Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Quando surgiu a legendária garrafa quadrangular de rótulo preto, as destilarias dos EUA ainda engatinhavam. Mais de um século se passou e o blend de sabor adocicado, suavizado no carvão de maple e que deu origem ao singular estilo Tennessee Whiskey, ganhou notoriedade e hoje vende 10 milhões de caixas por ano.

Para celebrar o mês de nascimento e os 100 anos de morte de Mr. Jack, a marca vai promover festas temáticas no Gràcia Bar (22/09) e Kia Ora (30/09). Além disso, o Bar Charles Edward homenageia o fundador com uma noite especial (22/9) e desconto na bebida.

Para entender melhor como o destilado criado por Jasper Newton Daniel - ou “Mr. Jack” - tornou-se tão famoso e lendário, nada melhor do que recorrer ao embaixador da marca no Brasil, Valtencir Bertone. Na estrada há 16 anos divulgando a Jack Daniel’s, ele bateu um papo com o Guia da Semana no Be Seven e afirma que tomar um Jack Daniel's é mais do que consumir uma bebida, traduz um estilo de vida. Confira!

GDS: Qual o estilo de uma pessoa que bebe Jack Daniel’s?
Bertone: Jack Daniel’s é o whisky para quem tem personalidade forte. O tomador de Jack não muda de opinião, de atitude ou de marca baseado no que os outros determinam. Isso reflete na forma de se vestir, na música que ouve (rock’n’roll), no veículo que usa (Harley Davison).

Poderia exemplificar isso?
Eu estava em uma reunião com o vice-presidente da Microsoft. Souberam que ele gostava de whisky e providenciaram vários rótulos. Apesar de ter marcas variadas das mais diversas idades, ele queria o Jack Daniel's. Quem conhece e consome, não vai tomar outra bebida, esteja curtindo a neve em Bariloche, um campeonato de surf no Havaí ou a festa de Peão em Barretos. O Jack live is here!

Como surgiu esse mito e simbologia em torno do número sete?
O Old nº7 é registrado pela Jack Daniel’s. Existem várias explicações para ele estar no rótulo até hoje. Mas, duas são as que mais me convenceram. A primeira era que, quando ele participou dos campeonatos de bebidas de 1904 e 1905, era o sétimo inscrito e consagrou-se campeão nas duas vezes. Por isso, como as pessoas perguntavam pelo senhor do barril número sete, ele resolveu inserir o número 7 no rótulo. A outra é que ele tinha uma namorada diferente para cada dia na semana, por isso era chamado de “O velho das sete mulheres”. Acho que por esse motivo nunca casou.


A marca possui quantos rótulos atualmente?
Em casa tenho 25 rótulos, mas existem muito mais em embalagens comemorativas. Mas, basicamente são três variedades. O Jack Daniel’s nº7, com processo de suavização no carvão de maple e que guarda o sabor do Tennessee Whiskey. O Single Berrel, mais encorpado, tem o barril colocado em uma posição estratégica na prateleira para sofrer mais a ação do tempo e tem a graduação alcoólica de 47%. Por último o Gentleman Jack, com um sabor mais suave, mais elegante, passa pelo processo de suavização no carvão de maple duas vezes. Aqui ainda não está muito difundido, mas fora do Brasil você encontra rótulos de Jack com cranberry, Cola-Cola ou citrus.

Qual a diferença de um Jack Daniel’s para um whisky Bourbon?
Quando criou a refinaria, em 1866, Mr. Jack colocou no registro que o whisky, depois de pronto, passava por um processo de suavização através do carvão de maple (charcoal mellowing) e de canos de cobre. As outras refinarias foram montadas sem esse processo e o governo local começou a questionar a falta de suavização. A partir daí criou-se esse padrão, e as destilarias que não usavam o recurso passaram a se instalar no Kentucky, às margens do rio Bourbon. É mais fácil, é mais barato e é mais rápido fazer whisky lá.

Qual a melhor forma de consumo da bebida: cowboy ou em drinks?
Os países tropicais pedem um acompanhamento mais refrescante. A não ser que você more em países frios, como a Rússia, beber ao estilo cowboy era para épocas de faroeste, em que não existia gelo.

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 7 Ago 2012.