preparo
Pique grosseiramente a castanha-de-caju. Descasque e transfira a banana para um prato fundo (ou tigela). Amasse bem com um garfo até formar um purê rústico. No total, você vai precisar de cerca de 1/3 de xícara (chá) de banana amassada. Numa tigela pequena, quebre os ovos e bata para misturar a gema com a clara. Junte os ovos batidos ao purê de banana, acrescente o fermento e a canela. Mexa com o garfo para misturar - o resultado é uma massa bem líquida. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente a manteiga e deixe derreter. Com uma concha pequena, coloque uma porção de massa delicadamente para não espalhar pela frigideira - cozinhe até 3 porções de uma só vez, deixando espaço entre uma panqueca e outra. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, até as bordas ficarem douradas e a panqueca quase cozida - o meio ainda deve estar úmido. Se quiser incrementar sua panqueca com castanhas ou chocolate picados esta é a hora. Com uma espátula, vire as panquecas e deixe cozinhar o outro lado por mais um minuto. Transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva as panquecas ainda mornas com mel e a castanha-de-caju picada.
Nhoque de ricota
Ingredientes:
1 ricota (cerca de 450 g)
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50g)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga
queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão a gosto para servir
Modo de Preparo:
Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços. Numa tigelinha separada, quebre os ovos, um de cada vez, e junte à ricota - se um estiver estragado você não perde a receita. Adicione o queijo ralado e o sal e amasse bem com as mãos para misturar. Junte a farinha e amasse novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com filme e deixe na geladeira por 15 minutos para firmar. Para modelar os nhoques: com as mãos, separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Transfira para uma assadeira e repita o mesmo processo com o restante da massa. Se preferir, faça rolinhos e, com uma faca, corte a cada 2 cm para formar os nhoques. Leve ao fogo alto uma caçarola média com água. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez. Deixe cozinhar por mais 2 minutos depois que subirem à superfície. Pesque os nhoques cozidos com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento - ela será utilizada para fazer o molho. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e disponha metade dos nhoques na frigideira. Deixe por cerca de 2 minutos. Vire com uma espátula e deixe por mais 1 minuto para dourar por igual. Transfira para um prato e repita com a outra metade, adicionando 1 colher de sopa de manteiga a cada leva. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga. Assim que derreter, regue com ½ xícara (chá) da água do cozimento. Desligue o fogo e mexa a frigideira, delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar um molho liso - ao misturar com a espátula a gordura pode se separar do molho. Se desejar um molho mais ralo, adicione, aos poucos, o restante da água do cozimento e ligue o fogo novamente apenas para aquecer. Transfira para uma molheira. Sirva os nhoques de ricota com o molho de manteiga, queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão fresca a gosto.
Bolo de milho cremoso
Ingredientes:
300 g de milho verde congelado (ou 2 xícaras (chá) de milho cru debulhado)
1 xícara (chá) de leite
2/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e fubá para polvilhar
canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte um refratário oval de 24 cm com manteiga. Polvilhe com fubá e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para tirar o excesso. No copo do liquidificador coloque o milho, o leite, o açúcar e a manteiga. Bata até triturar bem os grãos. Acrescente os ovos e bata para misturar. Junte o fubá e o fermento e bata apenas para misturar - a consistência da massa é bem líquida. Transfira a massa de bolo para o refratário untado e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 45 minutos até começar a dourar na superfície. Para verificar se o bolo está assado espete um palito: o bolo deve estar assado na superfície, mas ainda cremoso no centro. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva polvilhado com canela em pó.
Pudim de pão integral com creme de avelã
Ingredientes:
2 fatias grossas de pão integral de 2 cm de espessura (cerca de 160 g)
2 xícaras (chá) de leite
3 ovos
1/2 xícara (chá) de creme de avelã com cacau (cerca de 160 g)
1 colher (chá) de canela
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água fervente
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo médio para ferver - ela será usada para fazer a calda e o banho-maria. Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Coloque o leite num fervedor e leve ao fogo médio apenas para aquecer. Numa tigela grande, rasgue as fatias de pão em pedaços. Regue com o leite ainda quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos para amolecer. Enquanto isso, prepare a calda. Coloque o açúcar numa panela média. Leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, ou até formar um caramelo dourado. Meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Com cuidado, mexa com a espátula até formar uma calda - é importante usar uma panela média, pois a mistura pode borbulhar. Desligue o fogo. Com cuidado, transfira a calda para a fôrma - derrame a calda sobre o cone central da fôrma, pois é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para cobrir as laterais com a calda. Quebre os ovos, um de cada vez, numa tigelinha e transfira para o copo do liquidificador. Junte os pães umedecidos, o creme de avelã com cacau e a canela. Bata por cerca de 3 minutos ou até ficar liso. Despeje a massa de pudim na fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha a assadeira com água fervente - o pudim será assado em banho-maria. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos, até firmar. Retire do forno e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora para firmar e gelar. Para desenformar, coloque um prato com borda sobre a fôrma e vire de uma só vez. Deixe escorrer toda a calda sobre o pudim e sirva a seguir. OBS: se desejar decore com plaquinhas de chocolate amargo.
Arroz branco soltinho
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)
4 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
½ cebola
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo:
Descasque e pique finamente a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de quatro xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre por cerca de dois minutos, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte o louro. Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grão com o azeite por cerca de um minuto isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos. Meça quatro xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de sete minutos), diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água (cerca de oito minutos) para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo. Transfira para uma tigela e sirva quente.
Feijão caseiro
Ingredientes:
Para o remolho
2 xícaras (chá) de feijão rosinha (ou carioquinha ou rajado)
4 xícaras (chá) de água
Para cozinhar
6 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Modo de Preparo:
Para o remolho
Lave o feijão em água corrente e escorra numa peneira. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água. Se algum boiar, descarte. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto.
Para cozinhar
Despreze a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe, leve ao fogo médio e calcule dez minutos de cozimento a partir do momento que a válvula começar a apitar. Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, junte a cebola e refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha (ou com uma espátula) esse purê vai engrossar o caldo. Transfira metade do feijão cozido (com caldo) da panela de pressão para a panela e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca de cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Pitada da Rita
A outra metade do feijão cozido, ainda sem tempero e com o caldo, pode ser congelada em porções, de acordo com as suas necessidades. Marque na tampa a data e consuma em até três meses. Para descongelar, faça primeiro um refogado e coloque o feijão (com o caldo) congelado direto na panela. Ele fica fresquinho.
Macarrão com salmão defumado
Ingredientes:
350 g de macarrão linguine (ou outra massa longa de grano duro)
100 g de salmão defumado (cerca de 4 fatias)
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 limão
2 ramos de endro
sal a gosto
pimenta rosa a gosto
Modo de Preparo:
Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água para ferver. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os ingredientes do molho: desembale o salmão defumado e transfira para uma tábua; dobre as fatias ao meio e corte em tiras finas de cerca de 1 cm de espessura; faça as raspas do limão e debulhe as folhas de endro do ramo. Assim que estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) de água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Reserve. Numa frigideira grande, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio - o creme de leite deve aquecer junto com a panela para não correr o risco de queimar. Quando começar a ferver, junte as tiras de salmão, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo, junte as raspas de limão, o endro e o macarrão cozido. Misture e junte a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com folhas de endro e pimenta rosa a gosto.
Bolo de chocolate sem glúten
Ingredientes:
100 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal (cerca de 150 g)
75 g de manteiga
2 ovos
1/3 de xícara (chá) de mel
1/4 de colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
manteiga para untar os ramequins
açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 4 ramequins individuais de 9 cm de diâmetro (ou outra tigela refratária pequena com bordas altas). Coloque as castanhas-de-caju no processador e bata até formar uma farinha grossa (se preferir bata no liquidificador). Polvilhe um pouco desta farinha nos ramequins, chacoalhe para espalhar e bata sobre o copo do processador para retirar o excesso - a farinha de castanha também vai ser usada na massa do bolo. Sobre a tábua pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela do banho-maria e reserve. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Mexa com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Adicione a farinha de castanhas, a canela, o sal e misture bem. Junte aos poucos o chocolate e a manteiga derretidos, misturando com a espátula até ficar liso. Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 20 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: o bolo deve estar assado na superfície mas ainda úmido por dentro. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Retire os ramequins da assadeira, decore a superfície dos bolinhos com açúcar de confeiteiro e sirva seguir. Se preferir, desenforme os bolinhos para servir.
Molho de tomate caseiro
Ingredientes:
4 tomates italianos maduros
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
10 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)
½ cebola descascada
1 pitada generosa de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo:
Lave e retire a pele dos tomates e leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um 'x' na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em 'x' puxe e descarte a pele. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão. Coloque três colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas dois minutos. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar por seis minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga – ela deixa o molho ainda mais aveludado – e misture até derreter. Sirva a seguir.
Purê de couve-flor
Ingredientes:
1 couve-flor média
1 1/2 xícara (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo:
Corte e descarte as folhas e a base do talo da couve-flor. Numa tábua, corte a couve-flor em pedaços médios - inclusive os talos - e transfira para uma tigela. Lave bem e deixe escorrer a água. Numa panela média, coloque a couve-flor lavada, a água, o leite e a folha de louro. Tempere com o sal e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até a couve-flor ficar macia. Desligue o fogo e reserve 1 xícara (chá) do líquido do cozimento. Descarte a folha de louro, escorra a couve-flor numa peneira e transfira para uma tigela. Com o auxílio de um mixer, bata até deixar o purê bem liso e cremoso - se necessário, acrescente, aos poucos, o líquido do cozimento reservado. Se preferir, você pode usar o liquidificador. Prove e acerte o sal. Sirva a seguir.
Batata rústica
Ingredientes:
3 batatas
3 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
10 folhas de sálvia
3 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho com casca
Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas. Em uma tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por seis minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água esse é um dos segredos para deixar crocante os legumes assados. Transfira para uma assadeira (de preferência antiaderente), junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos por toda a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente.
Lasanha à bolonhesa com molho branco
Ingredientes:
250g de massa para lasanha pré-cozida
3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 porção de molho à bolonhesa
1 porção de molho branco
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200ºC (temperatura média). Quebre as folhas de massa, uma a uma, ao meio, formando dois quadrados (desta forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace). Num refratário de cerca de trinta por vinte centímetros, faça uma camada de molho branco e coloque por cima um pouco de molho à bolonhesa (começar a montagem com eles, ajuda a hidratar a massa e evita que ela grude na travessa). Sobre os molhos, faça uma camada de massa, colocando os quadrados lado a lado até cobrir o fundo da travessa. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco de molho à bolonhesa e regue com molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita esta operação até chegar a cerca de um centímetro da borda do refratário, finalizando com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve para assar por 15 a 20 minutos, ou até que o topo fique dourado e o queijo, gratinado. Sirva a seguir.
Torta de frango
Ingredientes:
Frango
1 peito inteiro de frango com pele e osso
1 cenoura grande
1 talo de salsão com folhas
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
2 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de água
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara (chá) de caldo do cozimento
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite com soro
Montagem
1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado
1 clara de ovo
1 gema para pincelar (opcional)
Modo de Preparo:
Frango
Lave bem e corte em três pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara (chá). Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
Recheio
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas dois, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos. Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa). Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem. Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.
Massa
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos). Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Montagem
Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta. Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro. Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa. Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões. Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Com as sobras de massa, faça bolinhas de cerca de um centímetro e meio para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente, mas também fica ótima fria.
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Ingredientes:
Bolo
3 cenouras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a assadeira)
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 colher (chá) de manteiga
Cobertura
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
Bolo
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma forma redonda de 23 centímetros de diâmetro e sete centímetros de altura com manteiga, usando um papel toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de cinco minutos). Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.
Cobertura
Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir. Serve 20 porções.
Tabule tradicional
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de trigo para quibe
2 tomates médios
5 talos de cebolinha
2 xícaras (chá) salsinha
1 xícara (chá) de hortelã
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
¼ de xícara (chá) de azeite
1/8 de colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica
sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Com a ajuda de uma peneira fina, lave o trigo sob água corrente. Aperte para secar e transfira para uma tigela. Caso não tenha uma peneira fininha, forre com um pano de prato limpo. Reserve. Lave e seque o tomate. Corte na metade, retire as sementes e pique em cubinhos. Transfira os cubos para uma peneira e deixe escorrendo. Lave e seque muito bem todas as ervas. Numa tábua, pique a salsinha, a hortelã e corte a cebolinha em rodelas finas. Acrescente ao trigo. Junte o tomate escorrido ao trigo com as ervas. Tempere com o suco do limão, o azeite, a canela em pó, a pimenta-da-jamaica, sal, pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Sirva a seguir ou leve à geladeira.
Atualizado em 23 Ago 2018.