Com os 38ºC que tem feito em São Paulo, conhecer a Paleteria Los Hermanos não foi nenhum sacrifício. Localizada na Zona Norte da capital, em Santana, a sorveteria inspirada na gastronomia mexicana traz um conceito de sorvete que os brasileiros ainda não conheciam.
Com recheio e base regados a muitas frutas secas e ingredientes de qualidade, as paletas trazem ainda mais diferenciais do tradicional picolé. Elas pesam mais, com 120 gramas cada, e vêm em embalagens transparentes, para que o cliente possa ver o misto que cada paleta traz. Os sabores também são inusitados: morango recheado com muito leite condensado, melancia com limão, manga com pimenta mexicana e até mojito (sem a bebida, apenas com menta e suco de limão). Mas o estabelecimento também investe nos sabores tradicionais para os menos ousados, como limão, goiaba e coco.
Na primeira mordida já é possível notar a diferença. Com textura mais durinha que o picolé que conhecemos, a paleta é perfeita para as altas temperaturas: bem firme e congelada. O sabor é bem intenso, como a de um suco de frutas, porém gelificado. Já os sabores com recheio são doces na medida certa, mesmo nos mais melados como banana com nutella. O cardápio divide as paletas em três categorias: de frutas (R$ 6), cremosas (R$ 8) e recheadas (R$ 9).
Dependendo do horário da visita, os clientes precisam ter paciência para filas demoradas. Durante o horário de verão a loja estende o funcionamento e fica aberta das 11h às 23h, e chega a receber 6 mil pessoas em um único fim de semana. “Tem cliente que até pede para que a gente amplie o horário e funcione até meia-noite, mas também temos que pensar nos funcionários”, conta o sócio Marco Menzani.
O público é formado por todo tipo de gente: crianças, casais, pessoas que trabalham por perto e até grupo de ciclistas que passam para se refrescar. O sabor que mais faz sucesso entre os clientes é o de morango com leite condensado.
Sabor mexicano que já caiu no gosto brasileiro
A loja, que foi inaugurada no dia 11 de janeiro de 2014, já mostrou ser bem aceita pelos paulistanos em menos de um mês de funcionamento. Segundo Marco, a expectativa era vender 40 mil unidades durante um mês todo, porém já foram vendidas 44 mil paletas em apenas 20 dias de funcionamento.
Novas unidades e produtos
Até o fim de 2014, os sócios pretendem lançar novas sobremesas e lojas. Segundo Marco Menzani, uma das intenções é abrir outras unidades do investimento em diferentes regiões de São Paulo, como no ABC. "Uma das ideias é até abrir quiosques em shoppings, já pensamos na cidade de São Bernardo e outros locais, mas por enquanto nada confirmado." Para o inverno, a Los Hermanos promete surpresas para driblar o frio, mas ainda não revela qual novidade vem por aí.
Por Marina Marques
Atualizado em 29 Jul 2014.