Um dos principais atrativos turísticos de São Paulo é a sua maravilhosa oferta gastronômica. Na cidade, que foi eleita a capital mundial da gastronomia, há mais de 12,5 mil restaurantes, que servem pratos inspirados em culinárias do mundo inteiro. E dentro desse delicioso universo, existem alguns chefs que se destacam por sua cozinha criativa que, além de prêmios e reconhecimento internacional, servem pratos que conquistaram o status de sonho de consumo de dez entre dez amantes da alta gastronomia.
Conheça abaixo quem são os melhores chefs de cozinha de São Paulo e os locais onde é possível experimentar os pratos sofisticados criados por eles, que são unanimidade de crítica e público.
Alex Atala
Eleito melhor chef do mundo pela publicação britânica The Restaurant, Alex Atala é dono de três estabelecimentos em São Paulo, onde é possível experimentar os seus pratos que misturam ingredientes brasileiros e técnicas sofisticadas da cozinha contemporânea. O D.O.M., no bairro dos Jardins, é a menina dos olhos do chef. O restaurante é extremamente sofisticado e é lá onde se encontram as criações da mais alta gastronomia assinada por Atala – e pelas quais ele é internacionalmente reconhecido. O chef também é proprietário do Dalva e Dito, no bairro Cerqueira César, onde prepara pratos com inspiração afetiva, que são verdadeiras releituras dos livros de receitas das mães, avós, tias e sogras. Atala ainda é dono do Bar Riviera, na esquina da Paulista com a Consolação. Lá, é possível experimentar pratos da cozinha internacional com toques brasileiros que levam a assinatura do chef.
Helena Rizzo
A melhor chef mulher do mundo, Helena Rizzo, assina o cardápio do restaurante Maní, na Zona Oeste de São Paulo. A cozinha de Helena integra ingredientes e receitas tipicamente brasileiros a tendências gastronômicas mundiais.
Rodrigo Oliveira
O chef Rodrigo Oliveira assina criações inusitadas do restaurante Mocotó, na Zona Norte de São Paulo. Fundada por seu pai, o pernambucano Zé Almeida, a casa servia originalmente pratos típicos da culinária nordestina, executados com maestria. Porém, Rodrigo trouxe ao restaurante técnicas apuradas da cozinha internacional e criou um menu que mescla os ingredientes típicos do sertão nordestino à sofisticação da gastronomia contemporânea internacional.
Alberto Landgraf
Premiado como melhor jovem chef da América Latina pela revista britânica “Four”, Alberto Landgraf assina o menu do restaurante Epice, que tem foco nos sabores naturais dos ingredientes combinados com técnicas modernas e clássicas.
Jefferson Rueda
Sócio-proprietário do restaurante Attimo, na Zona Sul de São Paulo, Jefferson Rueda tem como marca registrada de suas criações uma mistura entre a culinária tradicional italiana e a gastronomia caipira brasileira.
Luca Gozzani
Chef do badalado restaurante Fasano desde 2007, o italiano Luca Gozzani mescla receitas clássicas italianas a técnicas e tendências da gastronomia moderna. O resultado é surpreendente e sofisticado.
Atualizado em 13 Out 2014.