O Mercado Público da capital gaúcha é conhecido pela variedade de produtos. Lá, é possível encontrar desde artigos religiosos até pratos deliciosamente famosos. E são as especialidades gastronômicas que enchem os olhos e a boca d'água.
+ Saiba onde beber clericot em Porto Alegre
+ Conheça restaurantes com espaço kids em Porto Alegre
+ Descubra onde comer bacalhau em Porto Alegre
Por isso, o Guia da Semana dá algumas dicas de pratos que você não pode deixar de saborear no mercado mais tradicional de Porto Alegre.
Bar Chopp Naval
O bar é o mais antigo do Mercado Público. No cardápio, destaca-se o clássico Prato da Vovó, feito com uma costela à caçarola, acompanhada de nhoque e salada.
Taberna 32
O restaurante oferece um cardápio com carnes exóticas, como jacaré e capivara. E é o único estabelecimento do Mercado que oferece o xixo exótico, misturando carne de jacaré, de rã, de cordeiro, de capivara e de javali, grelhados ao molho de cebola e cogumelos, acompanhados de arroz e salada.
Gambrinus
A especialidade do restaurante são os filés de peixes nobres. Mas, dentre todos os pratos da casa, o mais pedido é o Salmão à Gambrinus, no qual o peixe vem grelhado, junto com alcaparras e champingnons na manteiga.
Telúrico
O local oferece almoço em buffet vegetariano, macrobiótico e vegano, pelo sistema livre. São dez pratos quentes e sete variedades de salada. A sugestão da casa é a pizza de rolo, um rocambole com massa feita de linhaça e recheada com molho de tomate orgânico, champignon, azeitona, alcaparras, passas, cebola, pimentão e palmito.
Sushi Seninha
Aqui, os clientes podem sentar-se no balcão e acompanhar o preparo dos pratos. O cardápio tem vários temakis, combinados de sushi e sashimi e sushis hot. Entre as especialidades, destacam-se o Gunkan Seninha, preparado com salmão, palha de alho poró frita e molho de ostra com gengibre, e o Ebi Furai, feito com camarões gigantes empanados e servidos em uma taça, com o molho especial da casa.
Por Lucila Rosa
Atualizado em 19 Jul 2013.