Guia da Semana

Sair de casa em São Paulo e não pegar fila é praticamente um milagre. Não importa onde você vá: na padaria ao lado de casa, num restaurante ou saindo à noite para uma balada.

E ainda pior do que pegar fila para entrar num local ou resolver uma pendência, é pegar fila para algo como pagar a conta. Quem frequenta baladas e restaurantes na capital paulista sabe que é impossível fugir das filas, ou então ter que se aventurar a esperar o garçom em uma casa lotada. Porém, com o avanço da tecnologia, parece até piada ficar preso às filas para realizar o pagamento.

Pensando em facilitar a vida de clientes e donos de estabelecimentos, diversas empresas têm investido em aplicativos para pagar a conta: uma forma fácil e prática de terminar um almoço ou de sair da balada.

Apesar de parecer algo novo, já tem muita gente aderindo à tecnologia e aprovando a facilidade. Segundo Fernando Blay, executivo da empresa Incube, desenvolvedora do aplicativo KiiK, a receptividade do público quanto a esse tipo de tecnologia “tem sido muito positiva, porque as pessoas notam a facilidade de usá-lo. O celular está incorporado ao dia a dia das pessoas e essa é mais uma das ferramentas que auxiliam os usuários e trazem novos costumes. Hoje em dia, se uma pessoa esquece a carteira em casa, por exemplo, ela dificilmente voltará para buscá-la, mas se esquecer o celular, com certeza voltará”.

Conheça alguns dos aplicativos que oferecem esse tipo de serviço, todos com download gratuito e disponíveis para Android e iOS:

KiiK

Como funciona? Primeiramente, o usuário precisa fazer o download do KiiK, com um smartphone (o app está disponível tanto para o iOS como para Android). A partir daí ele faz o cadastro do cartão de crédito e dos dados pessoais no aplicativo de forma rápida e simples: basta o usuário clicar na opção de cadastro e posicionar a câmera do celular sobre o cartão, que o KiiK fará o resto: ‘puxará’ o número e os dados, completando os campos na tela do celular.

Quando o cliente pedir a conta no restaurante cadastrado, haverá um QR Code na conta. Basta usar o aplicativo para ler o QR Code e no mesmo instante aparecerá no smartphone o valor da conta. O usuário decide como quer pagar. Ele pode determinar a taxa de serviço a ser paga para o restaurante e, na sequência, optar por pagar sozinho a conta ou dividi-la com outros amigos na mesa. Caso ele opte por dividir a conta, o aplicativo também possibilita que o cliente selecione apenas o que consumiu. Assim que efetivar o pagamento, o usuário recebe um aviso do KiiK informando que a conta está paga e o caixa do restaurante recebe outra notificação confirmando a transação. Além disso, um e-mail é enviado para o usuário informando sobre o valor gasto em um determinado restaurante.

Quanto custa? Grátis.

Há taxas? Não, não existe nenhuma taxa adicional ao valor da conta.

Onde usar? Por enquanto, o app é aceito em São Paulo nas Confeitarias Dama (Higienópolis e Pinheiros), Barê, Goma Tapiocaria, Le Jazz, Brewdog, Ka Temakeria, Bagatelle, Mundial, Genésio, Genial, Filial e Aoyama.

Google Play: baixe aqui
Apple Store: baixe aqui

PicPay

Como funciona? O PicPay vai além de pagar a conta. É como uma carteira digital completa, com ele você envia dinheiro para seus contatos, paga a conta em estabelecimentos locais, armazena seus cartões de fidelidade e cupons de desconto. Ao pagar uma conta com PicPay, você utiliza como fonte de pagamento o saldo disponível na sua carteira PicPay ou caso não haja saldo, seu cartão de crédito será debitado.

Para realizar o pagamento em restaurantes e bares cadastrados, basta escanear o código da loja utilizando o Scanner no aplicativo, digitar o valor a pagar e confirmar com a senha. Se preferir, o pagamento pode ser iniciado direto da tela do perfil da loja, que pode ser acessado através da aba “Locais”, sendo útil para o pagamento de Delivery.

Quanto custa? Atualmente, o PicPay é 100% gratuito, ou seja, pagar e receber de seus contatos, pagar em estabelecimentos da rede PicPay ou sacar do saldo para sua conta bancária, é totalmente grátis.

Há taxas? O serviço de pagar a conta em estabelecimentos é totalmente grátis e não possui taxas. Já os outros serviços podem ser grátis por tempo limitado.
Onde usar? Restaurante Clos de Tapas, sorveteria Diletto e doceria Le Jardin Secret, entre outros.

Vantagens: A doceria Le Jardin Secret, na Vila Madalena, por exemplo, dá desconto de R$ 5 para a primeira compra via celular.

Google Play: baixe aqui
Apple Store: baixe aqui

Snappin

Como funciona? Pioneiro nesse serviço na capital, o Snapping pode ser utilizado também pelos baladeiros. Para pagar a conta em baladas credenciadas, basta baixar o aplicativo, fazer o check-in e a casa irá associar sua comanda com o Snappin. Durante sua estadia no local, basta consumir normalmente e acessar sua conta para receber ofertas. Depois, basta pagar sua conta pelo próprio celular, devolvê-la e retirar seu cupom fiscal. Pronto!

Através de um sistema pioneiro com as melhores baladas, restaurantes e bares do Brasil, você vai evitar a fila na hora de pagar a conta. Com Snappin você cadastra sua comanda, paga através do aplicativo e sai. Com toda essa facilidade, a noite será muito melhor.

Quanto custa? Tanto o download, quanto o cadastro, são gratuitos.

Há taxas? No ato do pagamento do consumo via celular, é cobrado R$ 1,99/uso no cartão de crédito pré-cadastrado. Mas não é cobrada nenhuma mensalidade.

Onde usar? She Rocks, Club Yacht, Lions, Royal Club, Brook's, Seu Justino, D'Edge, Boteco Ferraz, Bar Aurora, Dezoito Bar, Bar Blá, Bar Grácia, Na Mata Café, Clash Club, Provocateur, Disco, Mynt Lounge, Woods e Cantho Club.

Google Play: baixe aqui
Apple Store: baixe aqui

Por Marina Marques

Atualizado em 1 Abr 2014.