A 20 km do centro do Rio, encontra-se a maior floresta urbana replantada pelo homem no mundo, o Parque Nacional da Tijuca, que reúne espécies da fauna e da flora apenas vistas na Mata Atlântica. É por ele que se chega à estátua do Cristo Redentor.
Mais conhecido como Floresta da Tijuca, o parque abriga, entre centenas de formações rochosas, a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca, além de atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão.
O parque se divide em na Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea/Pedra Bonita e Pretos Forros/Covanca. A melhor época para visitar o local é na primavera e no verão, já que o clima é favorável para banhos de cachoeira, além dos mirantes proporcionarem melhor visão da cidade.
A floresta foi destruída por plantadores de café em meados do século 17. A partir do século 19, D. Pedro II mandou desapropriar as fazendas da área e pediu para que a região fosse totalmente reflorestada. Começava aí a idealização daquilo que viria ser, a partir de 1961, o Parque Nacional da Tijuca.
Conheça também outros parques do Rio de Janeiro
Mapa do local
Parque Nacional da Tijuca
Horário(s) Diariamente, 8h às 17h.
Estrada da Cascatinha, 850, Norte 25716-220
Telefone (21) 2492-2252
Atualizado em 17 Jul 2013.