Guia da Semana

A 20 km do centro do Rio, encontra-se a maior floresta urbana replantada pelo homem no mundo, o Parque Nacional da Tijuca, que reúne espécies da fauna e da flora apenas vistas na Mata Atlântica. É por ele que se chega à estátua do Cristo Redentor.

Mais conhecido como Floresta da Tijuca, o parque abriga, entre centenas de formações rochosas, a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca, além de atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão.

O parque se divide em na Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea/Pedra Bonita e Pretos Forros/Covanca. A melhor época para visitar o local é na primavera e no verão, já que o clima é favorável para banhos de cachoeira, além dos mirantes proporcionarem melhor visão da cidade.

A floresta foi destruída por plantadores de café em meados do século 17. A partir do século 19, D. Pedro II mandou desapropriar as fazendas da área e pediu para que a região fosse totalmente reflorestada. Começava aí a idealização daquilo que viria ser, a partir de 1961, o Parque Nacional da Tijuca.

Conheça também outros parques do Rio de Janeiro

Mapa do local

Parque Nacional da Tijuca

Horário(s) Diariamente, 8h às 17h.

Endereço
Floresta da Tijuca
Estrada da Cascatinha, 850, Norte 25716-220

Telefone (21) 2492-2252

Atualizado em 17 Jul 2013.