Não tem quem não goste daquele cheirinho de pão recém assado, morno, com a casquinha crocante e o miolo bem fofinho. Seja para o café da manhã, lanche da tarde, almoço ou jantar, o pão é, definitivamente, uma paixão dos paulistanos – não é à toa que, ao andar por São Paulo, literalmente encontramos “uma padaria a cada esquina”.
Pensando em você, amante de pães e outros saborosos quitutes, o Guia da Semana listou as padarias imperdíveis de São Paulo.
Le Vin Boulangerie
A Le Vin Boulangerie foi inaugurada em 2008 nos Jardins, em São Paulo. Com seus pães artesanalmente confeccionados ela supre não só todo o Grupo Le Vin, como outros restaurantes e estabelecimentos da cidade e, claro, o público final. Um dos segredos da Le Vin Boulangerie é seu fermento, que é feito a partir de casca de maçã e, como um produto vivo, é cuidado diariamente. No cardápio, especialidaes francesas como baguettes, brioches, croissants, pains au chocolat, gougères e pães de campagne, assim como terrines, geleias e doces, todos expostos em lindos cestos e balcões.
Endereços:
Jardins - Al. Tietê 184
Itaim - R. Pais de Araújo 137
Vilaboim - R. Armando Penteado 25
MorumbiShopping - Piso Lazer - Av. Roque Petroni Jr., 1089 Loja 48
Foto: Reprodução/Facebook Le Vin Boulangerie
Dona Deôla
Fundada em 1996 por netos de imigrantes portugueses, a rede de padarias Dona Deôla começou pequena, com apenas um endereço no bairro da Pompéia. A casa oferece uma ampla variedade de artigos de padarias (guloseimas, pães e salgados), café da manhã, almoço por quilo, lanches e ainda comercializa cestas especiais de pães, doces e salgados. O ambiente familiar garante tranqüilidade aos clientes. O bolo rei é umas das estrelas da padaria. Hoje, além da matriz, a marca serve seus pães e doces nas unidades de Alto Da Lapa, Higienópolis, Granja Viana, Saúde e Itaim.
Endereços:
Rua Joaquim Floriano, 1095 - Itaim
Av. Fagundes Filho, 805 - Saúde
Rodovia Raposo Tavares, km 22 - Granja Viana
Rua Conselheiro Brotero, 1422 - Higienópolis
Rua Pio XI, 1377 - Alto da Lapa
Avenida Pompéia, 1937 - Pompéia
Fotos: Reprodução/Facebook Dona Deôla | Facebook Dona Deôla
Padaria Bella Paulista
Aberta em 2002, a padaria Bella Paulista foi contruída com materiais recicláveis, madeira de demolição e arandelas de cobre. A vitrine que cobre a fachada reserva os quitutes que fazem sua fama. Com funcionamento ininterrupto, o local é dividido em restaurante, padaria, casa de laticínios e adega. O cliente pode experimentar as diversas opções de pães, frios, salgadinhos, bolos, tortas e doces.
Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 - Cerqueira César
Foto: Reprodução/Facebook Padaria Bella Paulista
Mundo Pão do Olivier
Inaugurada em junho de 2017, a Mundo Pão do Olivier fica localizada no Centro de São Paulo, no edifício do Esther Rooftop, restaurante também de Olivier Anquier, e traz receitas de família, fórmulas exclusivas, criações especiais do chef e um modelo de self-service. O chef francês aposta nos pães de fermentação longa, indo na contramão da moda de outras padarias artesanais da cidade, que optam pelo sourdough (pain au levain, uma espécie de levedura viva, no lugar do fermento químico). É o caso do P72: pães que ele deixa fermentar por 72 horas, de massa sensível e delicada, sem levain, de sabor e leveza inigualáveis. Além do pão tradicional, Baguete Tradição P72, haverá mais 4 tipos especiais com a massa P72: azeitona, nozes, uva passa e escarola.
Endereço: R. 7 de Abril, 425 - Loja 1 - República
Le Pain Quotidien
Localizada na Rua Wizard, na Vila Madalena, a Le Pain Quotidien é uma das filiais da rede de padarias Bélgica, que só produz pães de forma artesanal, com farinha orgânica, moldado a mão e assado em forno de pedra. Além da marca registrada dos pães orgânicos, a padaria ainda é famosa pelos pães de queijo e croissants. A marca conta com diversas unidades espalhadas pela capital.
Endereços: encontre aqui uma loja próxima
Fotos: Reprodução/Facebook Le Pain Quotidien | Facebook Le Pain Quotidien
PAO - Padaria Artesanal Orgânica
Fundada em 2007, a PÃO (Padaria Artesanal Orgânica) serve apenas pães produzidos com farinha 100% integral, fermento natural, água mineral e sal importado do Himalaia. Enquanto o cliente faz seu pedido ou faz um lanche no local, é possível assistir à produção dos pães. O destaque vai para o pão de queijo feito com receita francesa e o bolo de chocolate com 70% de cacau belga.
Endereço: confira aqui todas as unidades da casa
Fotos: Reprodução/Instagram PAO | Instagram PAO
Padoca do Maní
Que o restaurante Maní é um sucesso absoluto, todo mundo já sabe. Talvez por isso - e por estar sempre lotado e ter pratos premiados, claro - as chefs Helena Rizzo e Fernanda Valdívia tenham decidido que valia a pena apostar em mais um cantinho para chamar de seu na cidade de São Paulo, pertinho do restaurante. E é aí que entra a Padoca do Maní, padaria artesanal que traz delícias como tapioca, empadinha, bolo de cenoura, quindim, salada de frutas, iogurte e muitas outras guloseimas. Para beber, você pode escolher entre o tradicional e básico cafezinho, o cappuccino, chocolate quente, suco de laranja, uma vitamina, ou inovar, tomando um chimarrão. Claro que opções de pães não faltam, são seis, entre eles o da casa, o de leite e o integral. A padoca não tem garçom, portanto peça o seu pedido no balcão, pague no caixa e se acomode para se deliciar.
Endereço: R. Joaquim Antunes, 138 - Jardim Paulistano
Padaria Brasileira
Há 60 anos no mercado, a Padaria Brasileira possui diversas unidades no Grande ABC, e mais recentemente também ganhou uma unidade paulistana, localizada na Rua Augusta. Entre as especialidades da casa, estão as famosas coxinhas dos mais diversos sabores, sanduíches, mini sonho e muito mais. Além disso, o cardápio da casa sempre ganha edições especiais, como o festival de sopas, de morangos e de bombas.
Endereço: Rua Augusta, 1592 - Consolação
Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
Aberta há mais de 100 anos no Bixiga, a padaria Basilicata fez fama e é conhecida por fazer o melhor pão italiano de São Paulo. Com receitas da região do sul da Itália - que dá nome ao local - de doces e pães tradicionais, a casa agora conta também com um restaurante. Já na parte da padaria, o local é melhor na função "compre e leva para casa", já que o local é pequeno e não conta com muitas mesas. Há também um sofisticado restaurante no piso superior.
Endereço: R. Treze de Maio, 596 - Bela Vista
Fotos: Reprodução/Facebook Basilicata | Facebook Basilicata
Panetteria Zn
A Avenida Engenheiro Caetano Álvares, que serve de acesso para bairros como Tucuruvi, Santana e Água Fria, vem se tornando pólo de encontro de muitos paulistanos. Ali estão instalados bares bastante tradicionais e agora também a Panetteria ZN, uma padaria 24 horas. A padaria ganhou ainda mais fama com o lançamento da coxinha gigante, o quitute vem com um quilo e é recheado com frango e catupiry.
Endereço: Av. Eng. Caetano Álvares, 4740 - Mandaqui
Fotos: Reprodução/Facebook Panetteria Zn | Facebook Panetteria Zn
Atualizado em 9 Fev 2018.