Sair da casa dos pais significa dar adeus aos almoços e jantares preparados pelos familiares e colocar e em prática os dotes culinários. O problema é que nem todo mundo que está nessa situação sabe cozinhar – miojo e salsicha não vale, ok?
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 13 receitas simples e fáceis que você precisa aprender antes de sair da casa dos pais. Confira:
Omelete
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
1/2 maço de espinafre
1/2 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Destaque e lave bem as folhas do espinafre sob água corrente. Transfira para uma centrífuga de saladas para secar. Se desejar, reserve os talos na geladeira para outra receita. Leve ao fogo médio uma frigideira média para aquecer. Regue com o azeite, junte o espinafre e mexa com uma espátula por cerca de 5 minutos para cozinhar por igual - o espinafre vai murchar e soltar água. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e desligue o fogo. Sobre uma tigela pequena, transfira o espinafre refogado para uma peneira e, com as costas de uma colher, aperte delicadamente as folhas para extrair o líquido. Deixe escorrer a água enquanto prepara os ovos - isso evita que o omelete encharque na hora do preparo. Numa tigela pequena, quebre os ovos um de cada vez e transfira para uma outra tigela - se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Com um garfo, bata apenas para misturar as claras com as gemas. Leve ao fogo baixo uma frigideira antiaderente pequena. Quando aquecer, adicione a manteiga e deixe derreter - faça um movimento circular com a frigideira para espalhar a manteiga por todo o fundo. Acrescente os ovos batidos e mexa rapidamente com uma espátula, ao mesmo tempo em que mexe a frigideira, por cerca de 40 segundos até cozinhar por igual sem dourar - o aspecto é de um creme de ovos cozidos. Assim que a beirada começar a desgrudar das laterais, desligue o fogo. Incline a frigideira de forma que toda a parte cremosa dos ovos caia para apenas um dos lados. Se necessário, bata a frigideira com cuidado contra o fogão para que a base da omelete se solte completamente. Enrole a parte mais seca aos poucos para formar uma bordinha - a intenção é formar uma canoa, e a parte cremosa ficar no recheio. Disponha o espinafre refogado e o queijo parmesão ralado sobre a parte cremosa da omelete, deixando uma borda com cerca de 2 cm sem recheio para o acabamento final. Com o auxílio de uma espátula, feche a omelete e desligue o fogo. Para servir, segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre o prato. Essa omelete fica ótima acompanhada de salada de folhas e tomate assado.
Arroz branco soltinho
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)
4 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
½ cebola
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo:
Descasque e pique finamente a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de quatro xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre por cerca de dois minutos, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte o louro. Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grão com o azeite por cerca de um minuto isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos. Meça quatro xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de sete minutos), diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água (cerca de oito minutos) para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo. Transfira para uma tigela e sirva quente.
Feijão caseiro
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
Para o remolho
2 xícaras (chá) de feijão rosinha (ou carioquinha ou rajado)
4 xícaras (chá) de água
Para cozinhar
6 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Modo de Preparo:
Para o remolho
Lave o feijão em água corrente e escorra numa peneira. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água. Se algum boiar, descarte. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto.
Para cozinhar
Despreze a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe, leve ao fogo médio e calcule dez minutos de cozimento a partir do momento que a válvula começar a apitar. Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, junte a cebola e refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha (ou com uma espátula) esse purê vai engrossar o caldo. Transfira metade do feijão cozido (com caldo) da panela de pressão para a panela e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca de cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Pitada da Rita
A outra metade do feijão cozido, ainda sem tempero e com o caldo, pode ser congelada em porções, de acordo com as suas necessidades. Marque na tampa a data e consuma em até três meses. Para descongelar, faça primeiro um refogado e coloque o feijão (com o caldo) congelado direto na panela. Ele fica fresquinho.
Purê de batatas
* Receita do chef Erick Jacquin
Ingredientes:
1,2kg de batata asterix
2 litros de leite integral
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 dente de alho
Sal a gosto
Para a finalização (a quantidade depende da consistência desejada)
Creme de leite fresco
500g de manteiga
Modo de Preparo:
Descasque as batatas. Corte-as ao meio e coloque numa panela juntamente com o leite integral, o louro, o tomilho, o alho e o sal. Complete com um pouco de água para cobri-las inteiramente e cozinhe durante aproximadamente 1 hora. Escorra e descarte o tomilho e o louro. Passe pelo passe-vite ou por uma peneira e, em seguida, com um fouet, incorpore o creme de leite e a manteiga na quantidade necessária. Verifique o tempero e sirva imediatamente.
Dica
Se o purê estiver com textura elástica, incorpore um pouco de água quente e bata com fouet para adquirir a consistência correta.
Molho de tomate caseiro
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
4 tomates italianos maduros
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
10 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)
½ cebola descascada
1 pitada generosa de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo:
Lave e retire a pele dos tomates e leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um 'x' na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em 'x' puxe e descarte a pele. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão. Coloque três colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas dois minutos. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar por seis minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga – ela deixa o molho ainda mais aveludado – e misture até derreter. Sirva a seguir.
Penne com molho de tomate
Ingredientes:
1 xícara (chá) de penne
1 ½ xícara (chá) de água
½ cebola
1 alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate
½ colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de tomate-cereja
5 azeitonas pretas sem caroço
2 ramos de manjericão fresco
½ colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado a gosto
Modo de Preparo:
Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e corte os tomates-cereja ao meio; corte as azeitonas em quatro partes no sentido do comprimento. Leve ao fogo médio, na menor boca do fogão, uma panela pequena de 16 cm de diâmetro. Regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por 3 minutos, mexendo bem, até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte o extrato de tomate e misture bem. Em seguida, regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela. Assim que o fundo estiver "limpo", coloque o macarrão, os tomates, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Misture e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. Após os 5 minutos iniciais, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva a seguir com parmesão ralado e, se quiser, mais folhas de manjericão.
Carne moída
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média finamente picada
2 dentes de alho finamente picados
800g de carne moída
1/2 xícara de ketchup caseiro (bater tomates frescos no liquidificador)
3 colheres de sopa de salsinha finamente picada
3 colheres de sopa de cebolinhas picadas
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em fogo médio e junte as cebolas. Mexa bem. Quando as cebolas começarem a dourar, junte o alho, mexa por cerca de 30 segundos, aumente o fogo e junte a carne moída. Deixe a carne cozinhar até o líquido formado secar completamente. Junte o ketchup caseiro ou os tomates batidos, mexa rapidamente e desligue o fogo. Junte as ervas e sirva imediatamente.
Picadinho de carne com batata e cenoura
Ingredientes:
500 g de coxão mole (cortados em cubo)
1 caldo de carne
2 dentes de alho (bem picados)
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média (bem picada)
2 folhas de louro
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de orégano
2 batatas médias (cortada em cubos ou pedaços médios)
1 cenoura pequena (cortada em rodelas)
200 g de molho de tomate
500 ml de água (temperatura ambiente)
Cheiro verde, salsinha (a gosto)
Modo de Preparo:
Escolha uma panela funda. Coloque o óleo e os cubos de carne deixe fritar (vai soltar bastante água). Quando começar a secar, coloque a cebola, alho, orégano, pimenta-do-reino, caldo de carne, folhas de louro, deixe refogar (mas tenha cuidado para não deixar a carne queimar). Depois acrescente 250 ml de água, deixe cozinhar um pouco (5 minutos). Após isso coloque as batatas, cenoura, cheiro verde picado, cebolinha e o restante da água. Deixe cozinhar por 30 minutos e por fim coloque o molho de tomate mexa bem e deixe mais 5 minutos. Dica: Coloque um pouco de água, se preferir mais caldinho. A panela deverá ficar tampada para facilitar o cozimento dos legumes. De vez em quando mexa - não precisa adicionar sal, pois o caldo de carne é suficiente.
Strogonoff de carne
*Receita da Nestlé
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de manteiga
1 quilo de carne em tiras finas (filé mignon, contra-filé ou, alcatra)
2 cebolas picadas
meia colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
meia xícara (chá) de conhaque
200 g de champignons em conserva fatiados
3 tomates , sem pele e sem semente, picados
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 lata de creme de leite
Acompanhamento
Arroz branco
Batata palha
Modo de Preparo:
Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) da manteiga, e doure a carne, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. Reserve a carne, coloque na frigideira a manteiga restante e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente os tomates, o catchup e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o creme de leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha.
Torta de frango
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
Frango
1 peito inteiro de frango com pele e osso
1 cenoura grande
1 talo de salsão com folhas
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
2 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de água
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara (chá) de caldo do cozimento
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite com soro
Montagem
1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado
1 clara de ovo
1 gema para pincelar (opcional)
Modo de Preparo:
Frango
Lave bem e corte em três pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara (chá). Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
Recheio
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas dois, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos. Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa). Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem. Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.
Massa
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos). Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Montagem
Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta. Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro. Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa. Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões. Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Com as sobras de massa, faça bolinhas de cerca de um centímetro e meio para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente, mas também fica ótima fria.
Brigadeiro de micro-ondas
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Modo de Preparo:
Num recipiente refratário bem grande, pode ser um bowl de vidro ou de porcelana, coloque todos os ingredientes e misture com uma colher. É muito importante que o refratário seja grande e alto, pois a massa aumenta em volume até cinco vezes enquanto assa no micro-ondas. Além de derramar, se a tigela for pequena, você poderá se queimar ao retirá-la do forno. Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por dois minutos em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, leve ao micro-ondas de um em um minutos, três vezes. Mexa bem entre cada rodada. No total são cinco minutos, contanto os dois minutos iniciais. Depois dos cinco minutos, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. A massa ficará com uma aparência talhada, mas é só mexer vigorosamente com a colher que ela fica bem lisinha. Caso ainda não esteja no ponto desejado, coloque mais uma vez no micro-ondas, por 30 segundos. Mexa bem e deixe esfriar.
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
* Receita da Rita Lobo
Ingredientes:
Bolo
3 cenouras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a assadeira)
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 colher (chá) de manteiga
Cobertura
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
Bolo
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma forma redonda de 23 centímetros de diâmetro e sete centímetros de altura com manteiga, usando um papel toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de cinco minutos). Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.
Cobertura
Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir. Serve 20 porções.
Pipoca caseira
Ingredientes:
½ xícara (chá) de milho para pipoca
2 colheres (sobremesa) de óleo de canola (ou manteiga amolecida)
1 colher (chá) de temperos (sugestão: pimenta caiena e queijo ralado, pimenta do reino e raspas de limão, curry em pó, shoyu, alho torrado, ervas secas, molho inglês)
Modo de Preparo:
Misture o milho, o óleo e os temperos em uma tigela. Encha saquinhos de papel (ou um grande saco) com um fundo de pipoca, mas só um dedinho, ou o saco irá explodir quando o milho estourar. Feche o saco com fita adesiva ou barbante e leve ao micro-ondas por cerca de quatro minutos na potência alta, ou até que os estouros cessem. Retire do forno, acerte o sal e pronto. Sirva em seguida.
Por A.
Atualizado em 27 Mai 2016.